Taiadablog: O Centro Aeroespacial da Taiada não decola!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O Centro Aeroespacial da Taiada não decola!!!


Esta semana, a revista AeroMagazine, http://www.aeromagazine.com.br/, destinada à assuntos aeronáuticos em geral, publica extensa reportagem intitulada “Falta Espaço para Crescer!”, onde faz um alerta sobre a indisponibilidade de hangares nos principais aeroportos do país, para a expansão dos centros de serviços para a aviação executiva!

Isto nos faz lembrar que, em Junho do ano passado, a Taiada foi surpreendida por comunicado oficial, que seria premiada com a instalação do “Centro Empresarial Aeroespacial”, que viria a ser uma unidade de prestação de serviços aeronáuticos em geral (hangaragem, cargas, gatering, manutenção simples, pintura, limpeza e abastecimento) em aeronaves particulares, além de possuir uma área anexa, que seriam desdobrados em 500 lotes industriais de 1.500 m2 em diante, destinados às empresas do setor!

A comunicação da instalação do Centro Empresarial Aeroespacial de Caçapava, foi feita de forma bastante cerimonial, mediante uma apresentação feita no Centro Comunitário José Francisco Natali, com a participação de populares, imprensa e políticos de sempre, além da instalação de uma maquete gigante na Praça da Bandeira, que ali permaneceu por alguns dias. Deu no que falar, à época!

O empresário garganteava que o CEAC estaria pronto em Setembro de 2008, o que já despertou alguma suspeita pois isto seria dentro de 3 meses da data da apresentação do projeto!

Mas o povo ficou iludido com a história dos quinze mil empregos! E quem não ficaria, não é mesmo?

Voltemos então, à reportagem publicada pela belíssima revista AeroMagazine: no desenrolar do assunto, ficamos sabendo das reais necessidades de centros de serviços, para atendimento de frota cada vez maior de aviões e helicópteros.

Mas partindo de investimentos próprios, de empresas do ramo aeronáutico, com cacife e necessidade de prestar serviços de apoio e manutenção, como forma de alavancar a venda de suas aeronaves no País!

Estamos falando da Hawker Beechcraft, Bombardier, Pilatus, Agusta Westland, Cessna, Bell, Dassault, Learjet, e muitos outros conglomerados de empresas aeronáuticas de nível e renomes mundiais! Que já trataram de investir em centros especializados em hangaragem com grife de aeronaves executivas, nas cidades de Jundiaí, Sorocaba, Botucatu, etc.

Até mesmo a Embraer, já abriu uma nova unidade de serviços, ao lado da pista do aeroporto de São José dos Campos, com a intenção de oferecer melhor suporte para as famílias Legacy e Phenom!

E o que acontece com o CEA de Caçapava: está (continua, já faz muito tempo!) em "licenciamentos ambientais"! Entendo que a responsabilidade civil do empresariado deve correr passo e passo com a responsabilidade de seus atos perante a comunidade. Ao prometer a inauguração do empreendimento para o mês de Setembro de 2008, deixou subentendido que todas as etapas do projeto já estavam vencidas, restando tão sómente, a construção civil em si, não é mesmo?

Ou não? Que intenções outras estavam permeadas nas entrelinhas do CEA?

4 comentários:

Paulo J. disse...

JC voce se lembra que eu falava que só voce acreditava nesse projeto? Será que continua acreditando.Projeto eleitoreiro

Anônimo disse...

JC, vá amanhã na praça da Bandeira às 10 horas que ali estarão uns duendes, papai noel, saci-pererê, dentre outros, isto é verdade, pois voce me faz acreditar que eles existem, de tanto que voce insiste com essa história ou será estória do centro aeroespacial.

Unknown disse...

Acho que meus leitores não estão entendendo direito o motivo de estarmos publicando a toda hora, material relacionado ao Centro Empresarial Aeroespacial, não é?
Se procurarem direitinho, vão ver que trata-se de uma crítica ferrenha, contra a mentira que tentaram passar ao povo taiada!
Agora, tem que ter acuidade visual, tá?

Anônimo disse...

Bela matéria , na data de hoje teria mais alguma novidade a respeito do assunto? Sinceramente em época até acreditei, será que entramos de gaiato mesmo? Agora que houve uma coincidência na época isso sim, pois foi na véspera das eleições, e este ano tem novamente. e o povo de Caçapava continua a assistir tudo passivamente tudo.