Taiadablog: 15 dicas para economizar energia!!! 2

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

15 dicas para economizar energia!!! 2


Conforme o prometido, estamos de volta com mais quinze dicas para economizar energia e colaborar com o meio ambiente!

01. Use a máquina de lavar roupas/louça só quando estiverem cheias Caso você realmente precise usá-las com metade da capacidade, selecione os modos de menor consumo de água. Se você usa lava-louças, não é necessário usar água quente para pratos e talheres pouco sujos. Só o detergente já resolve.

02. Retire imediatamente as roupas da máquina de lavar após limpas As roupas esquecidas na máquina de lavar ficam muito amassadas, exigindo muito mais trabalho e tempo para passar e consumindo assim muito mais energia elétrica.

03. Tome banho de chuveiro E de preferência, rápido. Um banho de banheira consome até quatro vezes mais energia e água que um chuveiro.

04.Use menos água quente Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

05. Pendure ao invés de usar a secadora Você pode evitar mais de 317 kg de gás carbônico a mais na atmosfera por ano, se pendurar as roupas durante metade do ano ao invés de usar a secadora.

06. Nunca é demais lembrar: recicle Recicle no trabalho e em casa. Se a sua cidade ou bairro não tem coleta seletiva, leve o lixo até um posto de coleta. Existem vários na rede Pão de Açúcar. Lembre-se de que o material reciclável deve ser lavado (no caso de plásticos, vidros e metais) e dobrado (papel).

07. Faça compostagem Cerca de 3% do metano que ajuda a causar o efeito estufa é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem: além de reduzir o problema, você terá um jardim saudável e bonito.

08. Reduza o uso de embalagens Embalagem menor é sinônimo de desperdício de água, combustível e recursos naturais. Prefira embalagens maiores, de preferência com refil. Evite ao máximo comprar água em garrafinhas, leve sempre com você a sua própria.

09. Compre papel reciclado Produzir papel reciclado consome de 70 a 90% menos energia do que o papel comum, e poupa nossas florestas.

10. Utilize uma sacola de pano para as compras Sacolinhas plásticas descartáveis são grandes inimigas do meio-ambiente. Elas não apenas liberam gás carbônico e metano na atmosfera, como também poluem o solo e o mar. Quando for ao supermercado, leve uma sacola de feira ou de pano.

11. Plante uma árvore Uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico durante sua vida. Plante árvores no seu jardim ou inscreva-se em programas como o SOS Mata Atlântica ou Iniciativa Verde.

12. Compre alimentos produzidos na sua região Fazendo isso, além de economizar combustível, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

13. Compre alimentos frescos ao invés de congelados Comida congelada além de mais cara, consome até 10 vezes mais energia para ser produzida e conservada. É uma praticidade que nem sempre vale a pena.

14. Compre orgânicos Por enquanto, alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas você sabia que, além de não usarem agrotóxicos, os orgânicos respeitam o solo, as águas, os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura "tradicional"? Se toda a produção de soja e milho dos EUA fosse orgânica, cerca de 240 bilhões de kg de gás carbônico seriam removidos da atmosfera. Portanto, incentive o comércio de orgânicos para que os preços possam cair com o tempo.

15. Ande menos de carro Use menos o carro e mais o transporte coletivo (ônibus, metrô) ou o limpo como a bicicleta ou a pé. Se você deixar o carro em casa 2 vezes/semana, deixará de emitir 700 kg de poluentes na atmosfera/ano.

Próxima semana, sexta feira, mais quinze dicas!
Ref.: SOS Mata Atlântica, Iniciativa Verde, ClickÁrvore, mudeomundo

Nenhum comentário: