Taiadablog: Presos serão ouvidos por videoconferência!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Presos serão ouvidos por videoconferência!!!


Três cidades do Vale do Paraíba, São José dos Campos, Taubaté e Caraguatatuba, passarão a contar com salas de videoconferência para a realização de audiências criminais à distância. O anúncio foi feito hoje pelo Governo de São Paulo.

Os locais que contarão com a modernização do sistema são: os CDPs (Centro de Detenção Provisória) de São José, Taubaté e Caraguatatuba e os fóruns de São José e Taubaté. Segundo o Governo, as novas salas serão entregues entre dezembro deste ano e fevereiro de 2010. Já a modernização das 16 salas de videoconferência, que formam a rede hoje, será realizada até o final do mês de novembro.

O gerenciamento e expansão do sistema de videoconferência são de responsabilidade da Prodesp Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, entidade vinculada à Secretaria de Gestão Pública.

De acordo com o Estado, com a ampliação da videoconferência, policiais que fazem escoltas serão liberados para o patrulhamento de rua. Também haverá economia para os cofres públicos. As salas terão duas televisões de LCD, com 42 polegadas e alta definição. As audiências serão gravadas em DVD.

Todas as salas estarão equipadas com scanners, impressoras e câmeras específicas, equipamentos utilizados para registro e apresentação dos documentos. A definição foi realizada conjuntamente pela SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o Tribunal Regional Federal. A expansão da Rede contempla Unidades Prisionais e fóruns das esferas estadual e federal.

Ainda segundo o Estado, desde 2005 até o último mês de setembro, foram realizadas 3.926 videoconferências no Estado de São Paulo, o que dá uma média de 79 por mês.

Até que enfim apareceu um ser pensante no na justiça de São Paulo, não é?

Nenhum comentário: