Taiadablog: TSE aprova divulgar “lista suja” na internet!!!

quarta-feira, 3 de março de 2010

TSE aprova divulgar “lista suja” na internet!!!


Nas eleições deste ano, os eleitores poderão consultar pela internet a “ficha criminal” dos candidatos.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou na noite de ontem (2) a obrigação de os políticos apresentarem, no pedido de registro da candidatura, documentos informando detalhadamente o teor e a situação de eventuais processos criminais a que respondam.

A informação está publicada na edição desta quarta-feira (3) do Jornal Folha de S. Paulo. O tribunal promete digitalizar a papelada e colocá-la na internet, no campo em que é feita a divulgação das candidaturas.

Até então, os candidatos só eram obrigados a provar que não sofreram condenação definitiva, ou seja, não precisavam dar informações sobre processos que respondem, mas em relação aos quais ainda cabe recurso.

Hoje o tribunal pode estender a medida e exigir informações sobre processos também da área cível, como os de improbidade administrativa. “Isso permitirá aos eleitores votar de forma mais esclarecida e consciente”, disse o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto.

A medida relativa aos “fichas sujas” é fruto de uma pressão de setores da sociedade como a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), que em 2008 divulgou na internet a lista dos processos respondidos por alguns candidatos.

Nenhum comentário: