Taiadablog: Falcão Robô atua no Aeroporto de Navegantes !!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Falcão Robô atua no Aeroporto de Navegantes !!!


O Aeroporto Internacional de Ministro Victor Konder, de Navegantes, encerra nesta terça-feira a sua primeira experiência utilizando um falcão robô, para diminuir a incidência de colisões com aves. Os testes foram realizados durante dez dias, coincidindo com o período em que será feito o corte de grama, no qual é registrado o maior número de incidentes.

O falcão robotizado é um aeromodelo desenvolvido na Itália e produzido na Espanha, que imita o falcão um predador temido por aves de menor porte.

De acordo com o biólogo da empresa responsável pelo trabalho, Gustavo Trainini, o procedimento é experimental, mas apresenta resultados imediatos.

O aeroporto de Navegantes, como vários aeroportos do país, enfrenta problemas com a presença das aves, que podem se chocar com os aviões. Nos primeiros três meses deste ano foram registradas 18 ocorrências do tipo. Nestes acidentes, as aves colidem com as turbinas, com as asas dos aviões e até com as cabines dos comandantes.

O falcão robô já foi utilizado no Aeroporto do Galeão, apresentando resultado eficaz para afastar as principais espécies existentes no local, como quero-quero, garças, carcarás, urubus e fragatas.

Nenhum comentário: