Taiadablog: Jornalismo sem ética !!!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Jornalismo sem ética !!!

A imprensa em geral, principalmente as grandes mídias, superaram, neste triste e lamentável episódio ocorrido em Santa Maria, RS, quaisquer recordes de insensibilidade e bom senso, ao massificar o noticiário relacionado e citando a todo momento, o número de mortos, o sofrimento dos que estiveram perto de morrer, o desespero das famílias, enfim tudo aquilo que na cabeça dos editores (ir)responsáveis, pode representar uma tracinho a mais na busca por, na busca por melhores índices de audiência e para superar a concorrência!

Acabaram com a ética e levaram àqueles que acompanham, principalmente os telejornais, a atitudes extremadas, como por exemplo, simplesmente desligar a TV, enojados pela tétrica disputa que foi ao ar, com repetidas imagens do local dos fatos, além de repetirem, exaustivamente, as entrevistas feitas até mesmo com gente despreparada e sem formação técnica para dar as respostas que os alucinados repórteres queriam ouvir, relacionadas ao terror dos que ficaram presos nesta boate, que se transformou num verdadeiro forno crematório, por culpa exclusiva das autoridades municipais e do Corpo de Bombeiros locais, que lhes autorizaram o funcionamento!

É lamentável que nesta disputa por audiência, o elemento principal, aquele que de fato interessa, no contexto de busca por índices de audiência, ou seja, o telespectador, foi jogado no lixo, pela falta de entendimento, dos editores destes telejornais, do interesse maior de informar, e bem, não exaustivamente como foi e está sendo o lamentável acidente!

É esta a cartilha que sobrou para estes profissionais de impresa, mequetréficos, formados nas coxas em faculdades de oitava categoria, em cuja massa encefálica somente sobraram registros longíquos dos códigos de ética e moral com os quais deveria se apresentar à sociedade!

Não defendo que o noticiário seja escondido! Defendo que o façam de forma parcimoniosa, sem fazer o espectador lembrar-se, à todo instante, durante dias a fio, das situações terriveis destas tragédias que volta e meia nos envolvem!

Noticiários como estes, representam o que há de pior em nossa imprensa e não merecem a credibilidade que buscam, com sacrifício do espectador!
 
E isto, prezados amigos, não acontece somente na imprensa de grande porte! Temos exemplos palpáveis, de pasquins interioranos, inclusive de nossa cidade que, à falta de crimes locais para ilustrar suas ridículas páginas policiais, o fazem com noticiário de outras cidades, deixando o leitor com a errônea e falsa impressão de que sua (nossa) cidade, transformou-se num covil de bandidos e assassinos!
 
Basta! A sociedade tem que reagir e cobrar, muito mais, para que os princípios éticos e morais voltem a representar conceitos elementares delineadores da convivência pacífica e mansa entre todos, até mesmo como forma de garantir até mesmo a sobrevivência humana!

7 comentários:

Irinéa disse...

JC, o Jornal Nacional de hoje, foi inteirinho dedicado à tragédia de Santa Maria! Ninguém aguenta mais tanto sensacionalismo! Estão entrevistando até mãe que está chorando em cima do caixão de seu filho!
Lamentável!

Irinéa disse...

JC, o Jornal Nacional de hoje, foi inteirinho dedicado à tragédia de Santa Maria! Ninguém aguenta mais tanto sensacionalismo! Estão entrevistando até mãe que está chorando em cima do caixão de seu filho!
Lamentável!

Anônimo disse...

Política e Autoridades sem ética,
Jornalismo sem ética,
Empresas e Empresários sem ética.
Pela Presidenta cosmética,
Por causa das falhas da hidroelétrica,
Além da sinalética,
Proibirão até a dialética
Pensando que seria a doméstica!


E o Lula consegue abrir um pouco os olhos, tenta acordar e começa soluçar, "igual bêbado"...

- Hic!... hic!... hummm...quê? Dilma também é cosmética?...

E pergunta para o companheiro-mordomo:

- Porra, Dioguito! Hic... onde esconderam a minha ética... qué dizê, a minha cueca?

Wanda O. disse...

O Canal pago Vnews e o Jornal da Band de hoje, foram uma nojeira. Só falaram do assunto! Que falta de imaginação e de consideração com seus espectadores!

Tenente Milton disse...

Prezado JC: certíssimo sua postagem em relação à massificação das informações relacionadas à tragédia em Santa Maria!
Ninguém mais aguenta uma única nota à respeito! Nos próximos dias, deixarei de ver o noticiário, para não mais aborrecer-me com o assunto!

Miriaklos disse...

Editor você foi preciso nesta análise. Parabéns. O bonner com seu jn se Santa Maria,quando passei, infelizmente pela sala e o vi, suscitou dizer: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós e livre-nos desta indecências jornalisticas. Agora editor, você invocar ética no mequetréfico jornaleco (g) é querer demais, pois ele deixa até hoje o redator chefe da JEC escrever de uma pessoa que já faleceu há mais de ano. JC, você perdeu mesmo a noção ao querer do jornaleco e do redator chefe da JEC ética e respeito.

Anônimo disse...

"Veja bem..." (lembram, daquela propaganda do cimento? Então, somos o público alvo da mídia "veja bem..."!!!)

A quem mais interessaria tirar totalmente o foco de sobre os problemas e escândalos que podem ameaçar a continuidade do Governo atual, mediante as eleições de 2.014?

Como abafar e retirar da atenção da Nação essas coisas esquisitas, estranhas, listadas a seguir?

- Problemas e deficiências conjunturais, infraestrutura capengando, super-faturamentos em tudo que seja em torno da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, aeroportos com puxadinhos ao custo do que seria possível fazer algum definitivo e bem feito. Transportes públicos insuficientes. Sistema de Saúde em estado deplorável. Até hotel no RJ financiado com dinheiro do BNDES e que não ficará "totalmente" pronto para a Copa 2014.

- PAC, sem cumprir metas prometidas, obras atrasadas, não iniciadas, embargadas. Propaganda, no entanto, tudo beleza!

- Risco de faltar energia elétrica, aumento dos combustíveis e a inflação. Escândalo Lularose gastando cartuchos valiosos para acordos entre poderosos políticos e poderosos representantes da Justiça.

- Escandalosas eleições dadas como líquidas e certas dos denunciados por malfeitos - Renam e Henrique Alves.

- O conluio entre e desobediência do Legislativo e Executivo contra sentença do STF (recursos do FPE), onde até o TCU emitiu parecer a favor dos desobedientes e desconsiderando o STF!!!

- Escalada da violência, expansão do crime organizado e consumo de drogas.

- Lula assumindo às escancaradas que a Dilma não apita nada - idem, o prefeito Haddad "Super Coxinha" - e mais, mais e mais...

- E o marketing da presidenta, com a "mídia" dando ênfase, na danada que até já aprendeu a fazer cara triste e de "santa mãe do planalto central zelando por todos os brasileiros"? Justo aquela que humilha, pisa e torna a humilhar todos que a irritam, ou nervosos, não se explicam com hiper-clareza para ela?

- E os indícios do bilionário enriquecimento do Salvador e filharada de sangue azul, que nunca antes houve outro igual desde quando aqui se chamava Terra de Santa Cruz? E os mafiosos Sarney e Lobão, já esquecemos quem eles são e o povo miserável dos seus currais eleitorais?

- E as tramas, que alguns com poder de chantagem, ameaçam mostrar alguns fios da meada sobre o favorecimento e enriquecimento de certos empresários "amississimos" do Poder?

Anestesiar o povo um dia, dois, três, quatro, cinco dias daria tempo para elaboração de outras estratégias e "produtos" de marketing para serem lançados em seguida, pelo bem e felicidade da Situação nas eleições de 2.014???

Um detalhezinho: As TVs abertas e até as pagas, as Rádios e e boa parte da imprensa escrita, sobrevivem de quê? Ora, boa parte de suas receitas vem de verbas para publicidade dos governos Federal, Estaduais e Municipais, mais os bancos e empresas estatais, e de economia mista. O que o Grande Cliente quiser, não tem jeito, tem que ser atendido e nós pagamos a conta: Imposto de Renda, IPI, ICMS, IPVA, IPTU e é difícil memorizar todos os impostos, taxas e "emolumentos".