O projeto KC-390 é parte de um programa da Embraer e da Força Aérea Brasileira para a incorporação de um avião com capacidade para transportar carga e realizar o reabastecimento em voo dos seus caças.
O projeto exigirá investimentos de US$ 1,3 bilhão até 2015, data em que deverá estar pronto o protótipo, estando na mira dos americanos, que querem participar do programa, viabilizando o fornecimento de material composto e design, através da Boeing!
Com peso máximo de decolagem de 61 toneladas, carga máxima de 19 toneladas e cruzando a aproximadamente 900 km/h, a aeronave que a Embraer desenvolverá, ocupará uma faixa do mercado na qual há poucos aviões com essas características.
A existência do estudo sobre esse jato bimotor de transporte militar foi divulgada há dois anos. O projeto está baseado em uma fuselagem e uma empenagem totalmente novas, com ampla utilização de materiais compostos e as asas dos aviões da família E-Jet, com as lógicas modificações necessárias para colocar os dois grandes motores e os equipamentos do sistema de reabastecimento em voo, além de, logicamente, a sua instalação sobre a fuselagem.
Da viabilização da participação da Boeing no projeto, consta o fornecimento ao DCTA de um tunel de vento tri-sônico para testes e pesquisa no campo aerodinâmico, que dará suporte aos demais projetos aeronáuticos do setor, em São José dos Campos, inclusive ao desenvolvimento de um novo caça brasileiro!
O protótipo do KC-390, tem previsão de voo entre 2013 e 1014 e o início da produção em série para 2015!
Colaboração: Alison Oliveira Moraes
2 comentários:
Salve nossa querida Embraer! Emprego garantido para todos?
Tomara!!!
ou para poucos????
Postar um comentário