Taiadablog: EUA mudam diretriz para rastrear câncer de mama!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EUA mudam diretriz para rastrear câncer de mama!!!


Após sete anos, os Estados Unidos modificaram sua recomendação para o rastreamento do câncer de mama. Segundo as novas diretrizes, mulheres que não pertencem aos grupos de risco devem começar a fazer mamografias de rotina a partir dos 50 anos, e não mais a partir dos 40.

As novas orientações mudam também a frequência: dos 50 aos 74 anos, os testes devem ser realizados a cada dois anos, e não anualmente. As novas diretrizes, elaboradas pelo US Preventive Services Task Force, um grupo influente de pesquisadores ligado ao governo americano, foram publicadas ontem no periódico "Annals of Internal Medicine".

Segundo os autores, a mudança visa evitar o excesso de exames desnecessários e diminuir o número de resultados falsos positivos. Além disso, dizem eles, as mamografias podem apontar tumores que cresceriam tão devagar que nunca seriam detectados. Nesses casos, a paciente passaria por um tratamento sem necessidade.

Para Ricardo Chagas, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, há muitas divergências sobre o assunto.

"Por agora, isso não deve mudar condutas no Brasil", diz.

"Mas há uma tendência de mudança a longo prazo." Segundo ele, hoje se recomenda o rastreamento acima dos 40 anos para os grupos de risco.

Os especialistas americanos defendem ainda que não há comprovação dos benefícios do autoexame ou dos exames de toque feitos por médicos.

A maioria dos países segue um plano de mamografias regulares após os 40 ou 50 anos, para detectar tumores no início. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo -500 mil por ano.

É mais uma das guinadas que a medicina dá de tempos em tempos, não é? Lembram-se do caso de se comer ovos? E a gordura animal? e por aí vai!

Nenhum comentário: