Taiadablog: Entrevista com Pedro Paulo Bottan!!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Entrevista com Pedro Paulo Bottan!!!


O Taiadablog, dentro do espírito que sempre nos moveu, no sentido de melhor informar o caçapavense sobre as coisas de sua terra, apresenta abaixo, entrevista com Pedro Paulo Bottan, dirigente da Confederação Brasileira de Ciclismo e da Associação Paulista de BMX, que, por muitos anos, levou este esporte nas costas aqui na Taiada e é, juntamente com o ciclismo em geral, merecedor de muito mais apoio do que até agora recebeu!

1 - Qual entidade o VC. Representa perante o esporte? Em que região? Qual é o cargo que desempenha, e suas principais atribuições?
Meu envolvimento se dá como um representante da entidade nas competições, Fora dela sou Diretor Técnico da APBMX, onde minha função é analisar e aprovar os circuitos para competição.

Sou arbitro geral de duas entidades, a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) que realiza as provas nacionais e internacionais que ocorrem no Brasil, e também a APBMX (Associação Paulista de BMX) filiada a FPC (Federação Paulista de Ciclismo) que realiza o Campeonato Paulista. No momento, estou me preparando para ser comissário internacional da UCI (União Ciclista Internacional).

Como arbitro geral auxilio na preparação do campeonato, participo do seu planejamento e nos dias de competição sou o responsável por coordenar o andamento da prova e avaliar situações que envolvem as normas do esporte. A principal função é de fiscalizar acontecimentos na pista para que as regras a entidade e do esporte sejam compridas e respeitadas.

2 – Tendo em vista o histórico e as boas lembranças de muita gente, de competições muito bem organizadas na Pista do Jardim Jequitibá, o que aconteceu para que o bicicross vencedor em Caçapava tenha sido praticamente desmanchado?
A manutenção do esporte sempre foi um trabalho voluntário de pais de pilotos. O CBC - Caçapava Bicicross Clube foi fundado em 1989 e por pouco mais de dez anos contou com pessoas motivadas e que se dedicaram muito para criar uma estrutura que permitiu a formação de uma equipe forte no nível nacional e internacional. Nos últimos anos o CBC aos poucos foi perdendo pilotos que na maioria interromperam o esporte para começar uma vida profissional, como conseqüência a direção do clube foi enfraquecendo com a saída dos pais e sua atividade diminuindo até se encerrar por volta do ano de 2004.

Realmente as competições eram bem organizadas, pois havia uma preparação que começava meses antes e contava com o apoio da Prefeitura Municipal e do comércio da cidade, além claro dos pais de pilotos que colaboravam ativamente até o dia da prova.

3 - A Pista do Jardim Jequitibá ainda pode ser utilizada para competições oficiais? Que espécie de investimento seria necessário para tal?
Falando como diretor técnico da APBMX, posso dizer que há grande chance, pois a APBMX tem uma política de promover o esporte e uma competição aqui seria visto como uma oportunidade para a cidade resgatar sua história de grandes competições. Mas tecnicamente a pista de Bicicross hoje não está adequada aos padrões atuais devido a sua área limitada. Atualmente as pistas têm retas mais longas e as rampas são maiores.

Para voltar a sediar competições, o maior investimento é humano. É preciso que o CBC (Caçapava Bicicross Clube) tenha pessoas envolvidas para gerir todas as demandas que existem para sediar uma prova, isso passa por um clube estruturado e ativo nas competições e a reformulação do circuito que está ultrapassado. A pista que é um requisito mínimo não precisa de grande investimento financeiro para adequação, basicamente um circuito atualizado que pode ser conseguida com duas semanas de obra onde envolve somente maquinário adequado para criação de curvas e rampas, terra que lá já existe, além de religação de água e energia elétrica.

4 – Caçapava ainda tem bons competidores, que eventualmente possam ser preparados para competições nacionais e internacionais? Cite alguns. Temos a chance de colocar participantes locais na Olimpíada do Rio de Janeiro?
Atualmente a equipe é formada por jovens pilotos que estão se desenvolvendo no esporte sem a preparação técnica adequada, sem um atleta mais experiente para orientá-los. Então, ainda não são pilotos de ponta, mas que tem grande potencial. Certamente estes pilotos podem ser preparados para competições nacionais e internacionais, mas isto também leva tempo. Para que um atleta consiga andar na ponta, é necessário uns dois ou três anos de treinamento para ele desenvolver suas habilidades técnicas e seu potencial físico.

O bicicross é um esporte em que as crianças podem começar cedo. Meu filho começou com seis anos, e este um fator que colabora para desenvolver melhores atletas, os que iniciam mais cedo normalmente tem um desempenho melhor. Por isso, é preciso olhar para formação de uma base de atletas quando eles ainda são crianças, e isto pode ser promovido através de uma escolinha de bicicross.

Por muitos anos os pilotos de Caçapava estiveram liderando ou disputando a ponta dos campeonatos nacionais. Então se no passado estes pilotos tinham condições de serem elegíveis para Olimpíada, acredito que com uma estrutura semelhante a que houve antes, é possível sim saírem daqui pilotos que venham a participar de uma Olimpíada.

Hoje tenho observado o Piloto André Mine, vejo futuro para ele, mas precisa ser trabalhado.

5 - Qual é a relação da entidade que representa, com a Prefeitura de Caçapava e seus agentes?
A APBMX é uma entidade muito aberta, disposta trabalhar para o desenvolvimento do bicicross, com vários projetos sociais, que já apresesentei para Sr. Prefeito e vereadores, porem muito nos foi prometido ,mas não de fato se concretizou.

6 – Sua palavra aos amantes do bicicross e do esporte em geral.
Amem e se dediquem ao esporte que você escolheu, sejam pro ativos na busca por melhorias das condições do esporte e busquem parcerias sólidas no setor privado e público para manutenção do esporte.
Nossos parabéns ao Pedro Paulo Bottan e esperemos que suas palavras, possam se transformar numa nova etapa para o ciclismo em Caçapava!

5 comentários:

Raul disse...

Este Bottan é um abnegado! Sem ele Caçapava jamais teria o que já teve em termos de bicicross, e o que ainda pode ter!

Este esporte não pode ser abandonado e tratado em segundo plano pela Secretaria do Esporte!

Tem que haver um comprometimento muito maior por parte dos políticos, para que possamos recuperar terreno nos esportes com bikes.
Até mesmo uma eventual participação nas Olimpiadas do Rio de Janeiro!

Wagner Luiz disse...

O Pedro Paulo certamente vai representar Caçapava nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, atuando como árbitro das competições de ciclismo!
O potencial deste jovem deveria ser melhor aproveitado pelo prefeito de Caçapava, para criar uma equipe campeã de ciclismo!

Anônimo disse...

O que se pode esperar de um prefeito que sequer recebe os munícipes ?

João Manuel disse...

É terrivel olhar para a pista de bicicross no Jardim Jequitibá e ver aquele abandono.
Se a pista apresentar alguma deficiência técnica para campeonatos oficiais, porque não transformá-la em pista de treinamentos, de competições extra-oficiais, onde se tem a possibilidade de aprimorar e desenvolver as habilidades dos pilotos e fazr a peneira para investimentos futuros, não é?

da beira do rio... disse...

Importante lembrar que nas eleições passadas muitos candidatos a vereadores foram vistos lá na pista quase que diariamente, tinham máquinas trabalhando, etc...hoje esta tudo na mesma situação...alguns candidatos até com cargos na prefeitura.. É Botan infelizmente tudo não passou de mais uma promessa!!!