Taiadablog: Dia da consciência branca!!!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia da consciência branca!!!

É no mínimo preocupante que exista um Dia da Consciência Negra e não exista um dia da Consciência Branca, não é mesmo?

Não pelo fato deste dia ter sido contemplado, como é o caso, com leis e diretrizes específicas para assegurar benefícios à raça negra, fazendo, por exemplo, com que seus integrantes sejam beneficiados com cotas para universidades e escolas, independentemente de seu conhecimento escolar e nível de saber, prejudicando, consequentemente, toda uma geração de brasileiros, que podem ser disponibilizados ao mercado de trabalho sem os requisitos mínimos de conhecimento técnico e profissional!

consciência negra[1]

O racismo é uma questão difícil de se enfrentar em nosso País, dado à miscigenação e às características históricas da formação do povo, representado por grande incidência de negros, pardos, e indigenas cuja convivência, até hoje, superou quaisquer expectativas em relação à conflitos raciais, embora se aproximem de realidades opostas, decorrentes, estas sim, da absoluta falta de uma política definida em relação ao status de cada uma delas.

É claro que o racismo existe, e vai continuar existindo ainda por muito tempo. Agora, quanto a se dedicar um dia para que o celebrem, para mim é o cúmulo! Principalmente por se incentivar pseudas diferenças que estas tão celebradas etnias jamais tiveram!

E depois outra, a consciência branca, assim como a negra, a indígena e a parda, também tem sua história repleta de eventos críticos, mudanças geopolíticas e outras transformações de porte (consciência ecológica, liberação feminina, defesa do consumidor, etc,) que modificaram a conceituação estrutural da sociedade mas, nem por isto, lhe foi dedicado um dia, para que comemorasse tal fato, talvez até mesmo pela falta de poderoso lobby político e social, que turbinasse uma idéia tão segregadora.

Entendo que o principal papel da autoridade no País, é reforçar a escola pública, fazê-la voltar a ser o que era, valorizá-la e este sim, será o verdadeiro diferenciador entre todos os brasileiros!

O racismo mais forte, o mais evidenciado, o mais crítico, e o que mais malefícios causa para a sociedade, é aquele que defende cotas nas universidades e escolas, aquele que cria expedientes e lobbys para valorizar sua raça, aquele que prega que existe o racismo e exerce-o com rigor.
Tenho recebido várias queixas de leitores de nosso blog, reclamando que esta idéia de se destacar uma raça da conceituação de sociedade integrada, constitue-se na pior das formas de racismo existentes!

E tenho que concordar com eles afinal, sou daqueles que buscam por uma sociedade justa, equilibrada e coesa, sem qualquer tipo de preconceito!

Postagem publicada no taiadablog em 17 Nov 2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Para mim tudo isso, cotas e etc não passam de uma propaganda populista perigosa. Deveria sim ter cotas para os estudantes de classe menos favorecidas e que se destacassem na escola pela dedicaçao e inteligência. Falo isso,porque fui um exemplo disso na minha vida. Aluno exemplar, primeiro da sala desde os tempos da pré-escola não pude estudar e só mais tarde aos 41 anos de idade consegui me formar em Direito.
Graças a minha dedicação formação básica dos primeiros anos de vida escolar consegui passar num concurso público e assim, depois de casado financiar a duras penas o meu curso universitário. Não sou negro, não sou branco, sou brasileiro e é assim que deveriam tratar a questão da educação em nosso país.
Voltando ao tema, se alguém lançar o dia da Consciência Branca será taxado de racista. Mas, não isso uma espécie de racismo às avesas. Isso é muito perigoso para um país onde em algumas comunidades não se falava mais em separação das pessoas pela cor da pele.
Para se ter uma idéia, o caso das cotas não é unanimidade. Pois até alguns que se dizem negros já se pronunciaram contra essa´política.

Anônimo disse...

BOM SE REALMENTE,VIVEMOS UMA DEMOCRACIA,ENTAO PORQUE NAO DECRETARMOS,O DIA DA CONCIENCIA BRANCA,NAO SE FALA EM IGUALDADE,ENTAO ISTO TAMBEME IGUALDADE,POIS TODOS SOMOS FILHOS DE DEUS... ASS ZUMBI(O PROPRIO)...