Taiadablog: Cultivo de eucalipto cresceu 31% na região!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cultivo de eucalipto cresceu 31% na região!!!


O plantio de eucalipto se tornou uma alternativa rentável para os produtores rurais da região. Em pouco mais de dez anos, o cultivo aumentou trinta por cento no Vale do Paraíba.

Com um total de aproximadamente quatro mil pés de eucalipto plantados em sua propriedade, um pequeno produtor rural diz que é uma aposta de lucro a longo prazo pois “...empatei R$8 mil reais e tenho faturado certo quando do corte, na ordem de R$ 21 mil reais. Continuo com a produção de leite e tenho um pequeno lucro com os eucaliptos, sem comprometer demais minha terra”

Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais de Taubaté (Nupes) revela que nos últimos 12 anos o plantio de eucalipto cresceu 30% na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. E cada vez mais os produtores têm optado pela cultura como alternativa de renda.

Mas os pesquisadores alertam: esse cenário pode trazer um desequilíbrio na economia e até na mesa das famílias. O levantamento foi feito com base nos dados do último censo agropecuário. O ponto negativo encontrado foi a queda de mais de 60% em outros importantes cultivos.

"Esse é um problema que, ao mesmo tempo em que nós temos a expansão da atividade de produção de eucaliptos, nós temos uma redução das atividades de agricultura familiar, como a plantação de feijão e milho, que é um produto fundamental não somente para a vida do pequeno agricultor, mas também para a alimentação do povo brasileiro como um todo", explica o economista, Edson Trajano.

Natividade da Serra foi a cidade recordista na expansão do eucalipto. O cultivo por aqui cresceu quase 150%. Nessa fazenda, 12 mil árvores representam 10% do faturamento. "Ele tem um custo inicial alto, né, pra você implantar, mas depois você não tem trabalho nenhum com ele! Aí, cinco ou seis anos, você tem mercado pra ele, né? Tem para carvão, papel, mourão... E acabou sendo uma alternativa viável para o pequeno produtor, né? É uma outra renda que a gente tem!”, explica o produtor rural, Carlos Eduardo dos Santos.

Além disso, o proprietário usou a madeira do eucalipto para construir um pesqueiro, e atacar também em outro ramo. Mas o pesquisador alerta: nem todo mundo que abandona a agricultura familiar, fica no campo.
A que se considerar ainda, que outras regiões do País, que já praticam o cultivo de eucalipto há muito tempo, como em Minas Gerais, acabaram tendo problemas com a falta de água, com a perda de terras e o desemprego.

Nenhum comentário: