A Serra da Mantiqueira é a cadeia montanhosa formada no período geológico conhecido como Cretáceo Superior há cerca de 80 milhões.
A proposta do Parque Nacional Altos da Mantiqueira, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente através do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), é um projeto que envolve 14 municípios em três Estados: Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Marmelópolis e Delfim Moreira (Minas Gerais), Queluz, Lavrinhas, Cruzeiro, Piquete, Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal (São Paulo) e Resende (Rio de Janeiro).
Ainda na etapa de consulta pública, o projeto de criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira é intervencionista, com diretrizes ambientais desenvolvidas pelo Instituto Chico Mendes. Objetivando preservar os ecossistemas serranos vai de encontro à cultura dos Pinos e Eucaliptos, gerando atualmente um certo temor por parte dos fazendeiros e empregados do ramo.
O projeto visa garantir o que resta das últimas grandes áreas contínuas de florestas na Serra da Mantiqueira e proteger as a nascentes de vários rios que formam a bacia hidrográfica do Rio Paraíba no lado paulista e também de rios do território mineiro como o Sapucaí. A proposta conta com apoio dos governos mineiro e paulista.
No dia 22 de outubro, Piquete recebeu autoridades ambientais de todo o Estado de São Paulo e os prefeitos das cidades envolvidas. A segunda reunião ocorreu no dia seguinte, em Passa Quatro, Minas Gerais.
A delimitação da área do futuro parque foi realizada pelo ICMbio, onde estão previstas desapropriações somente de áreas e campos, preservando-se as comunidades rurais. Essa desapropriação por parte do governo pagará pelas terras o valor de mercado.
Quanto às áreas de Pinus e Eucaliptos, haverá um tempo determinado para que seus proprietários realizem o a remoção, deixando livre a área para a recuperação da biodiversidade.
Há o cuidado, no entanto, em estabelecer a absorção da mão de obra para trabalhos nas área onde houve a degradação.
A princípio, não há previsão para a visitação do futuro parque. Algumas estradas rurais e trilhas, caso façam parte da área delimitada, serão fechadas.
Pindamonhangaba, que tem uma área de 15,6% de participação no total do parque, será uma das duas cidades paulistas a sediarem uma consulta pública (a outra será Cruzeiro).
O encontro acontecerá no auditório do ETEC - João Gomes Araújo, Rua Professor José Benedito Curreno, nº 75 - Bairro Boa Vista a partir das 19h00 do dia 7, segunda-feira.
Consultas Públicas:
1. Pindamonhangaba (SP): dia 07/12/2009, às 19 horas; Local: ETEC - João Gomes Araújo, Rua Professor José Benedito Curreno, nº 75 - Bairro Boa Vista, CEP: 12411-010
2. Cruzeiro (SP): dia 08/12/2009, às 19 horas; Local: SESI - Cruzeiro, Rua Durvalino de Castro n°501 - Vila Ana Rosa Novaes, 12700-000
3. Delfim Moreira (MG): DIA 09/12/2009, às 19 horas; Local - Salão de eventos da Prefeitura, Rua Presidente Tancredo Neves n° 56 - Bairro Itajiba, CEP 37514-000
4. Passa Quatro (MG): dia 10/12/2009, às 19 horas; Local - Escola Estadual N. Sra. Aparecida. Avenida Cel. Ribeiro Pereira nº 722, CEP 37460-000
4 comentários:
PQp!!!!!!! q ataida como sempre de fora!!!!
Mas a taiada não esta nem no mapa ilustrativo, como poderia entrar nessa???? é o fim da picada... oque pode ser bom, nunca vem pra cá, minha pergunta é : Nossa taida tem varias ONGs de defesa do meio ambiente, recursos naturais, comite das aguas, reflorestamento entre outras... é só fachada ou vão tomar providencias a respeito do assunto de tanta importancia???????????
Não estou falando que oque elas fazem não é importante, porem isso é importanticimo...
Vamos ficar de olho JC...
Abraços a todos...
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL OU INTERESSES ALHEIOS?
A principio poderia dizer que trata-se de uma boa tentativa de preservar os recursos naturais, os quais sou totalmente a favor, visto também que nossa região é muito rica em recursos hídricos, fauna e flora, possui exuberância paisagística, com campos de altitude e os mais belos montes e picos do brasil, me arrisco até dizer do mundo.
No entanto, sabemos como tem sido as criações de reservas e parques no nosso querido Brasil, desapropriações injustas com quem sempre cuidou da terra há gerações, e tira da própria o seu sustento e de seus familiares, gera empregos diretamente, sejam na agricultura, pecuária, apicultura ou hoteleira, e outros indiretamente no comércio local e região.
Sabemos também que lamentavelmente nosso governo ainda não tem competência para proteger nossa riqueza e ainda pensa de maneira errônea que criações de parques e reserva vão resolver o problema, quando na verdade tendem a piorar pois quem mais tem interesse em preservar são as próprias familias que ali residem e tiram o seu sustento.
Sou a favor de preservar, mas que o modelo de criação desse Parque seja revisto, afim de não prejudicar os moradores locais, caso contrário o desastre seria de proporções gigantescas.
DIGA NÃO A IMPOSIÇÃO DA CRIAÇÃO DESTE PARQUE!
Estamos diante de mais uma decepção do governo Lula, diantes de ínumeras denúncias e provas explícitas de corrupção, agora a criação de um Parque.
A fim de favorecer a quem? Quem lucrará com isso?
É justo expulsar do sertão famílias que vivem ali há gerações? Acordar num belo dia e simplesmente ter que ir embora sem rumo, pra um futuro incerto? Deixar pra trás uma história, uma vida, tudo que conquistou, seus sonhos?
DIGA NÃO A ESTE ABUSURDO!
VAMOS NOS UNIR!!!!!!
Assista ao vídeo sobre o Parque Nacional dos Altos da Mantiqueira!
http://www.youtube.com/watch?v=tSZFEZ1ZSfE
Abraços,
Andressa
Postar um comentário