Taiadablog: Homenagem a Louis Braille !!!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Homenagem a Louis Braille !!!


Com a presença do cartunista Maurício de Sousa, foi aberta nesta terça-feira (15) a 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência promovida pelo Senado, que este ano comemora os 200 anos de nascimento de Louis Braille, inventor do alfabeto usado por deficientes visuais.
A semana de Valorização da Pessoa com Deficiência promove na prática a inclusão social de que tanto falamos. Que esta semana seja fortalecida e divulgada - disse o senador.
O Senado publica e doa a instituições de ensino diversos documentos em braille, entre eles a Constituição federal, leis e códigos. Destaca-se que, em 2009, a Casa começou a imprimir em braille as constituições estaduais. Foi entregue ao estudante Igor Carvalho um dicionário em braille publicado pelo Senado. Igor é vencedor de um concurso de redação promovido pela Casa.

O cartunista Maurício de Sousa, que apresenta no Salão Branco do Senado a exposição "Maurício 50 anos" em comemoração a meio século de carreira, autografou revistinhas da Turma da Mônica produzidas especialmente para o evento, com tema acessibilidade.

Maurício disse que esse tipo de iniciativa promovida pelo Senado deveria receber da imprensa "o mesmo destaque que outras notícias negativas de Brasília têm". O cartunista acredita que é preciso falar de acessibilidade e que as pessoas devem participar de ações desse tipo, que promovem a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência.

O Senado realizou às 14h sessão especial em homenagem ao nascimento de Louis Braille e promove, ao longo da semana, duas audiências públicas sobre deficiência visual. Veja a programação completa da 5ª Semana da Pessoa com Deficiência, que se encerra no próximo dia 18.

Agência Senado

Nenhum comentário: