Taiadablog: A chuva engoliu SP!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A chuva engoliu SP!!!


Semana passada, tivemos um dia de chuva muito forte em São Paulo. Quinta, acho. Morreram 13 pessoas na região metropolitana. Deslizamentos, casas que desabaram, barracos soterrados. Hoje, depois de 10 horas de chuvas (fracas; não houve temporal algum), a cidade está parada. Já morreram mais seis pessoas.
O rio Tietê, que não transbordava fazia um bom tempo, transbordou. Há uma explicação lógica. O genial governador, junto com o genial prefeito, decidiram ampliar as pistas da Marginal. Para quem não conhece, é a via expressa que acompanha o esgotão que chamam de rio.
Tiraram as “ilhas” gramadas, que bem ou mal ajudavam a drenar a água da chuva. Com mais asfalto, é óbvio que a água vai para o rio, que transborda. Não precisa ser engenheiro para entender isso. “Ah, mas precisa melhorar o trânsito nas marginais!”, dirá alguém.
Claro. Para isso, é preciso tirar os caminhões de lá. E transferi-los para o Rodoanel, que está sendo construído há anos, mas nunca termina. Entre outras coisas, porque as vigas dos viadutos desabam sobre as estradas, porque as construtoras contratadas usam material de quinta categoria.

São Paulo não resiste a uma chuvinha. E o prefeito-quibe quer fazer uma corrida de Indy aqui. É bom que as pessoas de fora de SP vejam estas imagens, para entender o que eu quero dizer quando digo que uma corrida de rua numa cidade como esta é inviável, só serve como ação eleitoreira, não tem nenhum sentido.

Vivemos numa cidade e em um Estado cujos governantes podem se orgulhar de ter realizado, como grandes obras, a proibição de outdoors e nomes de lojas nas fachadas, o fechamento dos puteiros, o veto aos ônibus fretados e ao cigarro em bares e restaurantes. É tudo que fizeram nos últimos anos.

O serviço de varrição é precário, o lixo boia nos rios e entope os bueiros, o asfalto é uma merda, a segurança não existe, mas as verbas de publicidade do governo municipal estão garantidas e vão aumentar bastante em 2010, assim como o IPTU.

O prefeito é do partido do Arruda, o governador do Distrito Federal, aquele que recebe e distribui maços de dinheiro praticamente em tempo real, com câmera “on-board”. A imprensa daqui (jornais e as maiores revistas semanais do país, editadas na cidade, além das emissoras de TV e rádio, que têm muita publicidade da Sabesp, por exemplo, empresa do Estado que fornece água, nunca entendi por que faz propaganda, se não tem concorrente) poupa todo mundo. Afinal, ano que vem tem eleição.

São Paulo, hoje, cidade e Estado, é a síntese do Brasil que dá errado. Que, na verdade, não quer dar certo, rema contra a maré do resto do país, especialmente o Nordeste, que cresce, mostra prosperidade e vontade de melhorar. Porque se as coisas vão mal aqui, dá-se um jeito de culpar quem não tem culpa, piora-se o humor de uma população mal-humorada de nascença, ranzinza, conservadora, que não se conforma com os rumos que o Brasil está tomando. Não se conforma porque saiu do comando, e como é que pode, sem os valentes acadêmicos paulistas no comando, um país dar certo?

São Paulo é masoquista, invejosa e ressentida. Agora, que aguente. Debaixo d’água.
Colaboração de Alison de Oliveira Moraes - Fonte F.Gomes

7 comentários:

Anônimo disse...

Belissima análise do engenheiro Alisson, que serve para de reflexão para que possamos por ela traçar os rumos que queremos para nosso Estado, com resultados garantidos para o País e, por consequencia, para nossas vidas e as das futuras gerações.

Anônimo disse...

MUITO BEM. AGORA FICA UM QUESTIONAMENTO: POR QUE QUANDO CAÇAPAVA FICOU ALAGADA, INCLUSIVA A MORADIA DE AMIGÕES DO PREFEITO, POSTARAM A DEFESA DO PREFEITO, AH! CHOVEU MUITO, POR ISSO QUE ALAGOU; E AGORA, EM SÃO PAULO, É CULPA DO PREFEITO E DO GOVERNADOR? DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS? O QUE É CERTO, QUE EM AMBOS OS CASOS, IMPERA A INCOMPETÊNCIA DOS ADMINISTRADORES, SEJA COM A FALHA DA BOMBA DE DRENAGEM EM SÃO PAULO, SEJA PELA ABSURDA MUDANÇA DO PROJETO DA GALERIA DO SÉCULO PELO, ACREDITEM, ENGENHEIRO PREFEITO DE CAÇAPAVA. SALVE-NOS! E VAMOS PARAR DE PUXAR O SACO DO PREFEITO DAQUI!

Unknown disse...

Acho que além agir com injustiça, o anônimo último ainda deve sofrer de algum problema oftalmológico pois, até o presente momento, as únicas oportunidades em que nosso blog fez algum elogio ao Prefeito, foram as relacionadas á reinauguração da Fonte Luminosa (agora paralizada, di novo) e quanto entregou a obra da Rua do Porto (ficou mesmo uma beleza!). Acho melhor o anônimo rever as postagens sobre os alagamentos ocorridos em Caçapava nos últimos tempos!

Anônimo disse...

JC, TOMOU AS DORES POR QUE? EM ALGUM MOMENTO O ATAQUEI, QUERIDO? SÓ DISSE QUE ALGUMAS PESSOAS QUE AMAM(R$) O ATUAL PREFEITO DISSERAM QUE O ALAGAMENTO DA TRAVESSA JAÚ, NILO, ETC. FOI PELA ENORME QUANTIDADE DE CHUVA, E NÃO PELA MODIFICAÇÃO DA OBRA DE DRENAGEM INICIADA PELA ADMINISTRAÇÃO DO NATALI E MODIFICADA PELO "ENGENHEIRO" VILELA; MAS EM SÃO PAULO FOI ERRO DO PREFEITO. OU SEJA, DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS. AGORA, JC, QUE TAMBÉM É ANONIMO, OFTALMOLOGISTA PODE ATÉ SER QUE EU PRECISE, AGORA VC EU REALMENTE NÃO SEI DO QUE PRECISA, JÁ QUE SE ESCONDE COM ESTE PSEUDONIMO, MAS PELO JEITO QUE FICA NERVOSINHO QUANDO É CONTRARIADO, PRECISA DE HUMILDADE, OU TAMBÉM JÁ SE VENDEU PARA O O HOMEM?

Unknown disse...

Se o anônimo acima ainda não percebeu, até o presente momento, nada foi publicado neste blog que possa, aianda que sugerir, qualquer relacionamento com a PMC, tirante o fato de sermos críticos excepcionais e sabermos também elogiar, quando necessário! Sem acusações, sem polêmicas: vamos trabalhar, ok?

Unknown disse...

Agora, de fato, apesar de não ser engenheiro, já efetuei algumas consultas e conclui, à exemplo de vários outros caçapavenses, de que existe falha no projeto original da "Obra do Século", que teve parte do projeto original, desviado sem estudos aprofundados e deu no que deu: até a Dutra foi interditada este ano!

Jumper disse...

Enquanto a cidade afundava olha onde a turma estava: http://celebridades.uol.com.br/album/instituto_criar_2009_album.jhtm?abrefoto=20
Uma belezinha, depois deste mandato os dois podem tentar um emprego na Globo, porque como governantes nem de turma de escoteiros.