Taiadablog: Entrevista com o vereador Henrique Rinco!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Entrevista com o vereador Henrique Rinco!!!


O Vereador Henrique Lourivaldo Rinco de Oliveira, do Partido Democratas, 46 anos, é mineiro de Rio Novo, e enfrenta sua primeira legislatura com desenvoltura surpreendente, tornando-se, aos poucos, também conhecido em quase todas as regiões da cidade, abrindo caminho, com suas boas idéias e projetos, para um futuro promissor!

Em que pé se encontra o cumprimento da Lei 4873, de sua autoria, em que se proíbe a utilização das sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais?

Resposta. A Lei 4873, de 06/07/2009, de minha autoria, proíbe a utilização de embalagens, sacos e sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviço de Caçapava e permite a utilização de sacolas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis ou recipientes reutilizáveis. Ela foi aprovada na Câmara por todos Vereadores e sancionada em seguida pelo Prefeito Municipal.Entretanto, a sua vigência (e execução) encontra-se suspensa por força de Liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta pelo Sindicato da Ind. De Material Plástico do Est. De S. Paulo - Processo nº 186.404.0/2-00. Aguarda-se a decisão de mérito.

O senhor acha que a prática de sistemáticas padrão, ditadas pelos protocolos internos da Câmara acabam por inibir o verdadeiro trabalho do vereador?

Resposta. O vereador é um agente político; e tem como principais funções a de legislar, de fiscalizar a administração e em certos casos a de julgar. Ele não é subordinado a qualquer agente político ou agente público, mas sim aos ditames da Constituição, da Lei Orgânica do Município e das leis em geral.Vigora na Câmara o Regimento Interno contendo as normas operacionais para atuação dos vereadores. Ele não inibe o trabalho do Vereador, mas sim ajuda – desde que seja respeitado e cumprido.

Quais são suas pretensões políticas para o próximo ano? E com qual plataforma?

Resposta. Pretendo continuar com o trabalho de vereador que venho desenvolvendo, principalmente fiscalizando a administração do Município e da Câmara, exigindo “transparência” na prestação das contas públicas pelo Executivo e pelo Legislativo e buscando bons projetos para nossa cidade, como ocorreu com vários projetos de minha autoria que se transformaram em Leis. Cito como exemplos a Lei das Sacolas Plásticas, a Lei sobre arborização em condomínios fechados, em loteamentos, a Lei que instituiu o Calendário Anual para o plantio de árvores na cidade, a Lei que obriga aos profissionais da área de saúde a emissão de receitas de forma legível e no idioma português, além de outras. Enfatizo que não propus um único projeto sobre denominação de rua, bem como de concessão de títulos honoríficos; e nem pretendo fazê-lo.

Seu eleitorado é, em grande maioria, localizado em áreas periféricas da cidade e ocorre que, nas regiões centrais, muita gente ainda não tem grande conhecimento a seu respeito! O que o senhor pretende fazer a respeito?

Resposta. De fato, há muito tempo resido na Vila Bandeirantes e minha campanha à vereança foi centrada mais nesse e noutros bairros. Acredito que com trabalho sério, independente, posições de firmeza na defesa de Caçapava e da população e com suficiente divulgação na mídia (rádios, jornais e internet), meu nome e meu trabalho serão reconhecidos também pelos cidadãos da região central da cidade.

Acha-se capacitado para, eventualmente, disputar a vaga de candidato à Prefeitura de Caçapava? Por que?

Resposta. Sim, sinto-me capacitado para, eventualmente, disputar vaga de candidato à Prefeitura, bem como para exercer a administração do município. Porque vejo a política como algo muito sério e meio de conseguir soluções para a cidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, desde que utilizada para servir ao povo (e não para se servir). Evidentemente, para uma empreitada dessa é necessário contar com o auxílio de pessoas técnicas e capazes para cada uma das funções do Executivo, além de recursos financeiros naturalmente.

MENSAGEM FINAL: - Aos munícipes em geral e em especial aqueles que confiam em meus propósitos, asseguro que tudo tenho feito no sentido de honrar a sua confiança, atuando com dignidade e fidelidade aos princípios que vem inspirando a minha vida pessoal, familiar e social. E continuarei seguindo tais propósitos, principalmente o de trabalhar a favor do cidadão caçapavense.

13 comentários:

Anônimo disse...

Anonimo diz:O vereador Henrique Rinco,filiado ao DEM,Partido do Prefeito Municipal,mostra,sua total independencia.Isso é um ponto positivo.O Problema é que a população,quer atendimento,neste quesito Henrique Rinco,até agora não fez nada.Sei que o papel do veredor e fiscalizar e elaborar leis,mais precisamos coincientizar,isto na cabeça da população,porque se não,mesmo com esta postura ética de Rinco,não virará em votos para 2012,a não ser que ele,gaste muito dinheiro,para se eleger Prefeito,fato que já aconteceu para se eleger Vereador.Infelizmente esta Câmara que aí esta,é a pior Câmara que acompanho,a mais de 30 anos.Agora veremos,o que vai acontecer,pois na questão ética o Vereador Henrique Rinco,é o unico que tem condiçoes de disputar o pleito Municipal para 2012.O resto não sei o que estão fazendo na Câmara Municipal.Se pudesssemos ter uma nova eleição hoje,para vereadores,deste 10,acho que apenas2 voltariam.

Laudemir disse...

Bela entrevista JC: se todos os vereadores tivessem este tipo de postura, pode ter certeza que estaríamos muito melhores do que estamos agora.
De parabéns o Vereador Henrique Rinco e conte com o meu voto!

Sérgio Luiz disse...

Boa! Este vereador parece que não se mistura com as frutas podres não é?
Um belo exemplo! Não pode mesmo é cair no populismo prá ganhar voto (pagar conta de luz, comprar bujão de gáz, etc.)
Parabéns, continue fazendo seu trabalho sério, que nós, eleitores estamos atentos!

Nando disse...

OK! Eu fico com o vereador Henrique Rinco para prefeito nas próximas!

Jurandir disse...

A entrevista com o vereador Henrique Rinco, mostra a seriedade de seus propósitos mas, se almejar eventual candidatura a prefeito, tem que ter mais votos.
Acho que o principal, é desvincular-se dos demais vereadores que estão fazendo teatrinho junto com o prefeito! Sózinho ele se garante!

Caçapavense Nato disse...

Boa apresentação e sinal de independencia do Vereador. Precisamos elegê-lo agora como presidente da Câmara para ver se ele não está "criando dificuldades para vender facilidaded" quando (se eleito) estiver na presidencia da Casa, pois ai sim demonstrará a que veio e poderá pleitear a Casa da Carlos de Moura.

Unknown disse...

Caro Caçapavense Nato: após sua breve ausência, sentimos que vc. voltou já com uma das mais acertadas sugestões para o vereador Henrique Rinco!
Parabéns e continue conosco!

Leo disse...

Tá certo o Caçapavense Nato: o homi tem que ir prá presidência da câmara, que é prá gente sentir a quê ele veio, né?

Anônimo disse...

Anonimo diz:A Presidencia da Camara esta defenida será a vereadora Reinalma Montalvão.Rinco,não contribui pra o com o governo Vilela,e ja tornou-se um desafeto do Prefeito.A sua postura ética e brilhante,mais isto,nao ganha a eleição.

Luiz L. disse...

O vereador tem tudo que precisa para poder chegar onde quer: votos! Só precisa melhorar seu desempenho junto à região central da cidade, como muito bem disse o JC!
Tôu com ele!

Michel Vitorino disse...

Estou de certa forma surpreso com a postura do vereador Henrique Rinco. É bom saber que ainda há políticos com esse caráter, que agem em pról da cidade e não de si mesmo e seus interesses. Se tivéssemos 10 Rincos vereadores, teríamos uma cidade 10.000x melhor.
O grande problema é que é difícil conseguir resultados positivos com tantos invejosos e articuladores/manipuladores ao redor.

Anônimo disse...

O vereador se diz ético e transparente mas, acompanhando as sessões de Câmara sinto que o vereador não tem habilidade política e, se não se destaca como vereador, dificilmente chegará a prefeito, só se gastar muito dinheiro, como fez para conseguir se eleger vereador.

Anônimo disse...

acho o vereador Henrique Rinco,uma pessoa capacitada,transparente e trabalhador,pois eu o conheço a varios anos e sou seu vizinho e sei da briga dele por melhorias ele está de parabens!!!!!!!!!!!