Taiadablog: A vergonhosa PEC do Calote!!!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A vergonhosa PEC do Calote!!!


Mais uma violência contra o cidadão foi cometida no Senado com a aprovação da PEC dos Precatórios, também conhecida como PEC do Calote.

Na votação final, o projeto foi aceito por 54 votos a 2. O placar não deixa margem para dúvida: o empenho dos senadores em servir à ganância financeira dos governantes só tem correspondência no seu imenso desprezo pelos direitos mais elementares dos indivíduos.

A proposta havia sido aprovada em 25 de novembro pelos deputados. Tinha nascido no Senado, mas foi novamente submetida à Casa de origem por ter sido alterada na Câmara. A tramitação final poderia, por sua rapidez, ser inscrita num livro de recordes.

Protocolado no dia 30, segunda-feira, o texto passou pela Comissão de Constituição e Justiça na manhã da quarta-feira. À noite foi votado em dois turnos pelo Plenário, graças a um acordo de líderes. O Brasil seria um país muito melhor, se os parlamentares cuidassem com a mesma presteza de projetos benéficos para o povo.

Especialistas estimam em cerca de R$ 100 bilhões o estoque dos precatórios de responsabilidade da União, dos Estados e dos municípios. Precatórios são débitos cobrados com base em decisões judiciais.

O valor acumulado seria muito menor, se os governantes, pelo menos nas últimas três décadas, tivessem resolvido acatar a palavra da Justiça, já que não estavam dispostos a respeitar de outra forma o direito dos cidadãos. Durante muito tempo, governadores e prefeitos desapropriaram o patrimônio de indivíduos e de famílias para a realização de obras. Não se preocuparam com o pagamento, como se pudessem apenas transferir a responsabilidade para os sucessores. Estes agiram da mesma forma. Ao mesmo tempo, acumularam-se também outros débitos, classificados como de natureza alimentícia, relativos a pensões e salários.

Os constituintes de 1988 estabeleceram condições para a liquidação dos débitos. Tentaram conciliar os interesses dos credores, desprezados por muito tempo, e as conveniências financeiras dos governos. A tentativa foi inútil porque as autoridades deixaram de realizar os pagamentos e os débitos continuaram a acumular-se!

Onde é que está a JUSTIÇA neste País? É só para prender e arrebentar os pobres e iletrados? Porque não se consegue colocar nenhum corrupto na cadeia?

Quando é que a JUSTIÇA vai criar vergonha na cara? Dizem os juristas que tem que haver uma mudança de grande porte no complexo legal do País mas, só quem pode fazer esta mudança, é o legislativo, claro! Mas isto não impede de, o próprio judiciário, exigir tais mudanças, não é?

3 comentários:

José J. disse...

Isto é um inominável golpe contra aqueles que vivem à espera de pagamento de precatórios vencidos e não pagos pelos governos!
A Justiça faz de conta que não vê, e a coisa continua como está!
A quem reclamar?

Banzo disse...

Reclamar para o Bispo? Será que ele também não está envolvido?
Tenho precatório p/ receber desde l984.

Lurdes disse...

Sr. JCFlores: Também meu avô, já com 76 anos, espera há mais de vinte anos para receber o valor da casa que construiu com sacrifício, e que foi desapropriada pela Prefeitura de São Paulo, para fazer um viaduto.
É uma pouca vergonha este absurdo! Aqui em casa não vamos votar mais em ninguém: é tudo da mesma laia.
Só espero que eles vão arder no mármore dos infernos para sempre!