Taiadablog: Unitau discute a preservação do Rio Paraíba!!!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Unitau discute a preservação do Rio Paraíba!!!


Cerca de 250 pesquisadores, professores, estudantes, profissionais de todo o País e convidados internacionais participam do 2º Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Serhidro-PS), promovido pela Unitau entre os dias 9 e 11 de dezembro, para debater as novas estratégias para a recuperação de áreas degradadas e as formas de promoção da sustentabilidade das diversas bacias afluentes do Rio Paraíba do Sul. Serão apresentados 103 painéis de trabalhos técnico-científicos e apresentações orais.

O evento contará com atividades práticas e análise de fatores relacionados com a qualidade dos recursos hídricos, em um pré-simpósio, no dia 9, às 14h. Serão debatidas medidas referentes à umidade e à infiltração de água no solo e os parâmetros de ambientes aquáticos. Também será discutida a recarga de aquíferos, o tratamento de esgotos com leito de raízes e a análise de solos.

Para o coordenador do evento, Prof. Dr. Getúlio Teixeira Batista, da UNITAU, o seminário é importante, pois busca soluções para os problemas ambientais que o rio Paraíba apresenta. “O Serhidro promove ações de recuperação das áreas degradadas do rio, como discussões e apresentações de estudos pertinentes, para que haja a sustentabilidade e a melhoria da qualidade da água”, explica.

A abertura do Seminário será às 19h30 e contará com a palestra do diretor da Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), Edson Guaracy Lima Fujita, para debater o contexto hídrico atual da Bacia do Paraíba do Sul e as influências dos agentes e demandas da sustentabilidade.

No segundo dia, às 8h30, haverá uma palestra com o Prof. Dr. José Stape, da North Caroline State University, Estados Unidos, para discutir os resultados do estudo de oito regiões do Brasil sobre a relação do uso da água com o eucalipto. Às 9h30, o Prof. Dr. Ricardo Valcarcel, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), ministrará a palestra: “Alternativas de recuperação de áreas degradadas por aspectos econômicos, sociais e ambientais”.

No período da tarde, o Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), abordará temas voltados para os serviços ambientais, como identificação, caracterização, valoração e implantação de programas de fomento.

No dia 11, às 8h30, o Prof. Dr. Antônio José Teixeira Guerra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrará palestra sobre danos socioambientais na bacia do rio Piabanha, afluente do Rio Paraíba do Sul, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. Às 9h30, o Prof. Dr. Henrique Marinho Leite Chaves, da Universidade de Brasília (UnB), abordará os conceitos do programa “Produtor de Água” e os efeitos ligados à quantidade e à qualidade da água em uma bacia.

Para encerrar o evento, às 14h30, haverá a palestra com Fernando Veiga, do The Nature Conservancy (TNC), que discutirá as estratégias de fomento em ações pautadas nos serviços ambientais para a promoção da sustentabilidade em bacias hidrográficas.

O evento será realizado no auditório Prof. Dr. Geraldo Guimarães, no Departamento de Ciências Agrárias, localizado na estrada municipal Dr. José Luiz Cembranelli, 5000, Itaim, Taubaté. Para os interessados em participar do evento, as inscrições podem ser feitas no link http://www.ipabhi.org/serhidro


Detalhes:

2º Seminário de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul (Serhidro-PS)

Data: de 9 a 11 de dezembro

Local do evento: no auditório do Departamento de Ciências Agrárias, localizado na estrada municipal Dr. José Luiz Cembranelli, 5000, Itaim – Taubaté (SP)

Inscrições: no link http://www.ipabhi.org/serhidro/

2 comentários:

Atento disse...

Oi, Jc, não tem nada a ver com o rio Paraíba, mas porque que a "sua fonte" está jorrando água e a da praça da Bandeira não?

Unknown disse...

Para o anônimo que fala da Fonte Luminosa, indico que vá ver a postagem correspondente e seus comentários!