Taiadablog: Trem-Bala: edital exclui estação em S. José!!!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Trem-Bala: edital exclui estação em S. José!!!


Publicada hoje, no Diário Oficial da União a consulta pública para o edital de licitação do Trem de Alta Velocidade, confirmaram-se as previsões de nosso blog, de que já estava tudo sacramentado e a reunião realizada na Câmara Municipal de Caçapava, não teria mesmo como mudar, ou propor mudar alguma coisa no projeto, mesmo porque já estava tudo DECIDIDO, tempos atrás! Valeu a intenção, tão somente!

Segundo o Edital, o trem deverá ter, necessariamente, estações no centro do Rio de Janeiro, no Aeroporto Santos Dumont, na cidade de Aparecida, no centro de São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos, no centro de Campinas e no Aeroporto de Viracopos, também em Campinas. Além disso, outras duas cidades - uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo - devem obrigatoriamente ter estações, mas a escolha ficará a critério do consórcio vencedor.

De acordo com o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, a maior probabilidade é de que sejam escolhidas Barra Mansa (RJ) e São José dos Campos (SP).

Figueiredo explicou que a escolha de Aparecida como estação obrigatória se deu em função do fluxo complementar de passageiros para lá, por conta do turismo religioso que leva milhares de fiéis à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na cidade, no mês de outubro.

Segundo o diretor da ANTT, também há grande quantidade de pessoas que vão para a cidade nos fins de semana, o que ofereceria um fluxo complementar ao dos executivos que se movimentam entre o Rio e São Paulo. "São 7 milhões de pessoas por ano que geram uma pressão enorme sobre o transporte da região. Não podemos deixar de fora (a cidade), já que o trem vai passar por ali", justificou Figueiredo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Voce deve estar muito mal informado, pois segundoa agencia estado São jose dos campos esta incluindo sim para ter uma esação

Unknown disse...

Caro anônimo: procure o edital que saiu no diário oficial de 17 Dez 09 e verá que temos razão. Ficará ao encargo do ganhador da concorrência, a definição de duas outras estações, uma no Rio e outra em São Paulo, que PODEM SER Barra Mansa e São José dos Campos!

José Verdade disse...

É questionavel esta construção do trem bala, pois eu não acredito que o trem deva transportar 7 milhões de pessoas por ano a não ser no ano das Olimpiadas, mas depois disso ele ficara parado no tempo porque não vai haver passageiros para transportar, acho que com o dinheiro que vai ser gasto na construção deste trem poderia melhorar todas as estradas brasileiras, porque uma pessoa de classe media nunca vai querer pagar 217 reais de passagem imaginem um pobre então, para voce ir de São Paulo a Rio de avião será mais barato e rapido do que de trem bala, e é obvio de que o trem devera so atender as necessidades dos turistas estrangeiros mas para o brasileiro continuara sendo inutilizavel.
Apesar que daqui a 6 anos o Brasil sera a 5º maior economia do mundo, e este tipo de transporte significaria um progresso para o pais, mas se o governo quer construir este tipo de transporte deveria pensar na realidade financeira do povo brasileiro, pois no Japão a passagem do trem bala é de 30 dolares em torno de 60 reais, então no Japão a pessoa pode trabalhar em Toquio e morar em Osaka, sento que o mesmo acontece com o Eurotunel. Para a realidade de agora do Brasil acho que seria mais viavel construir um Metrotren como no Chile pois atenderia todas as classes sociais.

Frei Tomate disse...

SJC é que merece a estação, pois por aqui é que se concentra a maior parte da população do Vale do Paraíba (JAC, SJC, CPV e TTÉ).

Aparecida e o fundo do Vale, com o devido respeito às cidades que o compõem, em nada refletem a economia e contingente de nossa região.

Basta ver nas próprias rodoviárias (de Aparecida para lá) os números de ônibus que partem daquelas cidades para Sampa ou Rio, em comparação às quatro supracitadas.

Os políticos devem se atentar a isso, para o melhor proveito da situação e logística da empreitada.

Olhos abertos!