Taiadablog: Mais de seis mil candidatos fazem o Vestibular Unitau 2010 neste sábado

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Mais de seis mil candidatos fazem o Vestibular Unitau 2010 neste sábado

Provas serão realizadas das 14h às 19h em sete locais de Taubaté; familiares e acompanhantes dos candidatos terão recepção especial.

A Unitau recebe, neste sába­do, 12, mais de seis mil candidatos de todo o País para a realização das provas do Vestibular 2010, que oferece 4.590 vagas para 41 cursos. São sete locais específicos para a realização dos exa­mes que, neste ano, serão realizados no período da tarde (das 14h às 19h).

O Processo Seletivo EAD Unitau 2010, que abrange 25 cur­sos a distância, também será realizado neste sábado, das 14h às 16h, em três polos de apoio: Taubaté, Ubatuba e São José dos Campos. O candidato deverá realizar a prova, obrigatoriamente, no polo em que se inscreveu.

Neste ano, a Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa), responsável pela realização do Vestibu­lar da Unitau, conta com um contingente de 700 funcionários e professores na organização do processo seletivo e com o apoio das polícias civil e militar e do Departamento de Trânsito da Prefeitura.

A partir das 10h30, quatro postos de informações estarão de plantão, estrategicamente localizados pela cidade, para garantir uma boa recepção e orientar os candidatos que vêm de todo o País. Neste ano, há candidatos de Estados de todas as regiões do Brasil, como Pará, Amapá, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, e mais de 200 municípios do Estado de São Paulo.

A Unitau criou uma estrutura personalizada para os portadores de necessidades especiais, que necessitam de condições diferenciadas para realizar as provas, e um horário alternativo de realização das provas para os candi­datos da religião adventista, que justificaram oficialmente a impossibilidade de prestar os exames à tarde.

Para os familiares e acompanhantes dos candidatos, a Unitau oferece uma sala de recepção especial, onde haverá uma programação de lazer e entretenimento, com apresentações de humorista, do Show da Física, com a exibição de filmes, com ginástica laboral e com um bate papo sobre a vida universitária.

Além das provas no sábado, os candidatos ao curso de Educação Física terão outro compromisso obrigatório: a realização dos exames médicos, que serão aplicados na segunda-feira, 14 de dezembro, às 9h, para as mulheres, e, às 14h, para os homens, no Departamento de Educação Física.

Para o ano de 2010, a Unitau conta com um Programa de Bolsas de Estudos, que inclui várias modalidades, como a bolsa-mérito, em que o primeiro colocado no vestibular de cada curso ganha 50% de desconto nas mensalidades do primeiro ano, e a bolsa-pontualidade, que oferece 5% de desconto nas mensalidades pagas até o 5º dia útil do mês.

A distribuição dos candidatos nos prédios segue ordem alfabética. Portanto, é necessário identificar em qual prédio o estudante irá realizar a prova, com antecedência, consultando o site www.Unitauvest.com.br, ou, diretamente, as listas afixadas nos locais dos exames. O candidato é proibido de entrar no local dos exames após o fechamento dos portões. Recomenda-se evitar levar para as salas de prova equipamentos, como pagers, notepads, MP3 ou demais equipamentos do gênero. Celulares podem ficar na sala desde que desligados.

A redação continua tendo caráter eliminatório: quem deixar de escrevê-la estará automaticamente desclassificado. Para a prova do Vestibular Unitau 2010, as obras literárias obrigatórias são: O primo Basí­lio, de Eça de Queirós; Martim Cererê, de Cassiano Ricardo; Iracema, de José de Alencar; Ana Terra, de Érico Verísimo, e Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa.

Neste ano, a Universidade de Taubaté não computará a nota da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para efeito de classificação final no Vestibular Unitau 2010. A medida foi adotada devi­do à divulgação do resultado do Enem que, segundo o MEC, será em fevereiro.

Nenhum comentário: