Taiadablog: Protesto de advogados!!!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Protesto de advogados!!!


Estamos recebendo vários emails de antigos e novos leitores do taiadablog, em sua grande maioria advogados que atuam na cidade, dando conta da ocorrência de manifestações de desapreço e desrespeito profissionais, por parte de autoridade judicial que, ao arrepio da legislação vigente e também aos seus códigos de ética, assume postura extremamente rigorosa no trato das questões ligadas ao dia a dia do Fórum, particularmente no que diz respeito à permanência dos citados profissionais, na sala de audiências, quando da realização de audiências.

Este procedimento, conforme regulamentos e demais legislações vigentes, facultam ao advogado, participar, na qualidade de ouvinte-assistente, de audiências não confidenciais, com a finalidade primeira, de facilitar o desenvolvimento e aprimoramento de suas técnicas pessoais e profissionais!

No entanto, têm sido impedidos de participar destas audiências e sentem-se constrangidos de replicar o posicionamento da citada autoridade, receosos de prejuízos no decorrer de sua atuação como profissional.

Além disto, reclamam também, da falta de "calor humano" e respeito profissional e pessoal nas relações advindas da citada autoridade, o que acaba por criar uma intransponível barreira geradora de inimizades e de tensões ambientes que certamente terão reflexo negativo nas atividades rotineiras, com prejuízos, óbviamente, para aqueles que procuram os serviços de advocacia!

É impressionante como o "puder" sobe à cabeça das pessoas, não é? Um Juiz, linhas gerais, é um advogado que passou em um concurso para a magistratura, com vistas a utilizar seus conhecimentos no sentido de proporcionar equilíbrio entre as demandas. Acho que é mais ou menos isto, não é?

Mas continua sendo um advogado e como tal, entendo que deve também submeter-se às regras profissionais existentes que regulam a profissão, pois, no futuro, quando se aposentar como juiz, o magistrado, invariavelmente, retorna à profissão original e passa a advogar novamente!

Além disto, há que se olhar também, o lado pessoal, a educação, o convívio e o respeito pessoal e profissional, que deve existir em todas as profissões, não é mesmo?

12 comentários:

Frei Tomate disse...

Eis, que até finalmente, vc falou num assunto assaz vigente.

É que os "poderes" estão mal representados. Bem mal.

Salve o Rabelo, humilde homem, básico, liberto, desprendido de ego e de vaidades; um lídimo julgador.

Pena da secundária; mas a vida há de ensinar...

É isso, é de amargar.

Parabéns, meu caro e dileto JC, por escancarar à Taiada mais esse imbróglio e desacerto.

Dr. Verdade disse...

A arrogância e a truculência da Dra. Juíza, chegam a constranger os incautos!
Isto é muito ruim porque a expõem perante os advogados e funcionários do Fórum, fazendo desaparecer aquela parceria que faz com os trabalhos fluam!

Armando Belo disse...

Não sei da afinidade do Frei Tomate com o Magistrado mais íntegro e amigo dos advogados,somado ao Ilustre Dr. Pedro Paulo Preuss,que por aqui passou, para trata-lo simplesmente Rabelo. Pois a pessoa humana .íntegra, justa e imparcial como é o Douto Juiz, merece o tratamento de Ilustre Magistrado Sr. Doutor Juiz da 1a. Vara Cível e Criminal. É o nosso pensamento.

Banzo disse...

Falar nisso...Cadê o novo prometido prédio do Forum?
Quem sabe os magistrados desestressassem...

Frei Tomate disse...

Sr. Armando Belo, não há intimidade nenhuma de minha pessoa com o nobre magistrado. Somente quase 13 anos de contato, donde tiramos as afirmativas sobre o seu elevado caráter.

Se o senhor não sabe, em liberdade literata (ainda que aqui não se trate de um poema), a menção pode ser feita somente ao nome da figura, dispensada a formalidade.

É o mesmo que assim se referir ao Presidente da República somente pelo seu nome. Duvido que você fale ou escreva o "Presidente Lula"...

Além do mais, se vc bem leu o escrito, viu que somente existem elogios àquele senhor, desmerecendo maior atenção à sua "indignação" para com esse seguidor do blog.

Seu comentário me pareceu mais um esperneio de ciúmes do que complementação às referências.

Estranho no ninho disse...

A situação é terrível! Ninguém consegue, sem prejuízos, contestar a Juíza!
É preciso que a OAB se manifeste na defesa de seus advogados, não é?
Ou então prá quê serve?

Anônimo disse...

Estranho, voce deve ser mesmo estranho à classe de advogados, pois imaginar que a OAB possa fazer alguma coisa pela advocacia é pretender o impossivel, ainda mais quando se trata da seção de Caçapava, pois ineptos, desinteressados e medrosos, e o que é pior, a que vem ai também nada tem de interessante e com certeza deverá continuar a mesma coisa, tanto que teve uma votação bem contestada pela classe, ante o grande número de nulos e grancos depositados.

Atento disse...

Os advogados têm suas prerrogativas, que estão em seu Estatuto ae, diga-se passagem é lei. Portanto, qualquer violção a elas, os advogados têm que fazer valer os seus direitos na hora do fato. Nada de temer represálias, isso é para os despreparados. Advogado que é advogado não pode temer juiz ou quem quer que seja. Não há hierarquia entre juizes, promotores e advogados. Todos são iguais perante a justiça. Para os que estão se achando prejudicados, existe a Corregedoria e os Tribunais. Não deixem a classe ser humilhada.

Unknown disse...

Os dois juízes são parte de um mesmo fenômeno: aquele que transforma o direito penal num mecanismo de revanche social.”

“Sentenças inconsistentes podem até criar heróis temporários, mas enfraquecem o Judiciário. Magistrados, além de equilíbrio, maturidade e devoção à Justiça, devem também ter senso de medida. Caso contrário, poderão ser chamados de tudo, menos de juízes.”

O que você leu acima é apenas um trecho da seção de Leonardo Attuch, publicada na revista ISTOÉ de Mar 09 sob o título ‘Juízes sem Juízo’.

Merece leitura na íntegra!

Banzo disse...

Apoiado novamente JC.

Anônimo disse...

Acho que o "Atento" está muito certo, pois jamais fui desrespeitado e, diga-se, muito bem atendido pela juíza Doutora Simone. Nas poucas vezes que tive confronto com outros juízes debati a situação no momento, pois estou preparado, ou fui à Corregedoria e fui bem sucedido. O que se dá com a juíza é que os advogados que querem despachar e fazer o que é no meio da classe chamado de "embargos auriculares", o que ela nem outro juiz qualquer deve permitir, pois como diz outro jargão "Com juiz não se fala, se escreve". Classe, acorde.

Armando Belo disse...

Meu caro Frei Tomate, não tenho a mínima pretensão, em confrontá-lo, pois não sou nenhum literato como voce, a ponto de usar as figuras de linguagem em qualquer situação. Assim uso as teorias convencionais de tratamento, que todas as pessoas pelo seu cargo merecem. Meus parabéns a você pela sua cultura além da convencional, a ti eu me reverencio.