Taiadablog: Quadrilhas juninas na Festa de São João !!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quadrilhas juninas na Festa de São João !!!




As apresentações de quadrilhas, características de todas as festas juninas, são destaque na programação da Festa São João de Caçapava 2010, que começa amanhã, dia 18.
Neste ano haverá a participação de dez grupos. Além de quadrilhas de escolas de Caçapava, o evento terá ainda grupos convidados.
É o caso da Quadrilha de Bonecões, um projeto do GAMT e da artista plástica Ana Salles Mota que fará apresentação especial na festa domingo, dia 20, às 20h.
No total, doze bonecões fazem parte do espetáculo, que terá música ao vivo, ao som do grupo Quarteto Mágico, com sanfona, zabumba, triângulo e sax, apresentando o autêntico forró de raiz. É a primeira vez que a quadrilha será apresentada na festa. Os bonecões representam personagens do universo caipira.
Outra atração será a conhecida Quadrilha Santa Terezinha, de Aparecida, que costuma chamar atenção pela marcação diferenciada, pelo grande número de componentes – cerca de 70 pessoas - e pela música, ao som de percussão e sanfona.

A quadrilha surgiu na comunidade do bairro Santa Terezinha, em Aparecida, há 50 anos e virou tradição, passando de pai para filho. Atualmente, é conduzida por Maria Aparecida Santos, a Parê, que está à frente do grupo há 30 anos e gosta de criar coreografias exclusivas para os dançarinos.

A quadrilha cumpre todos os anos roteiro de apresentações pelas principais festas juninas do Vale do Paraíba e também de São Paulo. Segundo Maria Aparecida Santos, o trabalho do grupo ganhou ainda mais destaque ao vencer, há sete anos, concurso estadual de quadrilhas, disputado por 32 cidades do Estado de São Paulo.

A Terceira Idade também estará representada na programação de quadrilhas por meio da apresentação da Quadrilha Mensageiro da Alegria, de Taubaté, que traz sua coreografia desenvolvida por cerca de 30 integrantes. O grupo se apresenta na abertura da festa, sexta-feira, dia 18, a partir das 20h. É o segundo ano que a quadrilha participa do evento.

Já o público infantil é destaque nas quadrilhas de várias escolas de Caçapava, com idade a partir de 6 anos de idade.

A alegre Quadrilha do Balaio, da comunidade Nossa Senhora da Boa Esperança, de Caçapava, é outra atração da festa. Comandada pelo Cônego José Luciano Matos, o grupo se apresenta dia 26 e chama atenção do público por unir pessoas de várias idades, entre elas o próprio padre Luciano, que costuma participar da brincadeira fazendo o papel de noivo na quadrilha.

Um comentário:

Claudia Resende disse...

Como parte da programação, ontem teve desfile de carros de boi. Apesar de dar muita pena ver a carinha dos animais fazendo o triste papel pelas ruas da cidade, respeito a tradiçao. Logo atras deles a alegria das pessoas dançando musicas de festas juninas tradicionais, crianças sobre os carros, ate ai, digamos que tudo bem.
Dois destaques absurdos; um "ser" conduzindo um carro de boi com duas parelhas sendo que a primeira parelha proxima a ele que estava no chao, extremamente nervosa acho que pelo barulho e o cidadao nao a controlando. Tava ameaçando dar nos coitados e eu, por tabela nele.
Segundo, um casal, enorme de grande, acompanhado de uma criança sobre uma charrete minuscula, puxada por um pobre cavalinho totalmente desproporcional, COM SOM NO ULTIMO VOLUME TOCANDO MUSICA COUNTRY!!!! E MAIS, roupinha de cowboy.
Com a palavra a organização do evento que não tinha ninguem para vetar esta ação. Alias os unicos ali era a guarda municipal tentando fazer milagres no transito.