Taiadablog: Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil !!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil !!!


A ligação entre a cidade e a vida e obra do escritor Monteiro Lobato, levou a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara Federal, a conceder do título de Capital Nacional da Literatura Infantil para o município de Taubaté.

Como todos sabem, Monteiro Lobato é natural de Taubaté e o Sítio do Picapau Amarelo – local onde nasceu, é considerado atualmente um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil.

Ali funciona o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, que é o mais visitado do interior de São Paulo e o quinto mais visitado do estado, ficando atrás apenas de grandes centros culturais como o Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Pinacoteca do Estado e Catavento Cultural e Educacional (todos localizados na capital).

O projeto de lei 5.255/09, de autoria do deputado federal Roberto Alves, que concede o título a Taubaté, também teve parecer favorável da Comissão de Educação e Cultura (CEC). Com isso, o projeto não precisa ser votado em plenário. Agora, ele segue para votação pelo Senado.

Para o prefeito Roberto Peixoto, a aprovação do título de Capital Nacional da Literatura Infantil reforça a vocação cultural e turística de Taubaté. “Nossa cidade sempre se destacou por ser o berço de Monteiro Lobato e, com esse título, ganha um destaque merecido em nível nacional”, completou.

2 comentários:

Fabricio Correia disse...

Prezado JC FLores,

O projeto de lei que confere o título de Capital Nacional da Literatura Infantil, de minha autoria, apresentado pelo pastor Roberto Alves, é uma demonstração inequívoca da vocação do Vale do Paraíba para a cultura.

Apresentei primeiramente o projeto em sessão da Academia Caçapavense de Letras, e ao debater o presente projeto com o parlamentar, obtive sua aprovação para a redação e apresentação do projeto.

Nossa motivação, mais do que homenagear Monteiro Lobato, foi inserir a região em programas de fomento a leitura e a produção cultural.

Taubaté, será contemplada, caso haja a aprovação do Senado e a promulgação do Presidente da República, com recursos do Governo Federal para estruturação turística, além de ter voltada para a cidade a atenção da mídia especializada mundial.

Nesse sentido o deputado estadual Mozart Russomano, com base em nosso projeto, também apresentou a propositura no âmbito estadual, conferindo a Taubaté o título de capital da literatura no Estado de São Paulo.

Nosso próximo passo é elaborar um projeto de lei, instituindo a Semana Nacional Monteiro Lobato.

Sigo atento a missão de colaborar para que o Governo Carlos Vilela alcance os importantes propósitos a que se dispõem.

Parabéns, a Taubaté por mais esta importante conquista.


Fabrício Correia,
Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer

DiegoCM disse...

Parabêns FABRICIO pela iniciativa, Lobato não só nasceu em Taubaté, como muitos coisas, fatos e pessoas foram inpirados aqui em suas obras infantis. fato que existem provas contudentes.
Merecido título á Taubaté!