Taiadablog: Dezembro 2012

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um presente muito especial ao leitor do Taiadablog !!!

Através desta belíssima apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, esperamos agraciar nossos leitores com este concerto especial para o último dia do ano de 2012!

Desejamos a todos, nossos votos de um novo ano repleto de saúde, felicidades e paz! Que todos os seus desafios sejam superados!

Feliz 2013 !!!

2012, o ano em que o molusco virou piada de salão !!!

Com o ano se acabando de rir das “faxinas” da Dilma, do PIBão do Mantega, das seis mil creches que viraram sete unidades, da transposição do rio São Francisco que secou, sabe da última? O molusco vai falar a verdade, Carlinhos Cachoeira será candidato a senador, Dirceu será presidente de Cuba, Rose Noronha vai morar em Porto Seguro, 170 milhões sairão da miséria e todo “vagabundo” terá direito a ar condicionado. Ah, e tem aquela que o molusco contou do Joaquim, mas fica para amanhã, após a tradicional distribuição de troféus 
 
Prêmio Mequetrefe
O matemático Oswald de Souza entregará o troféu a Delúbio Soares, que acertou as contas do PT, mas errou a piada de salão. É uma vaquinha que faz “muuu”, para ele colocar no presépio da cadeia.  
 
Troféu Pinóquio
De tanto ganhar, ele já é hors concours honoris causa: vai para Lula, pela obstinada persistência no desconhecimento de tudo. Não deverá sair de costas da festa, porque o prêmio é uma faca. Afiada.
 
Prêmio Baiana do acarajé
Pela intimidade com Porto Seguro, redes submersas, peixes graúdos e moluscos tipo lula, o prêmio é de Rosemary Noronha: uma saia de baiana vermelho-PT das lojas Marisa para ela enfim rodar em 2013.
 
Troféu Osama bin Laden
Vai para o ditador Bashar al Assad, que comprou a Síria e jogou a chave fora. Prêmio em nome do finado barbudo dá azar? Tomara!
 
Troféu Efeitos Especiais
É de Sérgio Cabral e Fernando Cavendish, criadores do “Guardanpo Style”. Foram a Paris de asa Delta, multiplicaram pães e peixes e transformaram água em vinho no Ritz e nem precisaram pagar a conta.
 
Prêmio Lanterna mágica
Todo “poste” precisa de luz e assim o troféu vai para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. A mágica fica por conta de Kassab, que lhe dá três opções na prova do Enem para destruir São Paulo de vez.
 
Troféu Rolando Lero
Amado mestre Lewandowski, o prêmio é seu por votação unânime transitada em julgado. Data vênia será entregue no STF pelo colega Rolando Lero Jr., conhecido pelos pares e ímpares como Tóffoli.
 
Prêmio Tiririca
Presidente do “circo”, Marco Maia caprichou na lona da Câmara dos Deputados, e se superou no final do ano ameaçando colocar grade também. Seu colega Tiririca entregará o prêmio: um nariz de palhaço.
 
Prêmio Avestruz de Bronze
O vencedor é o Movimento Negro, que ignorou a posse do primeiro negro na presidencia do Supremo Tribunal Federal, certamente porque Joaquim Barbosa não recorreu a políticas de cotas para subir na vida.  
 
Troféu Chave de Cadeia
Sabendo usar, não vai faltar. Carlinhos Cachoeira ganha o prêmio de Marcos Valério, vencedor de 2011, que não vai à cerimônia por uma inexplicável “dor de garganta profunda”. Pastilhas Valda nele.
 
Troféu Fuleco
A transposição do São Francisco, os “800 aeroportos”, o PAC, o trem-bala, Minha Casa, Minha Vida e outros contos da Carochinha ganham a réplica do mascote das Olimpíadas pelo conjunto da falta de obra.
 
Troféu Lamparina de Plástico
Vai para Dilma, que adora luz, mas hoje faltou. Com o apagão geral na economia, ainda ficou de “vela” de mensaleiros e outros mequetrefes do alto escalão que agem no escurinho e mentem às claras.
 
Troféu Picareta de ferro
Ganham grevistas do serviço público federal, que infernizaram a vida dos que lhes pagam salário. Para aprenderem a quebrar uma pedreira.
 
Troféu Óleo de Peroba
O produto favorito de nove entre dez políticos vai em spray para o deputado condenado José Genoino passar na cerimônia de posse na Câmara, dia 2. Seu ex-colega João Paulo Cunha declinou da entrega porque tem que pagar a conta atrasada da Net no Banco Rural.
 
Cordão da bola preta
O animado bloco dos 25 mensaleiros promete sair com tudo neste Carnaval com o enredo “Chama o chefe”. Além das bolas de ferro, ganham pijamas listrados, numa cerimônia em regime fechado.
 
Troféu Garganta profunda
Nem adianta ameaçar se jogar da 6ª economia do mundo para a 5ª: o troféu é do ministro Mantega, que já está rouco de tanto engolir PIB pequeno e agora terá que engolir o PIBão prometido pela Dilma.
 
Prêmio Mortal Combat
Joaquim Barbosa e Lewandowski fizeram por merecer o cinturão de ouro na luta verbal de sopapos jurídicos no ringue do mensalão. A entrega será no Carnaval, quando os mensaleiros poderão “dançar”.
 
Prêmio BNDEX
Ganha o incrível bilionário Eike Batista, que conseguiu ficar mais pobre com nosso dinheiro. A nota de 7 dólares será entregue pelo filho Thor, deus nórdico da velocidade, para o pai investir na Ilha da Fantasia.
 
Prêmio Flauta de ouro
O troféu é do leitor, para enfrentar em 2013 o Ano da Cobra, importado dos chineses por uma merreca. Toque bem alto para espantar o bicho, que parece pior que Dragão em férias. Feliz Ano Novo!
 
Medalha Cartola
Vai para a Rosemay, a outra chefe de gabinete do ex-presidente molusco, confirmando que as Roses não falam, apenas exalam certos odores.
 
Troféu Frango de Macumba
"Misinfio Zé Dirceu, seus caminho tá mais cruzado que porta de xadrez. Tu mexeu na farofa dos Tranca-Rua da Justica e agora os caboclos querem de volta a marafa que tu roubou. Pega uma cachaça com teu guia de cego, dez velas com o ministro da Luz e bota o despacho na porta do tal de Supremo. Se devolverem, te entrega, Corisco!".

Perigosos privilégios !!!


Membros da alta burguesia petista estão, dizem, se mobilizando diante das autoridades carcerárias para obter alguns privilégios para os petistas condenados na ação penal do mensalão. Entre eles estariam não raspar a cabeça, não transitar algemado nos deslocamentos internos e externos para eventuais audiências e não usar uniforme de presos nas penitenciárias.
A pretensão, além de insolente, se for verdadeira causa um grave problema para os petistas apenados, entre eles Zé Dirceu, Delúbio Soares, o maleiro petista Marcos Valério e outros cúmplices que cumprirão as condenações inicialmente em regime fechado. O privilégio certamente ofenderá a "colegagem" carcerária, trazendo à cena a possililidade de justiçamento pelo bandidel, nas regras de "honra" do sistema carcerário.

É bem provável que os próprios reeducandos petistas não aceitem tal situação, pois certamente saberão, no momento que pisarem nas penitenciárias, que não é razoável merecer privilégio negado aos demais. Na prisão, os valores são diversos. Ser faxina, por exemplo, é para os "considerados" da bandidagem, pelo trânsito que têm nas dependências da cadeia.

As noites são longas e os gatos são pardos também de dia. Ser peixinho das autoridades não costuma ser uma boa opção no pedaço, tem cheiro de morte, de estupro, essas coisas.

Henrique Rinco: o novo prefeito de Caçapava !!!

O prefeito eleito Henrique Rinco, em reunião com assessores nesta manhã de segunda feira, 31 de Dezembro de 2012, deliberando estratégias para começar o ano de 2013 com o pé direito!
 
 
A posse do novo prefeito, do vice prefeito Dr. Jairo Junqueira  e de todos os vereadores, ocorrerá amanhã, às 17 horas no Clube Jequitibá, estando convidada toda a população de Caçapava!

Mais bagunça na Câmara de Caçapava !!!

 
Meus amigos a reunião extraordinária da Câmara Municipal de Caçapava, que está acontecendo neste momento, já não nos desperta interesse quanto ao resultado das votações, as quais, líquido e certo, serão derrubados, um a um, pelas ações judiciais que virão!

O que mais nos preocupa, no momento, é o nível de baderna que impera no ambiente da Câmara Municipal, praticado por meia dúzia de gatos pingados que usam a violência e a gritaria para tentar impor argumentações de pouco ou nenhuma solidez, em sua maioria ligadas à reinvidicações de caráter pessoais que não podem e não devem fazer parte do complexo de manifestações públicas dos munícipes em geral!

Entendo que a maioria não pode ser prejudicada por um grupelho chiita que busca a desordem para esconder desequilíbrios psiquiátricos pessoais próprios de quem não consegue, esféricamente, argumentar por outros meios que não o a violência e da gritaria!

Situação lamentável que, entretanto, sómente ocorre, por culpa exclusiva dos representantes maiores da Câmara Municipal, quer seja o seu presidente e também pelos responsáveis da administração geral do ambiente da Câmara!

Por mim, estes arruaceiros, após cadastrados, deveriam ser, a bem da harmonia ambiental na Câmara, impedidos de entrar, em caráter definitivo!

Filas imensas na busca dos 230 milhões !!!

Todas as lotéricas de Caçapava, estão com filas imensas, neste instante, com gente em busca dos tão sonhados R$ 230 milhões. Esperança é a última que morre, não é? Inclusive a minha!

Hillary Clinton está internada em NY !!!

Foto
SECRETÁRIA DE ESTADO HILLARY CLINTON

A secretária de Estado americana Hillary Clinton foi internada ontem (29) em um hospital de Nova York com coágulo no cérebro. Os americanos demonstram preocupação, pois ela não aparece em público desde que teve um desmaio, há 15 dias. De acordo com o boletim médico, Hillary está sendo medicada. A secretária está em observação e segue sem previsão de alta.

Complicações e risco !!!




 

Falando em tom grave o vice-presidente Nicolás Maduro anunciou nesta noite, em rede nacional de rádio e TV na Venezuela, que Hugo Chávez enfrenta complicações pós-operatórias, 19 dias após a cirurgia abdominal para retirar tecido canceroso. 

Com quadro de infecção respiratória ainda não controlado, Nicolás Maduro afirmou que o caso não exlui risco e que vai permanecer em Cuba "pelas próximas horas" junto com a família do presidente.

Segundo consta, o pimpolho já estaria morto há pelo menos duas semanas. De qualquer forma, chegou a hora do ACERTO FINAL! 

Rá !!! 

domingo, 30 de dezembro de 2012

Mais barato que o gol !!!



Montado sobre uma nova platafoma global da Volkswagen o Up!, mais barato que o Gol, chega em 2013. Seguindo a tendência internacional de carros compactos e econômicos, ele vem com motor de três cilindros, já preparado para rodar com etanol na versão flex. Chega na metade do ano e ainda não tem preço definido, para as várias versões que terá no Brasil.

Me engana que eu gosto !!!





O poeta maranhense Ferreira Gullart encerra o ano publicando hoje mais uma espinafrada em Lula e no PT.

"O cara acha que Lula encarna a luta contra a desigualdade, identifica-se com ele e, por isso, não pode acreditar que ele seja corrupto. Consequentemente, a única opção é admitir que o Supremo Tribunal Federal não julgou os mensaleiros com isenção e que a imprensa mente quando divulga os escândalos.

PT é exemplo disso: nasceu prometendo fazer no Brasil uma revolução equivalente à de Fidel em Cuba e terminou como partido da Bolsa Família e da aliança com Maluf e com os evangélicos.

Esses são fatos indiscutíveis, que tampouco Lula tentou ocultar: sua aliança com os evangélicos é pública e notória, pois chegou a nomear um integrante da seita do bispo Macedo para um de seus ministérios. A aliança com Paulo Maluf foi difundida pela televisão para todo o país.

Quando no governo Fernando Henrique surgiu o medicamento genérico, os lulistas propalaram que aquilo era falso remédio, que os compridos continham farinha. E não os compravam, ainda que fossem muito mais baratos. Esse tipo de eleitor mente até para si mesmo.

Não obstante, uma coisa é inegável: os dirigentes petistas sabem que tudo é verdade. O próprio Lula admitiu que houve o mensalão ao pedir desculpas publicamente em discurso à nação.

Por isso, só lhes resta, agora, fingirem-se de indignados, apresentarem-se como vítimas inocentes, prometendo ir às ruas para denunciar os caluniadores. Mas quem são os caluniadores, o Supremo Tribunal e a Polícia Federal? Me engana que eu gosto!"

Amanhã mais uma Armadilha na Câmara Municipal de Caçapava !!!

Nesta segunda feira, dia 31 de Dezembro de 2012, às 10,00 horas da manhã, será realizada mais uma sessão (esperemos que a última) extraordinária da Câmara Municipal de Caçapava, com o objetivo de aprovação do Plano de Carreira dos servidores municipais, assunto este que sequer entrou em pauta com o sindicato representante da classe e não foi discutico legal e adequadamente por nenhum servidor público municipal !

Trata-se evidentemente de mais uma artimanha da atual administração municipal, visando certamente, a aprovação de medidas geradoras de custos financeiros de porte, a serem enfrentados pela administração do prefeito eleito Henrique Rinco, com o que não se pode concordar!

Entendo, inclusive, que o atual prefeito deve ser responsabilizado judicialmente por este tipo situação que, mais do que melhorar o padrão de remuneração dos servidores municipais, visa unicamente, criar embaraços financeiros ao próximo prefeito, com a aprovação de medidas totalmente fora dos padrões de negociação com os servidores, os quais também encontram-se revoltados, por estarem sendo usados de forma tão vil!

A população deve comparecer em massa, para esta reunião extraordinária da Câmara, amanhã, dia 31, às 10 horas e pressionar (sem violências) os senhores vereadores, a votarem pelo NÃO, à este tipo de manobra política agressiva e ilegal!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Tsunami em Maresias em 2009 !!!

Foto sem palavras !!!

STF manda fechar agências dos Correios que não passaram por licitação !!!

 
O ministro Joaquim Barbosa decidiu que as franquias dos Correios que não passaram por licitação deverão ser fechadas. A decisão foi anunciada ontem (28) pelo Supremo Tribunal Federal. 
 
Quase 900 das franquias, que realizam uma espécie de serviço terceirizado para os Correios, não passaram por licitação antes de serem contratadas. As agências funcionavam amparadas por um decreto, que permitia que permanecessem abertas até setembro deste ano, quando deveria ser substituídas. 
 
Barbosa afirma em sua decisão, que o repasse de dinheiro às agências contratadas de forma irregular configura "lesão ao erário".

A reforma ortográfica foi adiada !!!




 

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi adiado por três anos, Entraria em vigor daqui a quatro dias e agora, em 1º de janeiro de 2016. 

O novo prazo consta em decreto presidencial publicado ontem, no Diário Oficial da União. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe o assinaram em 1990.

Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos. No Brasil, foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009.

Visa a padronização da língua portuguesa e no geral é mais racional. No caso dos hífens, os manteve só entre palavras juntadas por consoantes, como super-homem. Junção de consoantes com vogais o perdem, caso de sulamericano. Voo, enjoo, leem e feiura perderam o acento, assim como ideia, europeia.

Há um caso que ficou meio quadrado, o do pára, do verbo parar que não leva mais acento, e para, preposição. A chuva pára São Paulo fica melhor, não cria confusão, caso de a chuva para são paulo. Ou, falta de dinheiro pára as compras, que não é o mesmo que falta de dinheiro para as compras. Essa é uma das regras que o Taiadablog não adotou, enquanto não é obrigatória. Aqui, o pára, do verbo parar, continua levando acento.

De Pequim a Cantão !!!




 

Enquanto no Brasil se completam tres anos do lançamento da idéia do Trem Bala SP-Rio, sem que absolutamente nada tenha saído do papel, e com certeza, nem vai sair, os 2.298 Km da linha de trem mais rápida do mundo, ligando Pequim à metrópole de Cantão no sul do país, foram percorridos em 7 horas e 59 minutos pela composição que fez a viagem inaugural. 

É menos da metade das mais de vinte horas que demoram os mais rápidos trens convencionais, que circulam numa linha paralela.

Os trens passam por seis províncias nas quais vivem cerca de 600 milhões de pessoas - quase a metade da população nacional -, e agora o próximo desafio é a linha Zhengzhou-Xuzhou, que fará a ligação direta entre as ferrovias Pequim-Cantão e Pequim-Xangai.

Circularão a cada dia pela nova linha, cobrindo parcial ou totalmente o trajeto, 155 trens. Os bilhetes custarão 700 ou 800 iuanes (R$ 229 ou R$ 262) para a classe turística, ou o dobro nos vagões de luxo, neste caso um preço muito alto e pouco competitivo em relação ao dos aviões.

Recentemente foi inaugurada outra importante linha, entre Pequim e Harbin (vizinha à Rússia), a primeira do planeta na qual os trens-bala circulam por montanha, que unida à abertura da Pequim-Cantão faz com que os viajantes na China possam viajar do extremo norte ao sul do país em alta velocidade.

Está vendendo !!!




 

Abílio Diniz vendeu vendeu 1,7 milhão de ações preferenciais do Grupo Pão de Açúcar ao valor aproximado de R$ 155 milhões, o equivalente a 0,65% capital total da companhia. 

Trata-se da primeira venda realizada por Diniz, pelo Fundo Santa Rita que controla os investimentos da sua família, desde que ele passou o controle da empresa ao grupo francês Casino em junho. O valor levantado deve ser usado para a compra de ações de outras companhias.

A operação não muda a estrutura de controle da empresa. O Pão de Açúcar continua sendo comandado pela holding Wilkes, em que 47,5% das ações ordinárias pertencem a Abilio Diniz e 52,5% ao Casino. Isso significa que o empresário brasileiro mantém seus direitos sobre a companhia e seu cargo de presidente do conselho de administração.

A venda de ações começou neste mês, quando Abilio passou para o Santa Rita 24 milhões das 35,6 milhões de ações preferenciais que detém. A transferência para o fundo, que existe desde 2007, se deu como parte de uma estratégia para "profissionalização da gestão do patrimônio e diversificação do grupo da família Diniz.

Na semana passada, em mais um lance da disputa entre os sócios Abilio Diniz e Casino, que se estende desde meados do ano passado, o empresário brasileiro entrou com um pedido de arbitragem na Câmara de Comércio Internacional para que o grupo francês "se abstenha de praticar ações que violem seu cargo como presidente do Conselho de Administração". A medida foi uma resposta, entre outras, ao formato de comitês de gestão recentemente criados pelo Casino. 

Este senhor, o Diniz, tem que aprender um pouquinho sim, de administração financeira e comportamente diante de uma holding, onde exerce papel minoritário: Só fala grosso, quem é majoritário e não tem esta de, em sendo minoritário, o maior deve respeitar o menor: até por força das rotinas do dia a dia, o menor é rechaçado do complexo de comando, reduzindo-se a um espectro jogado num cantinho empoeirado!

Vamos baixar a bola um pouco, meu senhor!

Câmara Municipal de Caçapava convida para a posse !!!


A sessão solene de posse dos eleitos para os cargos de vereadores, prefeito e vice-prefeito de Caçapava será realizada no dia 1° de janeiro, às 17 horas, no Clube Jequitibá.

A sessão será presidida pelo vereador eleito com o maior número de votos nas eleições, Paulo Lanfredi (PRB).

Ao término da sessão solene, os 10 vereadores deverão ir até a Câmara Municipal de Caçapava para a sessão especial que irá eleger a Mesa Diretora (presidente, primeiro secretário, segundo secretário e vice-presidente) e os componentes das comissões permanentes para o ano de 2013.

Os vereadores eleitos que tomarão posse são: Arnaldo Neto (PSC), Lucio da Pastelaria (PSDB), Marcelo Prado (PT), Miltinho (PTN), Neguinho da ABC (PSC), Paulo Lanfredi (PRB), Prof Ney (PTB), Reinalma Montalvão (PSD), Ricardinho (PRB) e Sena (PRP), além do prefeito Henrique Rinco (PSDB) e vice-prefeito Jairo Junqueira (PTB).

Toda população está convidada para as sessões.

Queima de fogos prejudica humanos e animais !!!

O aparelho auditivo de uma criança se forma ainda na vida intrauterina. Apesar disso, as conexões do ouvido com o cérebro vão se estabelecendo gradualmente. 
 
Assim, mesmo ouvindo bem, uma criança com cerca de um ano ainda não sabe interpretar os sons que chegam até ela. Por isso mesmo, às vezes, toma sustos com ruídos que nem são tão altos assim.

E se isso acontece e é muito natural que a criança também se mostre irritada ou com medo ao ouvir sons repentinos e altos, como os que resultam da queima de fogos típica das festas de fim de ano.

Mais do que assustar, um ruído desse tipo pode lesionar os ouvidos, prejudicando a audição em diferentes níveis, dependendo do quanto seu filho estiver próximo da fonte geradora do som. Além da perda auditiva, a criança pode permanecer escutando um zumbido por um longo tempo se for exposta a um som intenso.
 
A poluição sonora causada pelos fogos de artifício, incomodam também aos cães e gatos, pássaros, pessoas idosas e doentes, além de terem se transformado numa das principais causas de dano ambiental dos tempos de hoje!
 
Entendo que a gravidade do assunto é de tal monta, que deveria ser incluida na pauta dos grandes foruns mundiais que tentam reverter os danos ambientais causados pelo homem!
 
É claro que uma campanha de esclarecimentos em relação ao problema, ajudaria e muito a minimizar e, com sorte, até acabar com o problema e isto já tem sido objeto de muita ação nas redes sociais!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MRV é inserida novamente na lista suja do trabalho escravo !!!


A MRV Engenharia, uma das principais construtoras do país, e outras 55 pessoas jurídicas e físicas foram incluídas na atualização de dezembro do cadastro de empregadores flagrados explorando pessoas em situação análoga a de escravos, conhecido como a “lista suja” do trabalho escravo. Mantida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a relação é atualizada semestralmente desde novembro de 2003.

A MRV foi reinserida no cadastro por conta de um flagrante na construção do edifício Cosmopolitan, em Curitiba (PR), onde 11 trabalhadores foram resgatados em 2011. A primeira vez que a construtora entrou na relação foi em julho deste ano por conta de flagrantes nas obras dos condomínios Parque Borghesi, em Bauru, e Residencial Beach Park, em Americana, no interior paulista.
Obra da MRV na capital paranaense flagrada 
com trabalho análogo ao de escravo

A “lista suja” tem sido um dos principais instrumentos no combate a esse crime, através da pressão da opinião pública e da repressão econômica. Após a inclusão do nome do infrator, instituições federais, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o BNDES suspendem a contratação de financiamentos e o acesso ao crédito. Bancos privados também estão proibidos de conceder crédito rural aos relacionados na lista por determinação do Conselho Monetário Nacional. Quem é nela inserido também é submetido a restrições comerciais e outros tipo de bloqueio de negócios por parte dos cerca de 400 signatários do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – que representam 30% do PIB brasileiro.

O nome de uma pessoa física ou jurídica é incluído na relação depois de concluído o processo administrativo referente à fiscalização dos auditores do governo federal e lá permanece por, pelo menos, dois anos. Durante esse período, o empregador deve garantir que regularizou os problemas e quitou suas pendências com o governo e os trabalhadores. Caso contrário, permanece na lista. Ao todo, 31 nomes de empregadores saíram da lista nesta atualização.

Seguem os principais trechos da matéria de Daniel Santini e Maurício Hashizume, da Repórter Brasil, sobre a atualização do cadastro:

A empresa, uma das principais construtoras do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, chegou a ter a concessão de crédito suspensa pela Caixa Econômica Federal por ter entrado na lista. Após acionar a Justiça, porém, a MRV foi beneficiada por liminar concedida em 48 horas pelo ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, que suspendeu a inclusão no cadastro. Com faturamento bruto de mais de R$ 2,5 bilhões em 2011, a empresa esta entre as sete maiores construtoras do país, de acordo com informações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, organização que reúne 62 sindicatos e associações patronais do setor.

O avanço no setor de construção de habitação popular garantiu o crescimento e conquistas. A empresa terminou 2011 como a construtora com maior lucro das Américas, segundo a Economatica, e alcançou o posto de terceira maior construtora brasileira no ranking da ITC, ambas consultorias empresariais que fazem levantamentos sobre o setor.

De olho em novos investimentos do governo federal em programas de moradia, o presidente e fundador da MRV, Rubens Menin Teixeira de Souza, defendeu a revisão de valores do programa Minha Casa Minha Vida em palestra para analistas em agosto. Rubens é um dos seis brasileiros incluídos em 2012 na lista de bilionários organizado revista Forbes.

A ascensão da MRV, porém, tem sido marcada por problemas. Além dos flagrantes de escravidão, a empresa enfrenta questionamentos também relacionados ao que o Ministério Público do Trabalho (MPT) classifica como exploração irregular sistemática de mão de obra nos canteiros. No primeiro semestre o MPT fez representação inédita acusando a empresa de “dumping social” à Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (SDE/MJ) solicitando abertura de um procedimento administrativo para apuração do conjunto de infrações que envolvem a empresa no âmbito do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A reportagem tentou por e-mail e telefone ouvir representantes da construtora sobre a nova inclusão. Ninguém da assessoria de imprensa, porém, foi encontrado nesta sexta (28).

Veja, no mapa abaixo, os flagrantes dos empregadores incluídos nesta atualização da “lista suja”: Visualizar Atualização semestral da “lista suja” do trabalho escravo em um mapa maior

Observação deste blog: A MRV foi incluída na primeira vez em 31 de julho deste ano. Às 10h18 do dia 01 de agosto, as ações da MRV chegaram a cair 6,18% na Bolsa de Valores de São Paulo. Depois recuperaram-se um pouco e fecharam em queda de 3,86%. Quando ela obteve decisão liminar favorável e deixou a relação, suas ações recuperaram-se.

No dia 16 de agosto de 2011, veio à público o resgate de trabalhadores em condições de escravidão contemporânea em oficinas de costura que forneciam para a Zara. No dia 19 de agosto, as ações da espanhola Inditex, dona da Zara e de outras marcas de roupas, fecharam com uma queda de 3,72% na Bolsa de Madri. As ações chegaram a recuar mais de 4% ao longo do dia. E em 31 de dezembro de 2009, a Cosan, gigante do açúcar e álcool, foi inserida na “lista suja” por conta de trabalho análogo ao de escravo relacionado à sua unidade de Igarapava (SP). Após o feriado, as ações da empresa caíram nas bolsas. Por exemplo, sem contar quedas de outros dias, no dia 7 de janeiro, as ações tiveram desvalorização de 5,32% na Bovespa e os American Depositary Receipts da Cosan Limited caíram 3,46% na Bolsa de Nova Iorque. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social havia decidido suspender, em caráter preventivo, “todas as operações com a empresa” até que ela saísse da lista. O Wal-Mart, entre outros mercados, divulgaram a suspensão de todas as compras de açúcar União e Da Barra.

Além de serem grandes (a Cosan, até o acordo com a Shell, era considerada a maior empresa de açúcar e álcool do mundo; a Inditex é uma das maiores empresas de vestuário do planeta; a MRV é a companhia de construção com o maior lucro das Américas no ano passado), todas sofreram com a reação do mercado por conta do envolvimento de seus nomes em casos de trabalho escravo contemporâneo. Não porque o mercado seja “bom” e queira proteger trabalhadores. Não é uma questão moral, mas sim de percepção de risco ao investimento.

Pois mesmo que essas quedas nas bolsas de valores, registradas acima, tenham desaparecido nos dias seguintes ao ocorrido, elas funcionaram como um alerta para a empresa e para o setor em que estão inseridas.

O livre mercado depende do acesso pleno às informações para que decisões de negócios sejam tomadas considerando-se todas as variáveis possíveis. Portanto, a “lista suja” do trabalho escravo tem sido peça fundamental no processo de garantir transparência às variáveis relevantes e dar mais segurança aos atores econômicos. 
 
Confira abaixo as inclusões e exclusões da atualização divulgada:

Inclusões e Exclusões da “Lista Suja” do Trabalho Escravo
Entraram em 28/12/2012

Ademir Furuya    311.073.381-15
Adolfo Rodrigues Borges    013.202.708-91
Agro Mercantil Baseggio Ltda    83.507.137/0001-64
Agropecuária Pôr do Sol Ltda – ME    00.198.189/0001-79
Ambiental Paraná Florestas S. A.    76.013.937/0001-63
Ana Salete Miotto Lorenzetti    369.643.879-00
Antônio Carlos Françolin    627.916.998-72
Antônio Roberto Garrett – ME    13.627.789/0001-57
Carvan Indústria e Comércio de Carvão Vegetal Ltda – ME (PLANTERRA Comercial Ltda – EPP)    04.185.934/0001-04
CIFEC Compensados da Amazônia Ltda    04.470.498/0001-07
Cleiva Alves da Silva – ME    04.598.076/0001-11
Complexo Agroindustrial Pindobas Ltda    28.477.313/0010-45
Conrado Auffinger    294.843.919-15
Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda – COAGRO    05.500.757/0001-68
Coracy Machado Kern 084.221.251-53
Décio Pacheco & Cia Ltda    76.986.702/0001-58
Dilcelani Silva do Prado    985.730.801-59
Edilson Lopes de Araújo    967.023.704-15
Elizeu Sousa da Silva    698.837.183-49
Emídio Nogueira Filho    661.389.738-87
Ervateria Giotti Ltda – EPP (Giott e Basi Ltda EPP)    03.744.353/0001-94
Ervino Gutzeit    009.180.752-20
Francisco Gil Cruz Alencar – EPP    05.633.466/0001-48
Geraldo Otaviano Mendes    909.298.296-20
Gilberto Afonso Lima de Moraes    508.651.372-34
Green Ambiental Projetos e Execuções Ltda – ME    03.399.173/0001-12
Hélio Duarte Soares    044.549.318-60
Jairo Luiz Alves    035.734.866-49
José de Paula Leão Junior    745.499.798-87
José Essado Neto    015.866.531-72
José Gonçalves Rolo    368.166.398-04
José Pereira Barroso    163.045.602-06
José Queiroz    004.699.636-20
Josué Agostinho da Silva    045.162.494-72
Liro Antônio Ost    163.090.060-53
Luiz César Costa Monteiro    319.833.161-72
Luiz Ney de Lima    523.463.742-53
Marcelo Kreibich    430.066.711-04
Marcos André Mendes de Castro    627.682.202-72
Marcos Nogueira Dias    066.315.332-87
Markus Josef Dahler    035.394.498-09
MRV Engenharia e Participações SA    08.343.492/0002-00
Obiratan Carlos Bortolon    445.452.319-34
Onivaldo de Oliveira Paracatu    450.490.501-97
Priscilla Bressan Bagestan    015.780.849-11
Renato Sérgio de Moura Henrique    989.028.061-20
Ronaldo Rebert de Menezes – ME    09.036.764/0001-01
Rubens Ramos de Moura    001.705.931-34
Rubens Roberto Rosa    955.424.858-04
Selson Alves Netto    159.949.706-97
Sigma Florestal Indústria e Comércio Ltda – EPP    08.259.718/0001-09
Tárcio Juliano de Souza    654.016.702-49
Transportadora M G Ltda – ME    22.715.262/0002-56
Valdemar Osvaldo Gonçalves    209.518.689-34
Welson Albuquerque Ribeiro Borges    448.935.741-91
Wester Gude Butzke    714.761.992-72
Saíram em 28/12/2012
Ademar Teixeira de Barros    193.494.086-00
Agroflorestal Tozzo S/A    02.298.006/0002-01
Agropecuária São José Ltda.    03.141.488/0001-65
Airton Fontenelle Rocha    026.711.583-00
Airton Rost de Borba    336.451.750-91
Antônio Assunção Tavares    049.302.073-04
Antônio Luiz Fuchter    138.445.129-34
Ari Luiz Langer    300.237.779-15
Bioauto MT Agroindustrial Ltda.    08.645.222/0002-54
Cleber Vieira da Rosa & Cia. Ltda.    09.025.835/0001-70
Dario Sczimanski    026.596.899-20
Diego Moura Macedo    992.103.803-63
Dissenha S/A-Indústria e Comércio    81.638.264/0007-62
Edésio Antonio dos Santos    130.382.903-78
Elcana Goiás Usina de Álcool e Açúcar Ltda.    08.646.584/0001-89
Ervateira Regina Ltda.    84.585.470/0001-54
Espedito de Bertoldo Galiza    066.925.083-04
Esperança Agropecuária e Indústria Ltda.    06.385.934/0008-41
Fabiano Queiroz    876.184.946-49
Isaías Alves Araújo    257.529.951-91
João Ribeiro Guimarães Neto    127.367.591-68
Madecal Agro Industrial Ltda.    83.053.777/0002-22
Manoel Luiz de Lima    117.134.109-15
Nelcimar Borges do Prado    039.738.081-04
Nivaldo Barbosa de Brito 291.805.382-15
Roberto Sebastião Pimenta    223.128.116-34
Sebastião Levi de Carvalho    011.690.681-20
Valdivino Barbosa da Silva    268.106.702-20
Valtenir João Rigon     680.445.349-20
Von Rommel Hofmann Peixoto    001.693.997-29
Wanderley Rabelo de Andrade    376.882.436-53 Clique aqui para consultar a lista completa atualizada

O Secretário de Administração do governo Rinco !!!

 
O novo Secretário de Administração do governo de Henrique Rinco, é o sr. João Batista Alvarenga, caçapavense quatrocentão, filho de família das mais ilustres da sociedade local!

João Batista é casado, 3 filhos, formado em Administração, e fez carreira na empresa Nestlé, onde ficou por 37 anos, exercendo as funções de Gerente Administrativo e Financeiro, como último cargo antes de se aposentar!

É o atual presidente do Lions Club de Caçapava e também presidente da ADC Nestlé!
 
Outra escolha acertada do prefeito Rinco à qual, com certeza, conseguirá atingir as metas e propostas necessárias ao dinamismo do setor!
 
Nossos votos de sucesso ao novo Secretário!

A Secretaria da Cidadania do governo de Henrique Rinco !!!

A nova Secretaria de Cidadania e Assistência Social do governo Henrique Rinco, é a Sra. Maria Teresa Moreira Marcondes, 44 anos, casada, 2 filhos, formada em Serviço Social pela Unitau, com especialização na área de família, violência doméstica e psicodramatista socio-educacional.

Participou ainda de outros cursos afins, dentre os quais Elaboração de Projetos Sócio-Educativos (IBRAP/SP), Gestão Social (APCS/SP) Crises e Conflitos Familiares e Capacitação de Conselheiros (CECIF/SP). É servidora municipal há 20 anos.

Foi professora da rede de ensino e como assistente social atuou na Fusam - Programa de Internação Domiciliar, na Secretaria de Educação, desenvolvendo Projeto de Atendimento às Famílias dos alunos das escolas municipais e na Secretaria de Cidadania foi assessora e participou de diversos projetos junto à Casa de Acolhimento, Albergue, Conselhos Municipais e na gestão da Secretaria, além de ter trabalhado, como Assistente Social, no Lar Emanuel de Caçapava por cerca de seis anos!


Ministrou aulas no SENAC em cursos do Programa de Educação para o Trabalho e Elaboração e Gerenciamento de Projetos Sociais.

Atualmente faz parte do CEAPS na Secretaria de Educação e é a presidente do Sindicato dos Servidores de Caçapava, cargo que entregará ao vice presidente em razão deste novo desafio, junto ao governo Rinco!
Trata-se de uma jovem senhora com profundos conhecimentos da área onde vai atuar e que, certamente, desenvolverá com destreza, os mecanismos que equacionarão os problemas sociais do município.
Escolha acertadíssima e das melhores, por parte do prefeito Rinco, à qual desejamos sucesso!

Skaf faz campanha eleitoral usando a Fiesp !!!

Skaf: mágico oportunista
Quando faz a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) bancar suas aparições na TV sobre energia, Paulo Skaf tem vários objetivos estratégicos. 
 
O primeiro deles é aparecer, tentando viabilizar sua candidatura ao governo paulista em 2014, pelo PMDB, massificando seu rosto e seu nome, e pegando carona na redução da conta de luz, que na verdade decorre da obstinação da presidenta Dilma Rousseff.

Outro objetivo de Skaf é fustigar o presidente da CNI, Robson Andrade, seu adversário, que não fala em energia por ser sócio de termelétricas.
 
Apesar dos elogios de Paulo Skaf a Dilma, na TV, ela deplora a jogada do presidente da Fiesp, classificada de “oportunista” no Planalto.

Outro adversário no horizonte de Paulo Skaf é o deputado Gabriel Chalita, que terá a primazia no PMDB-SP para as disputas majoritárias.

Voando...!!!

Japão religará usinas nucleares !!!




 

Os reatores nucleares desligados do Japão vão ser religados gradualmente sob o governo do recém-eleito primeiro-ministro Shinzo Abe. As unidades entrarão em operação na medida que forem recebendo autorização da Autoridade de Regulação Nuclear do país.

Todos os 50 reatores nucleares do Japão, com exceção de dois, continuam desligados depois que a usina de Fukushima teve problemas com o tsunami provocado por um terremoto em 2011. 

O novo governo vai rever a política de seu predecessor de desativar a energia nuclear até 2040, disse o ministro do Comércio e Indústria, Toshimitsu Motegi, em entrevista coletiva hoje em Tóquio.

O movo premiê do Japão já havia criticado ontem o objetivo de "zero nuclear" do vencido Partido Democrático. Classificou-o como irreal para o país que é uma pequena ilha e outras ilhotas, no momento produzindo energia a petróleo, gás e carvão, tudo importado.

Armar professores !!!





 



Professores armados dentro das escolas, é a nova pauta em debate nos EUA. A lei em dois Estados americanos permite mestres e funcionários armados, Kansas e Utah. 
 
Neste, o conselho de Tiro Esportivo os isentou do pagamento de 50 dólares por aula de tiro e 400 educadores se interessaram. 
 
No Arizona o procurador-geral Tom Horne apresentou projeto de lei permitindo que o diretor e mais um funcionário autorizado e treinado trabalhem armados. 
 
Em seis outros estados tramitam projetos de lei permitindo o uso de armas pelos professores e funcionários nas escolas. Os defensores da ideia afirmam não querer armar todos, mas apenas os que quiserem. 
 
A medida, entretanto, não parece eficiente contra alucinados com armas de guerra, além de tornar os mestres e funcionários armados um alvo prioritário para os loucos, que geralmente têm ligação e conhecem as escolas que atacam.

Os piores !!!


Jeep Wrangler Unlimited

 
A "Consumers report", tradicional publicação que avalia produtos sob a visão dos consumidores nos Estados Unidos, publicou em seu saite os piores carros de 2012. A revista citou os carros com as piores notas, mas não fez um raking.Vejam abaixo os modelos na ordem em que aparecem no site da revista, que os mostra em fotos e comentários. (http://www.consumerreports.org/cro/index.htm)

Jeep Wrangler
Jeep Liberty
Smart Fortwo
Scion iQ Toyota
Mitsubishi i-MIEV
Chevrolet Spark
Toyota FJ Cruiser
Chevrolet Colorado
Toyota Yaris
Dodge Avenger

Sem algemas e camburão !!!




 

O bucólico tranbiqueiro José Genoíno, condenado na ação penal do mensalão vai, dizem, tomar posse como deputado federal no dia 2 de janeiro, ocupando o lugar do petista Carlinhos de Almeida, que renunciou ao mandato porque foi eleito prefeito de São José dos Campos!

Sua condenação a 6 anos e 11 meses em regime semi-aberto foi branda, porque ele foi considerado meio bocó no bando. Pau mandado do Delúbio Soares e até do maleiro petista Marcos Valério, na condição de presidente do PT.

Ele disse que “Eu lutei pela Constituição de 1988 e ajudei a fazê-la. Fui constituinte". É uma mentira deslavada. Tanto ele como o PT só fizeram atrapalhar a elaboração da Constituição e, ao final, em grande estilo petralha, se negaram a assiná-la.

Se tomar posse, pelo menos constrangerá pouco os demais parlamentares, porque cumprindo a pena em regime semi-aberto pode ir sem algemas e de camburão às sessões da Câmara Federal, voltando à seis da tarde para dormir na cadeia.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Dr. Anthero: Chefe de Gabinete do prefeito Henrique Rinco !!!

 
O Dr. Anthero Mendes Pereira Junior, Advogado, é o escolhido pelo prefeito eleito Henrique Rinco, para a Chefia do Gabinete!

O Dr. Anthero, 37 anos, casado, 1 filho menor, é formado em Direito, com mestrado em Direito Público, Professor de Direito na UNIFAI, foi Secretário de Negociações Jurídicas e Secretário de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura de Taubaté, além de manter uma das grandes bancas de advocacia de São Paulo, desde meados de 1999.

Atuou como advogado e conselheiro, junto ao Prefeito de Taubaté, por ocasião das várias demandas judiciais por ele recebidas, saindo vitorioso em todas elas!

Trata-se de pessoa extremamente simples, agradável, muito simpático e observador, entende perfeitamente o momento político pela qual nossa cidade está atravessando com a era Rinco que se aproxima, e certamente será uma das peças chave, para o sucesso da nova administração!
 
Novamente temos que cumprimentar o prefeito eleito Henrique Rinco, por mais este brilhante acerto na composição de sua equipe de governo!
 
Ao Dr. Anthero, nossos votos de sucesso junto a mais este desafio que, certamente, contribuirá, e muito, para que as novas metas de nossa cidade, sejam plenamente superadas.

Joaquim Barbosa é cobra criada !!!

Com este não tem furufufu!
A decretação da prisão dos mensaleiros, como queria a Procuradoria Geral da República, meteria numa enrascada o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e a própria instituição. Advogados de mensaleiros já preparavam habeas corpus, que seriam examinados pelo ministro mais velho presente em Brasília – no caso, Marco Aurélio, que certamente mandaria libertar os sentenciados.

Eventuais habeas corpus não seriam examinados pelo ministro Joaquim Barbosa por ser ele a autoridade coatora.

Os criminalistas mais experientes não têm dúvida que o ministro Marco Aurélio respeitaria a Constituição e decisões do colegiado do STF.

Ao recusar a prisão de mensaleiros, Joaquim Barbosa surpreendeu a opinião pública, habituada a suas decisões duras contra os réus, e deixou os advogados da bandidagem, órfãos de pai e mãe!

Mortes nas estradas aumentaram 28% no Natal !!!

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta quarta-feira (26) que registrou 222 mortes nas rodovias federais brasileiras neste Natal. 
 
Trata-se de um número 28% maior que o observado no mesmo período do ano passado. Segundo balanço entre a meia-noite de sexta-feira (21) e a meia-noite desta terça-feira (25), 1.942 pessoas ficaram feridas em 3.027 acidentes em todo o país. 
 
No ano passado a PRF contabilizou161 mortos em acidentes. O número de feridos diminuiu 8,3% e passou de 1.965 em 2011 para os 1.942 neste ano.

Está faltando energia elétrica !!!

O aeroporto do Galeão, o maior o Rio de Janeiro, ficou sem luz nesta noite! Apagou à 21:00 horas e às 22:50 continuava sem luz. O apagão se estendeu à ilha do Governador e à ilha do Fundão. A concessionária transferiu energia de uma segunda linha transmissora para essas ilhas, que continuaram com faltas parciais de luz.

Esse apagão no Galeão faz oa petralhas da administração pública e a imprensa adormecida criar expctativa para a copa do mundo de futebol. É uma imbecilidade. A copa daqui a dois anos como evento é uma titica de galinha no cenário energético do país.

Os problemas que podem acontrecer nela já estão ocorrendo agora. Os sistemas de eletircidade, tanto em sua geração como transmissão estão pelas tampas. O investimento para reverter a situação tem que ser na infraestrutura energética do país. 
 
Não dá mais tempo, falta usina geradora, para começar! Se acontecer uma estiagem como aquela do governo FHC, vai ter racionamento. Apagão como esse do Galeão acontece todo dia em algum ponto do país. O sistema falha porque está na beirada da saturação. E fica o pessoal pensando em copa do futebol. E em baraterar uma energia cuja demanda é maior que a oferta!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Timão: bandeira forte !!!

Os corinthianos não esquecem as conquistas do Timão neste ano da graça de 2012! E fazem muito bem, isto é coisa para não se esquecer jamais! Até mesmo por quem não é corinthiano, como meu amigo Carlos Alvarenga!

Uma pessoa muito especial !!!

Encontrei esta figurinha carimbada aí da foto, Dona Alice Oliveira, passeando pelo centro de Caçapava nesta manhã, certamente fazendo a troca de algum presente que não gostou. De segurança, sua filha e nossa grande amiga Nilza, mãe de dois leitores especiais do Taiadablog! Fiquei muito feliz de encontrá-las! Que Deus as proteja! E também á seus filhos!

É lixo prá todos os lados !!!

Calçadão da Rua Capitão João Ramos, hoje por volta de 11 horas da manhã! Trata-se de lixo gerado no dia 23 de Dezembro de 2012, ainda não retirado!

Novo Coordenador da Defesa Civil de Caçapava !!!



O Cel PM reformado José Carlos Marcondes de Souza, casado, dois filhos maiores, foi o escolhido pelo prefeito eleito Henrique Rinco, para ocupar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Caçapava.



Cel Marcondes é Bacharel em Ciências Policiais e Ordem Pública, pela Academia de Policia Militar do Barro Branco da Polícia Militar dos Estado de São Paulo e possui mestrado em  Ciências  Policiais e Ordem Pública – Centro de Altos Estudos Superiores da Polícia Militar dos Estado de São Paulo, além de vários cursos de especialização em Inteligência Policial, Trânsito Urbano, Trânsito Rodoviário, Polícia Judiciária Militar, Gestão de Qualidade, e Administração Financeira e Orçamentária, feitos em organismos da Polícia Militar do Estado de São Paulo!



Teve ainda, atuações de destaque como Auditor Sêniorda Banca Examinadora do Prêmio Polícia Militar da Qualidade Ciclo, Auditor de Banca Examinadora do Curso de Mestrado em Ciências Policiais e Ordem Pública, Membro do Conselho Especial do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Planejamento e Coordenação de Campanhas Anuais Educativas de Trânsito, Planejamento e Coordenação do PROERD anuais -Programa de Educação e Resistência as Drogas, desenvolvidas para adolescentes e crianças-, Planejamento e Coordenação de Programas de Prevenção Acidentes de Trânsito Rodoviário Planejamento e Coordenação de “Blitz Solidaria” para comunidades carentes dentro da Doutrina de Polícia Comunitária e aproximação com a sociedade.



Como militar, foi comandante de várias unidades da Polícia Militar de nossa região, com atuações de destaque como Comandante do 1º Batalhão de Policia Militar Rodoviário, que abrange a área do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Serra do Mar, Litoral Sul e Guarulhos e Comandante do Comando de Policiamento Rodoviário, que abrange todo o Estado de São Paulo!



Ao novo Coordenador Municipal da Defesa Civil de Caçapava, os nossos votos de sucesso frente à mais este desafio!

Memória automobilística rende título a Caçapava !!!

MUSEU DO AUTOMOVEL DE CAÇAPAVA FOTOS: MARCELO CALTABIANO
MUSEU DO AUTOMOVEL DE CAÇAPAVA FOTOS: MARCELO CALTABIANO
Projeto do Legislativo prevê transformar a cidade do Vale em Capital Nacional do Antigomobilismo


Continua em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna Caçapava a Capital Nacional do Antigomobilismo. O projeto de lei 3.841, da deputada federal Aline Corrêa (PP-SP), já foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura e aguarda apenas a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
A proposta é um reconhecimento à contribuição de Roberto Eduardo Lee, antigo proprietário do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas de Caçapava, para a preservação da memória automobilística do mundo, uma vez que o seu acervo continha carros históricos.
 
Fundado em 1963 em São Paulo, o museu reunia a coleção particular de automóveis, peças mecânicas e objetos de decoração do empresário Roberto Lee.
 
Transferido para Caçapava em 1964, o museu ficou alojado na Fazenda Esperança. Nele, podiam ser vistos 97 veículos, motores, miniaturas de automóveis, distintivos de clubes automotivos do mundo todo e cerca de 200 gravuras.
Com a morte de Lee --que foi assassinado em 1975--, o museu foi mantido por familiares até 1993.

Com o fechamento, os automóveis que não pertenciam a Lee foram retirados por seus proprietários. O que restou do acervo foi doado, em 2011, à Prefeitura de Caçapava pela herdeira Mariângela Matarazzo Lee. Atualmente, os veículos permanecem estacionados dentro de um galpão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Atualmente, são 27 veículos e uma locomotiva, que foram lavados e higienizados.
 
Uma das principais peças é um Tucker Torpedo, de 1948, único no país e que, na época em que foi fabricado, trazia inovações na área automobilística, como faróis que acompanhavam o volante e cintos de segurança. O seu motor original se encontra no Museu Eduardo André Matarazzo, em Bebedouro.
 
Além dele, destacam-se um Alfa Romeo BP-3, de 1932, usados em corridas e que, nas mãos de pilotos italianos conquistou prêmios em 1937, época em que nem havia campeonatos mundiais na categoria.
 
Segundo o secretário da Cultura Fabrício Correia, há planos de que ainda em 2013 seja aberto um museu em homenagem a Roberto Lee. “O grande atrativo será a história de Lee. Queremos faze-lo na Fazenda Esperança, onde era o antigo museu. E os veículos devem ser expostos na situação em que estão armazenados”, afirmou.
 
Em1982, o acervo exposto no museu foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) por representar amostragem tipológica de grande valia para a reconstituição dos primeiros tempos da história automobilística no Brasil.