Taiadablog: fevereiro 2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Tomaraquidê !!!



Tomaraquidê “O Maior Show da Terra” chega a Caçapava no domingo, dia 3 de março, para duas apresentações na Praça da Bandeira: às 16h e 18h. Encenado num ônibus (com aparência de locomotiva) transformado num palco móvel. 

Trata- se de um show de variedades, com mágicas e números cômicos.

O roteiro prevê a participação das pessoas da plateia para valorizar e dar visibilidade à cultura local.

Os artistas Cláudio Thebas, Chris Belluomini e Álvaro Lages já passaram por diversas cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o espetáculo Tomaraquidê. 

A direção é de Rhena de Faria.

Toda a apresentação é registrada por meio de filmes e fotografias que são disponibilizadas em forma de livros às bibliotecas públicas de cada cidade visitada.

O espetáculo realizado pelo Ministério da Cultura tem o apoio da MRS Logística. A vinda do show para a cidade foi fruto de negociações com a secretaria de cultura, esporte e lazer e da Prefeitura de Caçapava.

Site do Vaticano já anuncia Sé Vacante !!!


O site oficial do Vaticano já alterou a situação da Igreja para Sé Vacante. A mudança ocorreu há pouco, quando se concretizou a renúncia do Papa Emérito Bento XVI. A página traz, em latim, a frase 'Apostolica Seden Vacans', o que significa que a Santa Sé está vaga até a escolha do novo Papa. Bento XVI teria deixado o cargo por não suportar denúncias contra a Igreja. Um novo pontífice será escolhido pelos cardeais durante o conclave.

Rinco reafirma que cobrança da taxa de iluminação pública é ilegal !!!



"Qualquer cobrança da Cosip (Contribuição Para o Custeio da Iluminação Pública) em Caçapava, nas contas que vencem a partir de março, é irregular e nenhum cidadão deve pagá-la". O alerta foi feito pelo prefeito Hernique Rinco (PSDB) ao detectar que a taxa de iluminação pública veio cobrada nas contas com vencimentos de março, alertando os municipes para que ignorem a taxa.

O prefeito afirmou que a cobrança é inconstitucional porque o TJ (Tribunal de Justiça) do Estado de São Paulo confirmou a legalidade da lei que revogou a instituição da taxa. Assim que foi comunicado oficialmente da decisão do TJ, Rinco encaminhou ofício no dia 6 de fevereiro ao gestor da EDP Bandeirante Energia S.A., Marcos de Moraes Scarpa, informando sobre o fim do contrato entre o município e a distribuidora de energia para a cobrança da taxa nas futuras contas de luz. 

A EDP Bandeirante cobrava R$ 0,37 da prefeitura por mês pelos lançamentos. Como em Caçapava existem cerca de 22 mil pontos de luz, a empresa  recebia um total de mais de R$ 14,6 mil. 

Rinco afirmou que o goveno municipal não vai receber os valores cobrados indevidamente e os consumidores que pagarem a taxa vão ser ressarcidos. A secretaria de justiça e direitos humanos da prefeitura está tomando todas providências para que a rede bancária seja avisada sobre o fim da cobrança.

Criada pelo ex-prefeito Carlos Vilela (PSD) no final de 2010, a taxa foi aprovada de afogadilho pela maioria  dos vereadores da legislatura passada. À época, somente os vereadores Henrique  Rinco (PSDB), Sebastião Lopes e Ana Paula, ambos do PT, foram contra a cobrança.

No ano passado, um vereador apresentou projeto revogando a lei da Cosip, e a proposta só foi à votação em Plenário porque recebeu adesões dos vereadores Herique Rinco, Ana Paula, Sebastião Lopes e Arnaldo Neto (PSC). O projeto foi aprovado por unanimidade e sancionado pela presidente da Câmara, vereadora Neide Palmeira (PSD).

Inconformado, Vilela ingressou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) e consegiu liminar para garantir a vigência da lei e continuar cobrando a taxa. A liminar foi derrubada pelo TJ no final de janeiro deste ano.

O melhor atendimento odontológico na rede municipal !!!




A partir de março o atendimento odontológico da Prefeitura de Caçapava será replanejado para ampliação do atendimento aos usuários, proporcionar melhores condições de trabalho aos dentistas e atender as emergências com mais rapidez.

O prefeito Henrique Rinco (PSDB) conversou com Dirceu de Oliveira Leite Júnior, chefe de divisão da assistência odontológica da secretaria de saúde, esta semana, em seu gabinete, que explicou em detalhes a problemática do atendimento odontológico hoje na rede.

Rinco sugeriu modificações emergenciais para iniciar melhorias no atendimento de urgência.  O posto de saúde da Vila Antônio Augusto, conhecido como “postão”, passará a ter atendimento de urgência odontológica.

No postão, o paciente recebe tratamento imediato e depois de atendido será orientado quanto ao procedimento a tomar dali em diante, que pode ser o início ou continuação de um tratamento prolongado.

Rinco mostrou-se ainda preocupado com a precariedade do atendimento na região do Eldorado, Tataúba, onde pessoas enfrentam filas desde madrugada e poucos conseguem vaga. Dirceu reconhece a procedência dessas reclamações e afirma que estuda uma solução definitiva para o problema.

Segundo ele, em breve será montada uma unidade de atendimento emergencial no PSF do Tataúba para aumentar a oferta. Também está entrando em entendimentos com a Fusam para iniciar o atendimento odontológico de emergência no PAM (Pronto Atendimento Médico), providências que certamente vão aliviar em muito a situação atual.

Rinco sugeriu uma reunião da equipe de plantonista na busca conjunta de melhora da qualidade no sistema, com locais mais adequados, rodízio de profissionais nas emergências e consultórios odontológicos dotados de melhores equipamentos.

Prefeitura firma parceria em educação superior






Funcionários municipais de Caçapava e seus familiares poderão, desde já, cursar faculdades a preços reduzidos nas modalidades presencial e à distância. A prefeitura, por intermédio da secretaria de educação, acaba de firmar convênio com as Faculdades Anhanguera -Taubaté I, que disponibiliza dez cursos regulares e quatro pós-graduação em condições especiais. 

A duração dos cursos varia de dois a cinco anos e podem, a critério do interessado, ser 100% financiados pelo Fies (Financiamento Estudantil).


“O convênio vai ao encontro do programa de governo do prefeito Henrique Rinco em valorizar e capacitar o funcionalismo de Caçapava”, comenta o secretário da educação, Sidnei Sanita, que recebeu na secretaria, Fernanda Santana Jardim e Cínthia Paixão, respectivamente diretora e supervisora de marketing da Anhanguera, em reunião que  selou a parceria. Também presentes, Carlos Toledo, diretor, e  Cristina Cursino Pereira, chefe de divisão, ambos do ensino fundamental.

Ficou acertado que no sábado, 9 de março, haverá atendimento de plantão na sede secretaria de educação (rua Francisco Romão do Amaral, 81, Vila Santa Isabel, próximo ao trevo de Caçapava/Dutra) para esclarecimentos a quem estiver interessado.

Os cursos oferecidos pela Anhanguera são: Presenciais - enfermagem (5 anos) e fisioterapia (5 anos); Presenciais e à distância - administração (4 anos), ciências contábeis (4 anos), letras (4 anos), tecnologia em logística (2 anos), tecnologia em RH (2 anos), tecnologia em processamentos gerenciais (2 anos), tecnologia em gestão pública (2 anos). À distância - serviço social (3 anos). Pós-graduação, com duração de 14 meses - estudos avançados em língua inglesa, psicologia organizacional, enfermagem UTI, fisioterapia do trabalho.