Taiadablog: Molusco diz a índios que Usina Belo Monte sai de qualquer jeito !!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Molusco diz a índios que Usina Belo Monte sai de qualquer jeito !!!


Nesta quarta-feira à tarde o presidente molusco se reuniu com membros da CNPI para falar sobre a construção da Usina Belo Monte. Falou e disse que o governo vai construir de qualquer jeito.

O líder kayapó Akyaboro saiu preocupado e deu entrevistas no sentido de que os Kayapó vão resistir a essa construção.O atual presidente da Funai retrucou que nem sempre o governo faz o que os índios querem. É verdade! Péssima notícia.

O Governo Lula coloca todas as suas fichas na atual direção da Funai e despreza os indígenas! Isto não vai dar certo!

Índios que vivem na região do Rio Xingu disseram ao presidente molusco que pode haver uma "guerra" contra o governo federal caso ele dê prosseguimento ao projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte sem antes acatar as exigências feitas pelas tribos locais.

"Queremos sentar para conversar com o presidente antes que aconteça uma guerra e problemas e o nome do governo saia sujo", disse o índio Akiaboro, líder Caiapó, uma das etnias que vivem na região do Xingu.

Ele fez parte de um grupo de 22 representantes indígenas que se reuniram com o presidente Lula, em Brasília."Estamos brigando até agora contra o projeto de Belo Monte, porque o governo não ouviu os índios sobre a construção", completou Akiaboro.
De acordo com ele, as principais preocupações são que a obra afete a oferta de peixes e frutas que servem de alimento aos indígenas na região e gere impactos na floresta.

Nenhum comentário: