Taiadablog: Vamos comer Bolinho da Prima???

domingo, 6 de junho de 2010

Vamos comer Bolinho da Prima???


De nossa especial leitora Cláudia Resende, recebemos a receita original, acompanhada da história que deu origem ao BOLINHO DE QUERMESSE, deliciosa companhia para o quentão e o vinho quente das noites frias de inferno:

"Vamos comer Bolinho da Prima? Sua resposta provavelmente será: o que é isto? Prima foi uma filha de escravos da fazenda de meu bisavô, Joaquim Pantaleão, casada com Sabino Leite que criou os bolinhos conhecidos hoje como Bolinhos de Quermesse de Caçapava!

Na década de 20 a família de Sabino morava numa casinha da rua do Porto tendo como fundo a área da fazenda do meu bisavô. Nos dias de frio de junho, Prima colocava uma das filhas para vender em um tabuleiro na porta de sua casa os deliciosos bolinhos a base de lingüiça e farinha que havia criado e faziam o maior sucesso.

Com o tempo e as proximidades das festas juninas, os bolinhos passaram a ser presença obrigatória nas quermesses e festas de "Corpus Christi". Hoje, com a receita simplificada é possível de ser comido nas quermesses da cidade e, sua fama, já rompeu fronteiras, muitas vezes com a receita totalmente deturpada.

A receita original do verdadeiro Bolinho da Prima me foi passada pela dona Benedita que morava na Rua Vinte e oito que os fazia de maneira primorosa. Aqui vai a receita original do famoso "Bolinho da Prima" fornecida por ela.

Ingredientes:
1 Kg de farinha de mandioca crua / 1 cebola / 2 dentes de alho / 2 tomates maduros / 1 maço de cheiro verde / 1 colher de sopa de óleo / 1 kg de lingüiça / 1 litro de água / sal a gosto

Preparo: Numa vasilha juntar a farinha de mandioca a cebola, o alho, o cheiro verde, os tomates picados sem pele e sem sementes. Adicionar o óleo. Ferver a água e adicioná-la aos ingredientes.

Misturar com uma colher de pau. Fritar bem a lingüiça (não a ponto de torrar), picar em pedaços pequenos e acrescentar à massa. Enrolar de tamanho um pouco maior que brigadeiro. Fritar em óleo bem quente. Comer acompanhado de quentão ou vinho quente.

OBSERVAÇÃO : Cuidado ao adicionar o sal porque a lingüiça normalmente já o tem em grande quantidade. Outro detalhe muito importante, é que a farinha de mandioca deve ser crua para que não estoure quando fritar."

Uma verdadeira delícia, de dar água na boca! Nossos agradecimentos à Cláudia!

3 comentários:

Claudia Resende disse...

Sempre as ordens.

Acredito que a memoria neste pais é muito curta e é sempre de importância dar valor a quem de direito.

Boa semana a todos.

Lourdes Maria disse...

Fiz uma meia receita agora à tarde e estamos comendo no momento!
Ficou muito gostoso e todo mundo está me elogiando!
Obrigado prá vcs. aí do Taidablog e também para a Dona Cláudia que passou a receita.

Claudia Resende disse...

Sempre as ordens, mas pode tirar o dona, tá ...
Boa semana