Taiadablog: Em Brasília, ‘marcha’ contra a corrupção reúne 20 mil !!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Em Brasília, ‘marcha’ contra a corrupção reúne 20 mil !!!



Pelas contas da Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas marcharam pela Esplanada dos Ministérios nesta quarta (12). Faixas e cartazes evocavam os escândalos. Uma pizza gigante simbolizava a impunidade.

Os manifestantes deslizaram pacificamente na direção do Congresso. Ali, entoraram o Hino Nacional.  Noutros tempos, o governo e os governistas atribuiriam o protesto a orquestrações da mídia ou de oportunistas da oposição.

Dessa vez, comandam a orquestra brasileiros que se declaram apartidários. Compõem a partitura no Facebook antes de levar o trombone às ruas. Fogem dos partidos e também de entidades tradicionais. A corretora de imóveis Daniela Kalin, 32, uma das organizadores de Brasília disse: “O diferencial é que este é um movimento do povo, sem vinculações com sindicatos ou partidos. A UNE nem nos procurou porque está comprada pelo PT.”

Além de Brasília, houve protestos em pelo menos mais 25 cidades. Em São Paulo –cerca de 2.500 pessoas— a coisa for personalizada em faixas e no gogó:  Lia-se e ouvia-se "Fora Sarney" e "Paulo Maluf para fora do Brasil." Ou ainda: "Fora Kassab". Os manifestantes de Brasília também dedicaram "afagos" verbais a Sarney.

Um cinegrafista voluntário levou à web imagens que captou na Esplanada. Podem ser vistas aqui. Abaixo, um rol de entrevistas:


Senhores de meia-idade misturaram-se à rapaziada. Em São Paulo, foi à Avenida Paulista a turma da maçonaria. Em Brasília, desceu à Esplanada a corporação da OAB.

Os advogados vestiam camisetas com inscrições que pediam a manutenção dos poderes da Conselho Nacional de Justiça para punir juízes malfeitores. Descoberto em meio aos manifestantes, o doutor Jefferson Kravchinchin, membro do CNJ, foi abordado por repórteres. Preferiu silenciar.

À causa do CNJ somaram-se outras três: o voto aberto nas votações do congresso, a ratificação da Lei da Ficha Limpa e a conversão da corrupção em crime hediondo. Este foi a segunda manifestação urdida a partir das fornalhas das redes sociais. Para os próximos meses, planeja-se a realização de atos pontuais.

Entre eles, uma manifestação defronte da sede do STF, onde será definido o futuro do CNJ e da Ficha Limpa!

Um comentário:

Jansen Terra disse...

JC o que você acha de um movimento concomitante denominado fora DILMA, pois estamos fartos da petezada. Nunca antes neste país teve tanta corrupção com apoio de Presidentes como os do PT. Se o PT iniciou aquele malfadado movimento fora Collor, só por causa de um Fiat Elba, que valia à época pouco mais de R$ 5.000,00, agora os valores surrupiados são astronômicos e nada acontece para os gatunos.