Taiadablog: A restauração do Maverick Raid, do Museu Roberto Lee !!!

sábado, 1 de outubro de 2011

A restauração do Maverick Raid, do Museu Roberto Lee !!!

Bruno, Paul e Amilton
Neste sábado, (01), registramos a presença no Centro Cultural de Caçapava, dos srs.  Amilton Roschel da Silva (Clube do Ford V8 do Brasil), Paul William Gregson (Museu do Maverick) e Bruno Vilela (Maverick Clube do Brasil) que, recebidos pelo Coordenador do Museu Hudson Moureira, visitaram o acervo do Museu Roberto Lee, e efetuaram levantamentos completos na carcaça do Ford Maverick Super Luxo, seis cilindros, freios a tambor, com o objetivo de propor à Administração Vilela, a completa restauração do veículo!

O Ford Maverick em questão participou em 1973, juntamente com um Ford Belina e um Ford Corcel, do Primeiro Raid de Integração Nacional quando, idealizado pela Ford Brasil, Embratur, DNER e outros, criou-se o evento com objetivo, unir, por estrada e pela primeira vez, todos os estados brasileiros!

Com início em oito de Outubro de 1973, em Arroio Chuí, Rio Grande Do Sul, os três carros começaram a jornada atravessando os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, até chegar em Rondônia.

De lá, foram para o Acre e retornaram a Rondônia, onde retomaram caminho para o Amazonas pela rodovia Porto Velho – Manaus, ainda em construção. Começava a parte mais difícil da aventura, pois a caravana tinha que enfrentar diversos trechos em estradas de terra sem nenhuma infra-estrutura.

A chuva havia castigado a região, e os carros do Raid foram verdadeiros desbravadores, atravessando alagamentos, lamaçais, rios onde não haviam pontes, chegando a levar 6 horas para percorrer um trecho de apenas cem quilômetros, tamanha a dificuldade do trajeto.

Após o término do Primeiro Raid de Integração Nacional, o Ford Maverick foi doado ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas (Museu Roberto Lee) completo e com quilometragem original muito baixa, quase zero, e entregue em Caçapava, por Luiz Antonio Grecco, da equipe Bino, que foi o seu piloto durante o Raid.

Agora, pelas mãos do Amilton, Paul e Bruno, será viabilizado um projeto de inteira recuperação do nosso Ford Maverick, que hoje se encontra em estado lamentável, produto de muitos anos de abandono e saque de peças!

Este trio fantástico citado, além de especializado nos Fords Maverick, é apaixonado por veículos antigos e, com certeza, fará um ótimo trabalho na recuperação de nosso Ford Maverick que, muito em breve, estará abrilhantando as instalações de nosso Museu!

Em seguida, os ilustres visitantes fizeram uma visita, acompanhados do Coordenador do Museu Roberto Lee, Hudson Moureira, às antigas instalações do MPAM, na Fazenda Esperança, para onde se espera que, um dia, o acervo possa voltar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hudsão o povo quer é descer a lenha na atual administração sem muito conhecimento de causa, o negócio é não dar bola par a oposição, e mostrar pra todo mundo que fazer basta querer. Parabéns!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Jc gostaria que vc postasse alguma coisa aqui sobre os postos de gasolina de um modo geral. Um dia desses abasteci o meu carro aqui em Caçapava, e sempre faço o cálculo do consumo, acontece que desta vez fiquei assustado o que teoricamente daria para rodar 220 km só deu para 170 e olhe lá.