Taiadablog: Senado vai divulgar teste da orelhinha

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Senado vai divulgar teste da orelhinha

O Conselho Federal de Fonoaudiologia afirmou que as pessoas desconhecem a Lei 12.203, que determina a realização do teste da orelhinha nos hospitais e maternidades.

Trata-se de um exame que diagnostica problemas auditivos em bebês. De acordo com dados divulgados pelo Conselho, 15 milhões de crianças precisam de tratamento hoje porque não tiveram um diagnóstico cedo.

Desta forma, o Senado Federal lançou nesta quinta (6) uma campanha explicativa para divulgar a lei. A presidenta do conselho, Bianca Queiroga, divulgou material onde mostra que, a cada 1.000 recém-nascidos, três apresentam problemas auditivos.

Segundo ela, se o teste não for feito nos primeiros 28 dias de vida, acaba sendo realizado apenas com 3 anos, quando a criança já está com seqüelas. Com o diagnóstico precoce, a criança começa a ser tratada com 3 meses!

Já temos portanto os testes do pézinho, do olhinho e da orelhinha! E os testes do cerebrozinho, do pingulizinho, do joelhinho, do dedinho esquerdo, etc. e etc., heim?

Embora necessários, e por uma questão de justiça, estes exames deveriam ser mais aprofundados, requerendo protocolos integrais e identicos, destinados à checagem integral da saúde dos recén-nascidos, afinal, já pensou se ninguém testar o dedinho esquerdo e der um problema? 

Um comentário:

Anônimo disse...

Não teremos mais orelhão quebrados pela cidade todos funcionando que maravilha


olho vivo