Taiadablog: CocaCola proibida na Bolívia !!!

sábado, 15 de dezembro de 2012

CocaCola proibida na Bolívia !!!




 

O governo bolivariano da Bolívia anunciou que a filial da Coca-Cola no país será retirada em 21 de dezembro. No mesmo dia, o McDonald's deixará de operar após 14 anos de tentativas fracassadas de entrar na cultura boliviana.

A decisão "estará em sintonia com o fim do calendário maia e será parte da festa para celebrar o fim do capitalismo e o começo da cultura da vida" (...) "é o fim do egoísmo, da divisão. Esse dia tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche, o suco de pêssego. Os planetas se alinham depois de 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o começo da vida comunitária", disse, o chanceler do país em ato com o presidente Evo Morales.

Diferente da Coca-Cola, o McDonald's decidiu sair porque os bolivianos não o consomem a contento, após 14 anos de tentativas. A empresa fechará seus oito restaurantes após ter prejuízos em suas operações em mais de uma década, caso único entre as filiais da rede de lanchonetes.

O país andino ainda conserva a culinária tradicional e dá valor ao rito de preparo da comida, que inclui a compra dos alimentos, a decisão de comer, a convivência durante o preparo, a forma em que se apresentam e a maneira que são servidos. O prato é avaliado por aspectos como gosto, preparo, higiene e sabor adquirido com tempo de preparação, este último fundamental para o fracasso do McDonald's.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nessa semana que passou estive em um Sindicato. Eis que vi um quadro escrito em espanhol, onde a mensagem era anti-coca-cola ---> anti-imperialismo ---> anti-capitalismo!!!

E daí eu fiquei matutando, olhando para aquele quadro... Por que será que o governo petista financiou a "Transcocaleira" na Bolívia?... Por que será que o Brasil dá guarida a membros das FARCs, dando até cargo para esposa de de companheiro colombiano e integrante das FARCs?... Por que será que a Petrobrás foi obrigada pelo governo petista a doar patrimônio aos companheiros da Bolívia?... Por que será que o governo petista, através da Petrobrás, continua esperando que a Venezuela de Chávez finalmente entre com o dinheiro na "sociedade Petrobrás & PDVSA" para construção da refinaria em Pernambuco, ao invés de cancelar essa "sociedade"?... E a cocaína e o crack destruindo brasileiros jovens e até crianças... E o governo brasileiro descuidando das fronteiras e fazendo de conta que não percebe a entrada de drogas e armas...

Para de matutar, pois já estava me sentindo revoltado. Voltei pra casa, enfrentando o baita calor e congestionamento na estrada em manutenção. A primeira coisa que fiz quando cheguei: abrir uma coca-cola geladinha! Tomei, todinha e, desta vez, pensando... Viva a democracia! Viva o capitalismo que me deu emprego e dá emprego para os meus filhos, sobrinhos e tantos amigos!!!

rsrsrs...

Anônimo disse...

A Bolivia pode ter a economia mais pobre das Americas, mas tem a cultura mais rica das Americas.
Parabéns ao governo boliviano em querer preservar a cultura e culinaria do seu país.
Pena que no Brasil o governo e o povo brasileiro não dá valor a nossa cultura e não tem uma atitude exemplar como o da Bolivai, pois aqui estamos cada vez mais ficando "americanizado".

Anônimo disse...

Prezado Anônimo das 13:18 h, levando tudo numa boa, sem grilos, viu, tudo pelo humor!

Se o governo do companheiro Evo Morales foi motivado exclusivamente pela preservação da cultura e saúde do povo boliviano, eu também parabenizo e aplaudo efusivamente a proibição da produção, comercialização e consumo de coca-cola, com um porém: desde que a idéia não seja copiada aqui no Brasil... rsrsrs...

Concordo com você sobre a importância que a culinária tem na cultura de uma nação, além de aspectos favoráveis à saúde. Entre um "méquedonalds" e a comida natural e consagrada por gerações e durante tantos séculos, às favas o "méquedonals"! Para a lixeira esse tal de "méquedonalds".

Que o consumo frequente de coca-cola não é nada saudável, também concordo. Mas o consumo de cocaína, mesmo que seja moderado, também não é saudável e, tragédia: motiva crimes bárbaros, destrói pessoas, destrói famíias, derruba a produtividade e qualidade da produção de um país, provoca acidentes fatais e de grandes danos, arregaça com a sociedade.

Também concordo: o governo e povo brasileiro não dão valor à cultura. Mas, "mais infelizmente ainda", também não dão valor à honestidade e à honra, pois aceitam a corrupção desbragada, conforme podemos ver pelos discursos cínicos de governantes e autoridades (logicamente, há exceções). Discursos cínicos para o povo bovinamente passivo e, pior, que continuará votando nos mesmos conhecidos corruptos e ladrões da pior espécie, ou seja, aquele que rouba o dinheiro público e impede condições dignas de atendimento ao povo em Saúde, Educação, Segurança, Infraestrtura e Geração de Empregos. Mas a impunidade não pode acabar,tem que continuar - e, por isso, os Representantes do povo e autoridades indicadas por eles policiam e combatem todas as medidas e projetos de leis que possam estragar a festa dos impunes. De vez em quando alguma medida saneadora ou até mesmo a aprovação de alguma Lei acontece, parecendo que desta vez sairá do papel e será cumprida, mas tudo fica na mesma (apenas alguns pés de chinelo são pegos e pagam a conta). A nova medida ou a nova Lei criou mais uma ou algumas dificuldades, mas infelizmente também gerou a oferta de "facilidades", para as quais os criminosos sempre estão dispostos a pagar e, portanto, reavivando a chama da corrupção que nunca se apaga, nem apagará... se o criminoso estiver disposto a pagar... A lei "dura" foi aprovada cheia de brechas favoráveis aos criminosos. Medidas e Leis para "inglês ver".

Retomando "Bolívia versus Coca-Cola"... A Bolivia pode até ser, de fato, um exemplo na preservação da cultura - e isso é elogiável, mas em outros valores é tão igual ao Brasil, à Venezuela, à Argentina, ao Paraguai, ao Peru, ao México e tantos outras repúblicas bananeiras, milongueiras e, na melhor das hipóteses, apenas "preguiçosas".

Somos latino-americanos e, "mui felizmente, companheiros!"

Somos latino-americanos e... "Bota um samba pra Rose alegrar o Lula, depois aquela rumba que faz abrir o olho esquerdo do morimbundo Fidel e, por fim, a cumbia que faz a Cristina Kirchner rebolar pensando ser a... gostosona que sempre leva o Brasil no bico! E depois, companheiros, vamos pro baile da dona aurora, que a conta eu pagarei com dinheiro que sobrou e caiu do cofre do meu Ministério!" rsrsrs... rsrsrs...

"UM ALTO E FORTE 'NÃO!' CONTRA IMPERIALISMO NORTE-AMERICANO, MEUS BONS COMPANHEIROS!"

"COCA-COLA, COMPANHEIROS? SÓ SE FOR COM RUN, A NOSSA INIGUALÁVEL CUBA LIBRE!!! ESSA, ATÉ O EVO MORALES APROVA E NÃO PROIBE!!!"

QUÁ QUÁ QUÁ RI QUÁ!.... KKKKK...