Taiadablog: A batalha de Stalingrado !!!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

A batalha de Stalingrado !!!



A cidade de Volgogrado readotou hoje seu antigo nome de Stalingrado por algumas horas, enquanto a Rússia comemora o 70º aniversário da batalha que mudou os rumos da Segunda Guerra Mundial.

Ocorrida entre 1942 e 1943, a batalha de Estalingrado foi uma carnificina que durou seis meses e custou a vida de 2 milhões de pessoas. Um dos momentos decisivos da Segunda Guerra Mundial, contribuindo para formar o marco político do resto do século 20. Quando lançaram seus ataques, os nazistas esperavam conquistá-la facilmente.

Isso lhes permitiria cortar o abastecimento até o sul da União Soviética, um melhor acesso aos poços de petróleo do cáucaso e uma magnífica propaganda, frutos da conquista da cidade de Stalin.



Mas não deu certo. A ofensiva alemã havia sido paralisada por uma combinação de táticas do Exército Vermelho, que viriam a encurralar e destruir o 6° Exército alemão e demais tropas do Eixo em torno de Stalingrado. Foi a segunda e a maior derrota em larga escala do Terceiro Reich na Segunda Guerra Mundial.

Hoje o presidente Vladimir Putin voou para Volgogrado, conhecida como Stalingrado de 1925 a 1961, para levar uma coroa de flores e se encontrar com veteranos após uma parada militar liderada por soldados em uniformes da Segunda Guerra Mundial e com a presença de um tanque T-34, da época do conflito.

"Eu vi cidades da Europa que foram praticamente intocadas pela guerra, países que se renderam aos inimigos mais poderosos antes mesmo de a guerra ser declarada", afirmou o vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, durante um discurso na parada. "Mas não somos assim. Nossos avós, nossos pais, nossa geração mais velha, nossos grandes líderes, lutaram aqui por cada prédio, por cada rua."

Centenas de veteranos de guerra foram à parada na Praça dos Combatentes Caídos, no centro de Volgogrado, com seus casacos decorados por medalhas. O mais novo tem 89 anos.

Depois da batalha de Stalingrado, as tropas soviéticas avançaram a oeste em direção a Berlim, tomando a capital alemã 27 meses depois.

Nenhum comentário: