Taiadablog: Israel: reflexões do momento atual !!! – Parte II

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Israel: reflexões do momento atual !!! – Parte II

Ainda sobre Israel, segue o histórico abaixo, que mostra a opção de Israel por uma politica externa truculenta....

A História esqueceu: O Caso do Vôo 114, da companhia aérea da Líbia.
por Steven Katsineris, com tradução de Claudio Kirsten

"As Nações Unidas, após aquecido debate decidiu não tomar qualquer ação contra Israel, citando o direito das nações soberanas à auto-defesa do direito internacional. Trinta nações membros da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), no entanto, votaram a favor da censura à Israel. Durante a votação do E.U.A. tipicamente abstiveram-se. "


Ao longo dos anos muitos artigos têm sido escritos sobre os ataques terroristas contra civis e as companhias aéreas e a consequente perda terrível de vidas de civis. Estes comentários geralmente apenas falam de grupos insurgentes usando foguetes ar-ar ou outras armas pequenas e ignoram a questão do terrorismo de Estado com os mesmos objetivos. Um artigo recente focou em ataques com mísseis desde o início dos anos 70, que resultaram na derrubada de 28 aeronaves civis e as mortes de mais de 700 pessoas. Este artigo focou principalmente na derrubada de aviões por parte de grupos terroristas com mísseis portáteis na África e citou algumas outras tentativas de ataques com mísseis contra aviões de passageiros. Um dos primeiros ataques mencionados no artigo foi o pouso forçado de um avião de passageiros da Air Rhodesia após ser atingido por um foguete disparado por rebeldes em 03 de setembro de 1978. Quarenta e seis tripulantes e passageiros morreram no ataque.


Mas este não foi o primeiro avião comercial a ser abatido por mísseis, ou o pior incidente deste tipo a acontecer. Apesar de alguns incidentes de aviação que provocaram carnificina são bem gravados e, portanto, bem lembrados, outros são convenientemente ignorados. Um evento ocorrido no início da década de 1970 que é constantemente omitido em artigos escritos sobre os ataques de aviões civis e parece ter sido esquecido pela mídia e da história da aviação é o que relato a seguir.


Em 21 de fevereiro de 1973, Libyan Arab Airlines Flight 114 deixou Trípoli às 10h30 em sua rota regular ao Cairo. Um capitão francês e engenheiro de vôo pilotavam o avião, um Boeing 727, juntamente com um co-piloto da Líbia, no âmbito de um acordo contratual com a Air France. O jato tinha 113 pessoas a bordo. Após uma breve parada em Benghazi, na Líbia Oriental, continuou o vôo em direção ao Cairo.



Mas na rota encontrou uma tempestade de areia muito forte e perdeu o seu curso sobre o norte do Egito. A tripulação foi forçada a mudar para o controle de instrumentos, porque não foram capazes de localizar os marcos devido à cegueira. O piloto então tornou-se muito nervoso, o que contribuiu para que possa ter cometido um erro de navegação; depois ele percebeu a sua bússola estava com defeito também. O piloto recebeu permissão da torre de controle aéreo do Cairo para começar a descida, mas era incapaz de encontrar uma referência de tráfego aéreo. O piloto não sabia que a essa altura, o avião, impulsionado por fortes ventos laterais tinha se deslocado significativamente para o leste e agora estava voando sobre o Canal de Suez. Às 13:54, o avião sobrevoou Sinai, território egípcio que tinha sido ocupada por Israel desde 1967 e por isso entrou no espaço aéreo israelense.


Como o avião líbio sobrevoou o deserto do Sinai, cruzando-o a 20.000 pés (cerca de 7 Km), forças israelenses entraram em alerta elevado. Poucos minutos depois, dois caças Phantom F-4 israelenses interceptaram o avião.Os pilotos dos caça israelenses sinalizaram pelo rádio a tripulação do avião para segui-los. A tripulação do avião respondeu com gestos de mão, mas não se sabe se devidamente entendido as instruções. Os jatos israelenses se dirigiram para a base militar de Israel em Refidim, seguido pelo avião. Consta que até então, a tripulação do Boeing acreditava se tratar de 2 Migs egípcios. Neste momento a tripulação do avião líbio contactou o aeroporto do Cairo e relatou a sua incapacidade para encontrar a baliza do aeroporto.


Segundo o relato de Israel, após os jatos israelenses dispararem granadas traçadoras, o avião líbio começou a descer. Em seguida, ele voltou para o oeste e a uma altitude maior. Os israelenses pensaram que ele estava tentando fugir. Neste ponto, o exército israelense decidiu que o avião estava em uma missão terrorista contra Israel. Os caças israelenses foram instruídos para não deixá-lo escapar e para forçar o avião a aterrar. Os pilotos então dispararam tiros de advertência quando o Boeing continuou a voar oeste. Os jatos F-4 israelenses dispararam contra as asas do avião líbio. O avião tentou um pouso forçado, mas bateu uma grande duna de areia, matando 108 dos 113 passageiros e tripulantes. O avião estava perto de Ismailia, a um minuto do território egípcio.

A percepção da tripulação da companhia aérea para a situação foi muito diferente. Quando os jatos F-4 israelenses abordaram o Boeing, o co-piloto Líbio os identificou incorretamente como jatos egípcios. Quando os pilotos dos caças sinalizaram à aeronave, o capitão e engenheiro de vôo reclamaram da grosseria dos pilotos egípcios . Existem dois aeroportos ao redor do Cairo: Cairo West, que é o aeroporto internacional de Cairo e Médio, que é uma base aérea militar.A tripulação do avião líbio entendeu que a presença dos caças era uma escolta de volta ao Aeroporto Cairo West. Como o avião desceu em direção ao que eles pensavam seria o aeroporto internacional de Cairo West, eles perceberam que era uma base militar e voltaram. A tripulação da aeronave líbia, confuso pensaram que era Cairo Oriente, mas era de fato Refidim. Logo depois o avião foi alvo de tiros pelo caças israelenses. De acordo com o gravador da caixa preta da tripulação não podia entender por que tinham sido disparados contra, mas então perceberam que os caças eram israelenses, e não egípcios.

Pouco depois, o avião líbio foi atingido e caiu. Deve ser lembrado que, antes de ser abatido o avião líbio civil foi em direção ao oeste. Portanto, mesmo se o avião tinha sido de uma operação para atacar Israel, como os israelenses deveriam, no momento em que estava se afastando de Israel e que não havia nenhuma ameaça iminente. E, em tais circunstâncias, o Exército israelense deveria ter adiado a ação, ao invés de arriscar a cometer um erro terrível. Quando girou para fora, a situação real era que o avião estava apenas fora do curso e em perigo.


Depois que o avião líbio foi derrubado, Israel inicialmente negou o envolvimento no acidente. Mas quando a caixa-preta do Boeing foi encontrado com conversas gravadas da tripulação com a torre de controle do Cairo , o governo israelense acabou admitindo sua participação no incidente desastroso.Os israelenses também revelaram que o avião foi abatido com a aprovação pessoal de David Elazar, então chefe do Estado-Maior israelita.


De acordo com documentos de registros do Conselho de Segurança das Nações Unidas , o embaixador egípcio fez a seguinte declaração sobre o massacre da tripulação e dos passageiros do avião líbio.

"Com as instruções de urgência do meu governo e, tendo em conta a gravidade da situação resultante do ato mais descaradamente criminoso perpetrada por caças israelenses sobre o território ocupado do Sinai egípcio contra um Boeing 727 da Líbia, de transporte de passageiros civis de diferentes nacionalidades , eu gostaria de trazer os seguintes pontos a sua atenção, bem como a atenção dos membros do Conselho de Segurança.


Em 21 de Fevereiro de 1973, um avião líbio em um vôo programado para partir de Benghazi com destino ao Cairo, foi desviado de seu curso original devido às dificuldades de navegação, bem como às más condições atmosféricas. O avião acidentalmente, por conseguinte, voou sobre o território ocupado do Sinai egípcio. Logo após a aeronave civil foi interceptada por quatro caças israelenses e apesar do fato de que a aeronave era inequivocamente civis, os combatentes de Israel, segundo as instruções, previamente acordado com as mais altas autoridades de Israel, traiçoeiramente e sem aviso atacaram a aeronave com tiros de canhão e mísseis enquanto ele estava dirigindo para o oeste. Este ato bárbaro e premeditado flagrante de agressão resultou na queda da aeronave civil e causou a morte de 108 vítimas indefesas.

Vale a pena notar que a aeronave desviou em Sinai, que está ocupado ilegalmente por Israel, em violação dos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e as inúmeras resoluções da organização mundial. Israel havia respeitado e implementado suas obrigações nos termos da Carta e da resolução das Nações Unidas, disse que o massacre poderia ter sido evitado e as vidas inocentes teriam sido poupadas. O Governo egípcio considera o ato de Israel de abater um avião civil uma outra agressão realizada por Israel a novos patamares, bem como um crime cometido a sangue frio contra um veículo civil, de transporte aéreo e, como tal, é um flagrante e grave ameaça à segurança da aviação internacional.

O Governo egípcio chama a atenção para o fato de que Israel é insensivelmente envolvido em uma campanha premeditada de massacre e assassinato em massa nos territórios árabes ocupados em particular, e na região em geral.

A recente agressão provocada contra a Líbia, que resultou na morte de dezenas de civis, é um caso. Esse crime horrível ocorreu em 21 de Fevereiro, contra uma aeronave civil. Outras operações oficiais israelenses terroristas no Oriente Médio não precisam ser enumeradas, a este respeito.” É uma questão de registo criminal e indignação comum. "

O governo israelense alegou que, dada a situação de segurança tensa eo comportamento errático da tripulação do jato da Líbia, as ações que o governo israelense tomou foram adequadas e compatíveis com o direito de Israel à autodefesa. O líder israelense na época, primeira-ministra Golda Meir eo então ministro da Defesa israelense, o general Moshe Dayan foram responsáveis, dando as ordens para abater a aeronave civil. Mas a decisão final para abater o avião líbio foi feita pelo então chefe de gabinete do general David Elazar, do IDF (Força de Defesa de Israel), com dados errados fornecidos pela agência de inteligência Mossad. General Zvi Zamir e o Chefe da Inteligência Militar General Eli Zeira também assumiram a responsabilidade de sua parte no assassinato em massa dos inocentes passageiros da companhia aérea e tripulantes.

As Nações Unidas após caloroso debate decidiu não tomar qualquer ação contra Israel, citando o direito das nações soberanas à auto-defesa. As trinta nações membro da International Civil Aviation Organization (ICAO), no entanto, votaram a favor da censura a Israel pelo ataque. Durante a votação, os E.U.A. normalmente se abstiveram.


Esta foi uma resposta absolutamente terrível por essas organizações para um ato tão vil e imoral. E para acrescentar ainda afronta às pessoas inocentes que perderam suas vidas, as autoridades influentes e os poderes vigentes consideraram que o melhor é que o incidente fosse ignorado e esquecido. Por isso, é obviamente importante que nós nos lembramos dele e essa injustiça trágica. Texto original no link: http://usa.mediamonitors.net/content/view/full/49348

Colaboração: Alison de Oliveira Moraes

2 comentários:

O Israelita disse...

Tem-se que considerar, para as situações que Israel faz surgir, os sempre iminentes ataques a que estão sujeitos, pois vivem com os nervos à flor da pele, pelo que já vimos de "Setembro Negro", Lokerbie-Escócia, sequestro de Uganda, pelos suicidas, "Guerra dos Seis Dias", querra do Líbano, Irã se dispondo sempre a extirpar Israel do mapa, Holocausto e tantas outras. Com certeza meu Estado de Israel está disposto a sentar para conversar, mas desde que norteado pelo principios de paz de não de guerra. Vivi ali e posso assegurar que a situação de guerra em que vivemos não interessa a ninguém, e muito menos a nós, em permanente sobressalto.

Banzo disse...

Concordo com Israelita.