Taiadablog: Hpv e câncer na garganta !!!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Hpv e câncer na garganta !!!




 

Normalmente relacionado ao câncer de ovário, o vírus sexualmente trasmissível HPV tem a ver com câncer no aparelho vocal, afirma artigo na revista científica Journal of Infectious Diseases. 

Pesquisa chinesa conbinou os resultados de 55 estudos das últimas duas décadas, e descobriram que 28% das pessoas com câncer de laringe tinham tecidos tumorais com resultados positivos para o vírus do papiloma humano (HPV). 

Mas esse índice variou amplamente de estudo para estudo - desde a ausência do HPV em pacientes com câncer de garganta, até uma taxa de infecção de 79% nos pacientes com tumores.

A infecção pelo HPV, especialmente pelo tipo HPV-16, de alto risco, foi apontada como significativamente associada ao risco de carcinoma de células escamosas de laringe, descrevem estudos da Academia Chinesa de Ciências Médicas e da Faculdade Médica da Universidade de Pequim. A conclusão é que os tecidos cancerosos de garganta têm 5,4 vezes a chance de dar positivo para um exame de HPV, em relação ao tecido não-canceroso.


Na verdade está se descobrindo que o HPV parece estar ligado a vários carcinomas de células escamosas da cabeça, pescoço e garganta, vem de outro estudo, feito em apartado na Universidade da Flórida.


Entretanto, o risco do HPV em câncer de laringe é relativamente baixo. Como maioria ainda ficam o consumo de álcool, tabagismo, má alimentação e exposição a certas substâncias, aumentado o risco do câncer na cabeça e pescoço, incluindo a laringe. E é modesta a expectativa de câncer na laringe, a Sociedade Americana do Câncer estima que 12.360 pessoas receberão um diagnóstico desse câncer nos EUA em 2012, e que haverá 3.650 mortes em decorrência da doença.


O estudo americano se diferencia razoavelmente do chinês, apontando que de todos os cânceres de cabeça e pescoço, o HPV parece desempenhar um papel maior não no de laringe, e sim no câncer das amígdalas e do fundo da língua. A exposição ao HPV é provavelmente décadas antes. Alguém que desenvolva um câncer da base de língua aos 50 anos provavelmente foi exposto ao vírus anos antes, na adolescência ou na faixa dos 20 anos.


Pelo menos metade das pessoas sexualmente ativas contrai HPV em algum momento da vida, mas o vírus geralmente é eliminado pelo sistema imunológico. E apenas algumas das mais de 40 cepas do HPV estão associadas ao câncer.

Nenhum comentário: