Taiadablog: Procura-se profissional de alto nível!!!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Procura-se profissional de alto nível!!!


Meus amigos: na esteira de nossa postagem anterior "Tecnologia de alto nível no setor aeroespacial", publicamos abaixo, o convite feito pelo ITA, para profissionais da área participarem de Mestrado em Engenharia Aeroespacial, para o qual temos certeza que o profissional procurado, poderá ser encontrado em nossa cidade, o que não nos será nenhuma surprêsa!

Vejam:

"Mestrado Profissional em Engenharia Aeroespacial MPEA 2010 Parceria ITA/IAE/MAI
Inscrições 05/out/2009 a 05/fev/2010

Objetivo: Capacitar engenheiros para a área de desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido no Brasil.
Assunto: Estágios Superiores a Propelente Líquido

Descrição:
O curso é resultado de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Moscow Aviation Institute (MAI), uma das mais renomadas universidades da Rússia na área aeroespacial, sendo limitado a 12 alunos selecionados de acordo com as instruções descritas abaixo.

Terá duração de 18 meses, sendo 6 meses destinados a aulas teóricas no ITA, 4 meses de aulas teóricas e trabalhos de laboratório no MAI (Rússia), e 8 meses destinados ao desenvolvimento, preparação e apresentação da dissertação de mestrado diante de banca examinadora.

As disciplinas no MAI serão ministradas usando o idioma russo e traduzidas para o português por intérprete, abrangendo aspectos de teoria, cálculo, projeto, fabricação e testes durante o desenvolvimento de Veículos Lançadores a Propelente Líquido.
O curso exigirá dedicação em regime integral por parte dos alunos, que terão 5 horas de aula e exercícios por dia, todos os dias úteis da semana, devendo ainda dedicar ao menos 5 horas por dia em estudo individual para fixação dos conhecimentos e conclusão dos exercícios recebidos em aula. Ao final de cada disciplina haverá avaliação do desempenho do aluno.

Metodologia:
O curso será desenvolvido em três fases. A primeira fase, com duração de 6 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do ITA, num total de 600 horas-aula. Esta fase contemplará apenas disciplinas teóricas.
A segunda fase, com duração de 4 meses, será realizada por meio de disciplinas ministradas nas instalações do MAI, num total de 350 horas-aula. Esta fase contemplará disciplinas teóricas e práticas laboratoriais.
A terceira fase, com duração de 8 meses será dedicada ao desenvolvimento das dissertações, com consultoria dos professores do MAI e orientação dos professores do ITA e pesquisadores do IAE.

Fase 1
Período: 01.03.2010 a 27.08.2010
Local: ITA
Disciplinas:
MP-780 Introdução à tecnologia de foguetes – 48h
MP-781 Mecânica Estrutural – 48h
MP-782 Tecnologia dos Materiais – 48h
MP-783 Elementos de Máquina – 48h
MP-784 Metrologia e Certificação – 48h
MP-785 Eletrônica e Equipamentos de Rádio – 48h
MP-786 Teoria de Controle e Componentes do SCA– 48h
MP-787 Teoria de Propulsão e Componentes do MFPL – 48h
MP-788 Esforços em Aparelhos Espaciais – 48h
MP-789 Desenho Técnico e CAD – 54h
MP-790 Teoria do movimento de Aparelhos Espaciais – 32h
MP-791 Dinâmica de Aparelhos Espaciais – 48h

Fase 2
Período: 06.09.2010 a 10.12.2010
Local: MAI
Disciplinas:
MP-792 Fundamentos da construção de Aparelhos Espaciais – 98h (32h lab)
MP-793 Estudos da construção de Aparelhos Espaciais – 48h (16h lab)
MP-794 Projeto de Aparelhos Espaciais e complexos – 132h
MP-795 Construção de Aparelhos Espaciais e agregados – 106h (28h lab)
Fase 3
Período: 03.01.2011 a 01.09.2011
Local: ITA
Elaboração de dissertações

Requisitos para inscrição:
Os candidatos deverão ser brasileiros(as) natos(as) ou naturalizados(as), e graduados, preferencialmente, nos últimos 2 anos em engenharia aeronáutica, mecânica, mecatrônica, metalúrgica, ou de materiais.
Os documentos necessários compreendem: ficha de inscrição , cópias simples do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, “curriculum vitae”, preferencialmente preparado na plataforma Lattes do CNPq, e cópias autenticadas de histórico escolar e diploma de graduação.
A inscrição é gratuita e os documentos necessários deverão ser entregues em envelope fechado, até 05-Fev-2010, em mãos ou via Sedex (valerá a data de postagem), no seguinte local:
A/C Sra. Nadjla (secretária do MPEA)
INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA - Divisão de Pós-Graduação
Praça Mal. do Ar Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acácias
12228-900 - São José dos Campos – SP

Forma de seleção:
A seleção ocorrerá com base em avaliação do curriculum vitae e histórico escolar, seguida por entrevista e/ou prova de conhecimentos técnicos e teste de proficiência em inglês. Os candidatos selecionados por curriculum vitae e histórico escolar serão informados até o dia 12-Fev-2010, por e-mail ou telefone, a respeito do local e horário para a realização da entrevista e do teste de proficiência em inglês, os quais serão realizados até o dia 19-Fev-2010. A divulgação final dos candidatos selecionados será feita até 26-Fev-2010, por e-mail ou telefone.

Benefícios:
O curso é gratuito, com fornecimento de material didático e empréstimo de microcomputador e softwares necessários, dispondo de sala de aulas com equipamento de projeção multimídia e sala de estudos com posições individuais. Os alunos receberão pagamento de Bolsa mensal no valor de R$ 1.200,00, além de transporte e auxílio financeiro durante a estadia na Rússia.

Informações:
Sra. Nadjla (secretária do MPEA)
Tel.: 12 3947-6964
e-mail: nadjla@ita.br"

É claro que ainda existem pessoas que acham que na Taiada só tem profissionais de meio escalão, não é mesmo? Pois paguem prá ver pois temos quase a certeza, de que o profissional acima requerido pelo ITA, sairá de nossa cidade!

E para estes, e também para os demais leitores de nosso blog, estaremos publicando, em breve, uma postagem falando das grandes "capacidades engarrafadas", profissionais de talento, mestres, doutores e gente de destaque no meio empresarial!

Tudo gente aqui da Taiada!

3 comentários:

Antonio disse...

Este mestrado aí, é para quem tem "aquilo" roxo, não é prá qualquer um não, tá?

Jumper disse...

Antonio, acho que realmente é um programa de pós de alto nível, mas acho que a maioria das pessoas tem condições de encarar este desafio (assumindo que elas fizeram graduação em engenharia). Desde que a pessoa seja determinada e esforçada ela tem condições de encarar esta parada. Tem um ditado que fala: "o verdadeiro campeão não é o mais forte mas sim aquele que consegue apanhar mais tempo sem cair".
Isso é altamente aplicavel para este tipo de desafio....
Abraço,

Vicente disse...

Pelo pouco que sei, a Taiada deve ter, no mínimo, 8 candidatos a esta vaga!