O Antonov AN 225, maior avião do mundo, pousou hoje em Cumbica, São Paulo, pela prineira vez no Brasil. Trouxe equipamentos para a Petrobras.
O gigante foi projetado pelo programa espacial soviético. Uma versão dele é usada para transportar a nave espacial norte-americana Endeavour e suas antecessoras.
Ele tem capacidade para 1.500 pessoas em sua área de carga, ou 600 toneladas.
Mede 84 m de comprimento, tem uma envergadura de asa a asa de 88,4 m e 18,1 m de altura, e voa a 800 km/h, com uma autonomia de 4,5 mil km com carga máxima, ou 15,4 mil km vazio e só com tanques de combustível cheios.
Sua tripulação é de sete pessoas.
6 comentários:
Jc, onde vc leu que an 225 carregou a Endeavour ou qualquer outra das shuttles americanas?
Estou perguntando pois pesquisei na internet e não encontrei...
no link
http://www.g-sat.net/avioes-de-passageiros-and-carga-2135/vaivem-espacial-213108.html
os amigos podem ver referencias à utilização do an-225 para transporte de veículos espaciais (Columbia, Challenger,Discovery, Atlantis,e Endeavour) reutilizáveis, desde 1975!
Abraços
Vejam também, no link
http://www.fayerwayer.com/2008/12/el-endeavour-es-el-nuevo-pasajero-de-boeing/
o transporte da Endeavour num Boeing 747-100 SCA (Shuttle Carrier Aircraft)
JC, o primeiro link que afirma que o AN-225 foi utilizado para carregar as shuttles americanas esta errado. O 747-100 SCA, esta correto, este é o veículo oficial para este fim.
O AN-225 foi utilizado para carregar o Buran, que foi a versão de russa da shuttle.
Além disto, o vôo inaugural do An-225 é de 1988, enquanto que a STS-1, que foi o primeiro vôo da shuttle é de 1981.
Ainda fiz uma busca na internet e não encontrei um site que reportasse esse feito.
Portanto, falando de uma forma cautelosa, as chance do An-225 ter carregado as espaçonaves americanas são quase que nulas.
Prezado Jumper: de fato, eu também não consegui mais nenhuma outra informação sobre o fato, a não ser as que disponibilizei nos links acima.
Não sou um especialista no assunto e até mesmo por coerente, vejo que seria muito dificil uma shuttle americana ser transportada pelo an-225, até mesmo porque os americanos dispõem do 747-100 SCA, que dá conta da tarefa com sobra não é mesmo?
Mas acho interessante a afirmação do link que confirma a parceria de russos e americanos para este tipo de tarefa, não é!
Agradeço o empenho e as inteligentes observações de Jumper e vamos ver se conseguimos mais informações sobre o fato!
JC, no site oficial da NASA, eles afirmam que existem dois Boeing 747 que executam esta função. O mais antigo é o NASA 905 e foi comprado da AA em 1974 e sofreu adaptações. O segundo avião para esse tipo de missão foi comprado da JAL no fim da decada de 1980 e chama-se NASA 911.
Realmente parece que o AN-225 nunca carregou as shuttles.
Segue o link da NASA:
http://www.nasa.gov/centers/dryden/news/FactSheets/FS-013-DFRC.html
Postar um comentário