Taiadablog: Aprender a reciclar!!!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aprender a reciclar!!!


De vez em sempre, encontro com um caminhão da PMC pelas ruas, com os dizeres “Reciclagem”, e fico me perguntando se os munícipes estão bem informados à respeito.
Acho que não, pois não me recordo de uma campanha bem abrangente sobre o assunto, que possa ter instruído à população com relação à separação dos vários tipos de materiais para reciclagem, onde armazená-los, qual a periodicidade da recolha destes materiais pelo caminhão da PMC, para onde são levados e o que é feito com eles, não é mesmo?
Não adianta mandar o caminhão passear pelas ruas da cidade e não encontrar nada para carregar, não é?
Acho que deve ser feita uma campanha de esclarecimentos (não é só distribuir panfletagem de casa em casa!) que alcance todo o município, envolvendo as escolas municipais e estaduais, além da realização de “mutirões ecológicos” em bairros alternados, e, principalmente, contando com a participação da imprensa escrita e por radiotransmissão. Isto sim seria benvindo!
Só assim é que chegaremos a, de fato, uma campanha de reciclagem que justifiquem gastos como os que hoje são bancados pela PMC, sem, no entanto, resultados práticos aceitáveis!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Jc, acredito que na época foi bem divulgado, em jornal, rádio, se me lembro bem. Mas concordo com você que a campanha para esclarecer deve ser contínua. Em Curitiba por exemplo a secretaria do meio ambiente trabalha juntamente com a secretaria de educação, no processo. Não posso citar outros bairros mas aqui no bairro onde moro (jd Rafael), o caminhão coleta toda quarta-feira, e com boa participação dos moradores. O que acho muito bom é que recolhem óleo de cozinha também , diferente da Sabesp que hoje distribuiu junto à conta de água, um papelzinho dizendo prá guardar o óleo e levá-lo até lá. Pessoal, não precisa a prefeitura coleta na sua porta; mas reitero novamente que a Prefeitura devia fazer campanha permanente para maior adesão.

Anônimo disse...

Jc. Em Meu Bairro borda da mata acredito não ter havido divulgação, mais por vezes já encontrei o caminhão em meu bairro. Se a prefeitura fez divulgação em jornais de circulação em Caçapava, realmente não percebi. A iniciativa é muito boa, mais falta muita divulgação.