Taiadablog: Mutirão do Lixo Eletrônico

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mutirão do Lixo Eletrônico


A Prefeitura de Caçapava aderiu ao mutirão estadual para o recolhimento do lixo eletrônico, que acontece simultaneamente em todo o Estado no dia 30 de outubro. O Mutirão do Lixo Eletrônico integra o Projeto Ambiental Estratégico “Mutirões Ambientais” da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O objetivo é estimular a atitude consciente da população para a coleta responsável dos resíduos tecnológicos.

O que é lixo eletrônico?
Muitas pessoas entendem por lixo eletrônico os SPAM’s que são enviados em seus e-mails. Mas, quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD´s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

O problema é que o tempo de utilização destes produtos é cada vez menor. E não é porque eles deixam de funcionar, mas, sim, porquê com a rápida modernização das tecnologias, os aparelhos tornam-se ultrapassados em uma velocidade assustadora. No Brasil, por exemplo, o tempo médio de uso de um celular é inferior a dois anos e o de um computador é de quatro anos nas empresas e cinco anos nas residências.

Em Caçapava, estão espalhados pela cidade, cinco pontos de coleta, que ficarão disponíveis até o dia 30: na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Rua Regente Feijó, 18 – Vila Santos); Parque da Moçota (Rua Antônio Guedes Tavares, sem número – Vila Menino Jesus); Paço Municipal (Rua Capitão Carlos de Moura, 243 – Vila Pantaleão) Câmara Municipal (Praça da Bandeira, 151 – Centro) e Mercado Municipal de Caçapava (Avenida Presidente Roosevelt, 90 – Centro).

A Prefeitura está estudando uma maneira de tornar os pontos de coleta permanentes. Caçapava faz parte do programa “Município Verde” da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. O programa tem dez diretivas que contribuem com ações para a melhoria da qualidade de vida de seus munícipes e do Meio Ambiente, que aos poucos estão sendo implantadas na cidade.

É assim que eu gosto! Campanhas limpas, com consciência! Vamos colaborar gente!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu já fiz a minha parte: depositei 8 micros, 3 monitores, 1 notebook, vários teclados, placas, e impressoras, no depósito da PMC.
Espero que todos o façam.