Taiadablog: A ponte do Rio Paraíba vai cair???

terça-feira, 21 de outubro de 2008

A ponte do Rio Paraíba vai cair???


Quando eu era jovem, correu solto em Caçapava, a notícia de que a Ponte do Rio Paraíba estava caindo, e que haveria um acidente de grande porte, com muitas mortes, isto porque todo mundo utilizava aquela ponte para atravessar o Rio!
Foi um apavoramento total, as pessoas se recusando a atravessar a ponte, as beatas mandando rezar missas prá Todos os Santos, os macumbeiros, acendendo suas velas à Iemanjá e, os céticos, caindo ao chão de tanto de rir das preocupações da saramandaia Taiada!
Pois é, isto ocorreu quando eu tinha uns 20 anos, presumo. A politicalha arvorou-se e por aqui apareceram deputados estaduais e federais, governador, vereadores, enfim políticos de todos os naipes para prestar “solidariedade” ao povo caçapavense!
Que bonito, né?
Com campanha de tal magnitude, e “solidariedade” sem fim, logo apareceram os recursos financeiros que viabilizaram a construção da nova ponte, a qual, após terminada, ensejou a interdição da outra, da ponte velha, para o tráfego de veículos de qualquer peso visando evitar o desastre!
Pronto! Todos estavam salvos e o povo, muito contente, atravessava várias vezes ao dia a ponte nova, atravessavam até mesmo sem precisar, só prá curtir a nova obra, pescar ancorado em suas grades, ou até mesmo, filosofar mirando o volume de águas do nosso Paraíba!
Engraçado que após uns 30 e poucos anos de interdição por risco absoluto de queda total, a Ponte Velha sobre o Rio Paraíba, acabou sendo “desinterditada”, para receber o tráfego de veículos de qualquer tonelagem, no sentido centro-bairro!
Não é uma gracinha mesmo? Há trinta e poucos anos atrás fabricaram o risco de a ponte cair! Isto, naquele tempo em que não se passavam as carretas carregadas com areia, tão comuns nos dias de hoje!
O que será que aconteceu? Ou melhor quem enricou com a construção da nova ponte?
Acho que ainda não é tarde para se saber, não é?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro, como se fosse hoje, do Bororó saltando da Ponte nova pela primeira vez, e trazendo o cadáver de um afogado, que ninguém sabia que ali estava! Grande herói taiada, com vários salvamentos ali efetuados! Ele, que tanto nadava por ali, falava prá quem quisesse ouvir, que a Ponte Velha estava sólida e sem sinais de que poderia cair! Mas acabou falando sózinho, né?

Anônimo disse...

Poderia Cair!!!!!!! Mais na cadeia quem ficou rico com a construção da nova ponte....