Taiadablog: Choque de ordem: chegou a vez da Taiada???

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Choque de ordem: chegou a vez da Taiada???


Choque de ordem! Esta é a palavra que tem inspirado o Prefeito do Rio Eduardo Paes, “a declarar guerra sem trégua aos motoristas que estacionam o carro sobre as calçadas, a derrubar construções irregulares nas favelas, a tirar os camelôs das ruas, etc.”

Disse ainda o Prefeito Eduardo que, “por um longo período, vivemos uma espécie de romantismo social. Em nome de resolver determinadas questões, a política fluminense foi aceitando a convivência com a irregularidade, com a ilegalidade e o que era apresentado como alternativa para os mais pobres, foi descambando para a marginalidade, resultando na desordem, no caos urbano que, pelo menos no caso do Rio de Janeiro, contribuiu, até os dias de hoje, para a degeneração da sociedade e para o aumento da criminalidade.”

Respeitadas as proporções e as particularidades próprias de nossa querida Taiada, vejo que o pensamento do Prefeito Eduardo, se encaixa, perfeitamente, em alguns de nossos principais problemas, os quais temos alertado com uma certa freqüência, dado a premência de se resolvê-los ainda em nascituro, com o objetivo de evitar seu crescimento desordenado, de forma que seja impossível contê-los!

Citamos abaixo, alguns destes problemas:
- barulho gerado por bares lotados de jovens, em locais inapropriados;
- barulho gerado por carros com som em altíssimo volume;
- carros e motos em velocidades absurdas nas vias públicas;
- igrejas caça níqueis, com cantorias e rezas em tom incompatíveis com o local;
- Desrespeito geral às leis de trânsito;
- Desrespeito geral ao Policial Militar e Guarda Municipal;
- Carros e motos estacionados de forma irregular;
- Jovens menores de 18 anos nos bares ,bebendo, após as 22 horas! Etc.

A situação, aqui na Taiada, chegou ao ponto que chegou, claro que em virtude da falta de cumprimento das políticas sociais existentes, potencializada pela falta de repreensão dos organismos policiais que, por sua vez, ficaram presos a regulamentos mornos, que lhes tiraram o poder de fiscalização e cumprimento da legislação!

Cansamos de ver nas ruas, situações onde são cometidas infrações à legislação, de forma até mesmo acintosa, e os policiais preferem fingir que não viram.

Esperemos que a chegada de novas políticas, examinadas semana passada na Câmara Municipal, onde os Policiais Militares passarão a auxiliar no controle do trânsito da cidade, possam dar, também, uma boa contribuição aos Guardas Municipais, no sentido de se profissionalizarem, de adquirirem estofo para função tão nobre!

Acho que está na hora de nossa cidade reagir contra estes abusos que estão acontecendo e que acabam por transmitir medo e receio na população ordeira e pacata de Caçapava.

Onde já se viu? O cidadão consciente, em Caçapava, não põe um pé fora de casa à noite, mesmo que seja para ir à farmácia, com receio de ser assaltado, ferido ou até mesmo assassinado!

É este o clima que desejamos para nossos filhos e netos?

As autoridades judiciais do município, deveriam estudar com critério, a situação de outras cidades que iniciaram o combate a “tudo isto que aí está”, com a proibição da circulação de jovens menores de 18 anos após as 22 horas!

Em todas as cidades em que a proibição foi determinada pela justiça, os índices de criminalidade caíram em proporções absurdas!

Será que em nosso caso vai ser diferente?

Também em grande número de cidades, as câmeras de vigilância estão fazendo ótimos trabalhos, inviabilizando e reduzindo toda a sorte de crimes (assaltos, roubos, furtos, brigas, etc.).

Será que na taiada vai ser diferente?

Nenhum comentário: