Taiadablog: Entrevista com o vereador Paulo Eugênio!!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Entrevista com o vereador Paulo Eugênio!!!


Paulo Eugênio Raimundo Ferraz, Partido Democratas – DEM, Vereador, nascido em Caçapava no dia 24 de janeiro de 1966.

01 – Quais são as áreas da cidade que mais necessitam de investimentos?
Se considerarmos “áreas da cidade” com o sentido de espaço geográfico, as áreas que mais necessitam de investimentos são aquelas que ficam na periferia do município, pois é ali que, normalmente, moram as pessoas menos favorecidas economicamente. Os bairros mais afastados do centro da cidade sofrem com a carência de infra-estrutura nos loteamentos, de condições básica que permitam ao ser humano viver com um mínimo de decência. Água potável, esgoto tratado, energia elétrica, segurança pública, atendimentos emergenciais e ambulatoriais aos doentes, pavimentação das ruas, transporte público e muito mais; tudo que encontramos no centro da cidade e que falta, em sua maioria ou não, nos bairros da periferia da cidade que resultam de loteamentos clandestinos não fiscalizados ao longo do tempo.
Considerando “áreas da cidade” como campo de atuação social, devemos priorizar a Educação, a Saúde e a Segurança Pública.
Para obtermos resultados satisfatórios na Educação, melhorando a qualidade do ensino público, devemos investir na valorização dos profissionais da área. Professores recebendo remunerações justas e sendo tratados com respeito e consideração, tornam-se profissionais comprometidos com o que fazem, motivados e com condições de investirem no aprimoramento pessoal dentro de suas áreas de atuação. E quem ganha com isso? Todos nós. Não adianta o Estado investir apenas na construção e conservação dos prédios das escolas, investir somente no material didático, é necessário que os investimentos sejam direcionados, principalmente, para reconhecimento do valor daqueles que realmente representam e fazem a Educação: OS PROFESSORES. A educação do ser humano se inicia e se completa no seio familiar, mas é nas “mãos” dos professores que ela recebe o aprimoramento necessário para que o indivíduo aprenda a viver em sociedade.
A Saúde Pública deve ser outra preocupação constante dos governantes. Aqueles que dela fazem uso devem receber tratamento adequado e eficaz para cura de seus males. Estando em bom estado de saúde, o indivíduo encontra condições físicas e psicológicas para desenvolver suas potencialidades e de bem relacionar-se com os demais membros da sociedade em que vive. Os investimentos em Saúde devem abranger tanto a medicina curativa quanto a medicina preventiva.
Segurança Pública é uma das áreas de atuação do Estado cujas ações são das mais complexas e variadas. Os governantes precisam cumprir com seus deveres para garantir a segurança da sociedade. Devem promover reformas legislativas para alcançar todas as ações humanas que se mostrem nocivas à sociedade e aos indivíduos que a compõem. O sistema de correção do indivíduo infrator deve ser revisto para que efetivamente faça a recuperação do ser humano delinqüente e não somente imponha castigo àqueles que se encontram à margem da lei. O Estado deve investir na contratação de mais policiais, na compra de novos armamentos, mais viaturas, ampliação do sistema carcerário e penitenciário, intensificar as ações preventivas. O Município deve intervir junto ao Estado com o objetivo de conseguir aumentar o número de policiais efetivos da Guarnição de Caçapava. Devem também cumprir com suas obrigações praticando ações que, embora pareçam específicas de outros setores sociais, estão relacionadas com a segurança pública, tais como a melhora e ampliação da iluminação pública, limpeza e fechamento dos lotes baldios, podas das árvores que diminuem a capacidade da iluminação pública ou que facilitem a entrada de marginais nas residências, etc. E nós como cidadãos também temos a nossa contribuição para garantia da Segurança Pública, além de tomar todas as precauções necessárias para impedir ou inibir a ação de marginais, cuidando da proteção pessoal e familiar, devemos, através da educação pessoal e daqueles que estão sob a nossa guarda, modificar o ser humano fazendo com que ele aprenda a respeitar o próximo e os seus direitos.

02 – Quais são os seus projetos prioritários para esta legislatura?
Um deles é de fazer gradualmente uma reforma legislativa para adequar as principais leis municipais em vigor à atual realidade de nossa cidade. Temos diversas leis em nosso município que contam com mais de vinte anos de vigência. Disciplinaram muito bem as situações existentes na época em que entraram em vigor, mas que já não resolvem por completo os assuntos a que se referem.
Outro objetivo é o de inovar no Sistema Jurídico Municipal a fim de disciplinar situações novas já existentes, mas que ainda não foram e precisam ser regulamentadas, sem esquecer, nesse processo de inovação, de incentivar e viabilizar o progresso do município.

03 – Pode o munícipe assegurar participação em seus projetos? Como?
Não só podem como devem. Os projetos de um parlamentar, antes de mais nadas e acima de tudo, devem ser projetos do povo que ele representa, mas para que isso ocorra é necessário que a manifestação da vontade popular chegue aos conhecimentos do parlamentar. Para tanto, coloco a disposição da população caçapavense o meu gabinete na Câmara Municipal de Caçapava, os telefones 3654-2031 / 3654-2046 / 3654 e o site http://www.pauloeugenio.com/ . Outra forma de fazer chegar ao meu conhecimento a vontade popular é manifestá-la pessoalmente a mim ou aos meus assessores por ocasiões das visitas semanais que fazemos aos bairros do município para ver no local os problemas de cada bairro.

04 – Como enxerga o quadro político e econômico atual?
A situação econômica atual deve ser vista com prudência por todos. Ela tanto pode causar prejuízos irreparáveis pela falta de cautela nesses momentos quanto pela retração total de investimentos que possam inviabilizar o crescimento em geral. Considero equivocado o pensamento daqueles que, em momentos de crise, só adotam ações que têm por objetivo reduzir gastos. Nesses momentos, reduzir os gastos desnecessários, supérfluos é fundamental, mas para sobreviver à crise é preciso tomar atitudes que impliquem em crescimento, por mínimo que seja. Outra postura a ser tomada é de não fazer a crise maior ou mais grave do que ela realmente é. Devemos ter comportamento otimista e arrojado, sem que haja subestimação.
As próximas eleições ocorrerão em 2010 e será a hora de escolhermos Presidente da República, Senadores, Deputados Federais e Estaduais e Governadores. Caçapava precisa ter um representante na Câmara dos Deputados, para que nossos interesses possam ser defendidos por quem tenha vínculo, compromisso com o povo caçapavense. Chega de sermos “representados” por pessoas que têm compromissos com os municípios vizinhos. Estes, embora honestos, defendem com veemência os interesses dos municípios de origem. Precisamos ser representados na Câmara dos Deputados por gente que pega diariamente a mão da gente, que saiba o nosso nome, onde moramos e de que precisamos.
Defendo a democracia como forma de proporcionar a igualdade de oportunidades, acreditando que as regras da livre iniciativa resultam em melhorias das condições de vida e crescimento do cidadão.

05 – Dê sua opinião com relação ao atendimento dos munícipes nas UBS e no Pronto-Socorro Municipal.
É notória a melhora implantada, pela atual Administração Municipal, nos PFS e no Pronto-Socorro de nossa cidade. Com muito trabalho e competência, o atual Prefeito de Caçapava conseguiu ampliar o número de PSF do Município, que antes eram 02 e agora são 13, e reformar o Pronto-Socorro. Os dois Pronto-Socorros do Município, o adulto e o infantil, foram reformados e ampliados. Antes da reforma, a sala do atendimento emergencial contava apenas com um leito e com aparelhos emergenciais sucateados, agora são 5 leitos e todos equipados com aparelhos novos. As reformas foram feitas para melhorar o atendimento médico e para oferecer mais conforto aos usuários. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Município, os atendimentos nas UBS e no Pronto-Socorro aumentaram muito após as reformas. Não obstante, é do conhecimento de todos as reclamações que vêm sendo feitas quanto aos atendimentos prestados, principalmente no Pronto-Socorro. Entendo que o próximo passo da Administração Municipal deva ser o de melhorar o atendimento público prestado não só na área de saúde, mas em todas as outras áreas de atuação municipal. É preciso que se invista na capacitação do servidor público em geral, que faça o servidor se sentir valorizado pelo que faz, motivado para prática de suas obrigações. A Administração Pública Municipal deverá agir de tal modo que consiga obter de cada servidor público o melhor que ele for capaz de produzir, mas sem querer arrancar isso dele, e,sim, que ele o entregue espontaneamente. Nós, vereadores e população, devemos cobrar uma postura rápida e definitiva da Administração Municipal nesse sentido.

3 comentários:

João Orelha disse...

Eu acho que o vereador deve se esquecer das fórmulas viciadas dos vereadores passados e estudar a possibilidade de se implantar uma nova formulação para o cargo. Talvez, com independência, fosse o melhor caminho: teria-se a liberdade de votar favorável no que está certo, e ainda poderia-se cobrar o executivo, quando necessário, não é?
Acho também que não deve ser prioritário para o vereador, abraçar todas as causas do municipio: basta abraçar uma ou duas, mas persistir até resolvê-las.
Boa sorte ao vereador Paulo Eugênio!

Anônimo disse...

Olá Vereador Paulo Eugênio!

Pelo que entendo de política a função de um verador é criar e votar projetos de leis para benefícios da cidade. Independente se é saúde, esporte, segurança, a atenção deve ser para todas as áreas.
Outra função de um vereador é a fiscalização, cobrar as secretarias para que os trabalhos sejam executados, além de lutar pela transparência e bom uso do dinheiro público. É um representante do povo na câmara.
Sendo assim, se a administração está fazendo um bom trabalho, não vejo problema nenhum em ser aliado, não vejo isso falta de independência em sua postura.
Para fechar gosto do seu trabalho e atenção que tem com a população e acretido que terá uma carreira política brilhante.
Abraços e boa sorte!

Anônimo disse...

Vereador Paulo Eugênio

Gostei muito de ler a sua entrevista.
Votei em você e tenho acompanhado o seu trabalho, principalmente por meio das sessões de Câmara e sinto muita satisfação em ter lhe confiado o meu voto.
Parabéns pelo seu trabalho.

Ana Paula Siqueira