Taiadablog: Guarda Municipal sem controle!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Guarda Municipal sem controle!!!




De fato, é preocupante a situação da GMC - Guarda Municipal de Caçapava, exatamente nesta oportunidade em que o aporte de recursos financeiros necessários à instalação da mesma, atingiram seus limites, proporcionando razoável e necessária equipagem para que sua atuação ofereça a menor possibilidade de riscos, deixando os profissionais à vontade para cumprir a legislação.

Ao que me pergunto: qual legislação? Existe alguma legislação municipal para itens de segurança? Caso negativo, os GMCs terão poder de polícia? E o trânsito, por quem será gerido e fiscalizado? Quais são, efetivamente os crimes para os quais devemos acionar o 199 da Guarda Municipal?

Todas estas dúvidas acabam inibindo o munícipe pois, não sabendo o que é de responsabilidade da GMC ou da Polícia Militar, é claro que ele acaba chamando a PM pois o fone 190, há muito tempo, já faz parte de nosso cotidiano!

Agora, não adianta o sr. Prefeito montar a Guarda Municipal, aparelhá-la com modernos equipamentos, arrumar-lhes um quartel com infraestrutura, etc. e tal, mas não proporciona treinamento e desenvolvimento informa a seus integrantes, e nem se preocupa em informar à população, sobre quais as tarefas que ela deve assumir!

Por outro lado, em nossas andanças pela cidade, temos observado a ausência total de policiamento, por parte da GMC, nos bairros e vilas distantes e também nos vizinhos às áreas centrais da cidade.
O patrulhamento tem se concentrado na Praça da Bandeira, onde é bastante comum se encontrar cinco ou seis GMCs conversando, tranquilamente com os dois PMs que habitualmente fazem policiamento em frente ao Forum!

É visivel a falta de comando, a falta de estratégia, a falta de planos e programas de vigilância e segurança preventiva por parte dos GMCs, certamente, em razão da inexperiência da pessoa que hoje responde, e mal, por esta área!

Para um cargo deste nível, necessário se faz a contratação de gente experiente, advindo de força militar, acostumado com as rígidas posturas físicas e habituado a seguir e cumprir os manuais.

A PMC também deve, já que se dispôs a criar a GMC, contratar profissional especializado para a montagem da estrutura interna, regulamentos (eu disse regulamentos e não um monte de besteiras juntas, como sei que existe!), planos, programas de atuação ostensiva e preventiva, após o que serão feitos comunicados à população, alertando sobre a abrangência da sua atuação, e depois, só depois, é que pode se dizer que existe uma GMC razoávelmente organizada na cidade!

A questão da segurança pública está passando por uma fase dificil, complicada, em constante evolução, os quais, se tratados de forma amadora, como tem acontecido até agora, ensejam possibilidades maiores para os criminosos, aumentarem suas áreas de atuação.

Até hoje, temos notado que a atuação dos srs. GMCs na região central da cidade (Praça da Bandeira - onde atuam) revelam-se muito mais como observadores, do que agentes da lei, com autorização para questionar eventuais indícios de criminalidade ou transgressão de leis!

7 comentários:

Anônimo disse...

Serão sòmente coreografia política?

Anônimo disse...

O cara aparece na TV com uniforme de general, coronel, piloto-comandante, eu não sei que uniforme e divisas são aquelas. Fala, fala, fala, e nada diz.
Tem que botar um chefe prá ele, alguém experiente, que possa organizar, de fato, esta GMC.

Anônimo disse...

é claro que quem escreveu esses comentários sobre a GM de Caçapava não tem conhecimento da história da criação da mesma e muito menos conhece o trabalho que vem sendo desenvolvido por estes Guardas em nosso municipio, Guardas estes que trabalham em escala de revezamento 24horas, 7 dias por semana, 30 dias por mês atendendo os mais diversos tipos de ocorrências.Criticar o atual comando da GMC é no minimo um ato de covardia ou de inveja, porquê diante do atual desempenho e aprovação da população junto ao trabalho destes Guardas,o fato de pouca experiência na função é relevante e o que mais importa para a Cidade de Caçapava é o empenho com que eles vem desempenhando suas atribuições nesta cidade.

Anônimo disse...

o cidadão que critica, e não se identifica, dá provas suficientes que não passa de covarde.
Talvez seja um frustrado, que não conseguiu passar no concurso.
Forte abraço aos amigos da GMC

Anônimo disse...

Não adianta este discurso de dodói agora. O que tem que se pretende, é fazer com que a GMC tenha COMANDO, não estou falando de Chefe, mas de alguém com experiência neste tipo de mão de obra e, é claro, não estou falando da pessoa que hoje responde pela GMC.Sem comando, não há planos, não há programas, não há nada! Só veremos grupelhos de GMs batendo papo nas esquinas da Praça da Bandeira. Quero ver é fiscalizar o Parque Eldorado, Caçapava Velha, ou o Paraízo.
Por exemplo porque não desmontar a quadrilha de traficantes que atua ali na quadra do Jardim Rafael?
Tá nas nossas barbas! Será que não há ninguém que possa fazer um plano, um planinho vá, para ir todo mundo quietinho, sem sirenes, sem alardes, cercar aquela quadra em horário definido por "secretas", e prender todo mundo? Será que o povo daquela área não pode ter sossego? Será que as crianças daquela área não podem ter um pouquinho mais de segurança?
É claro que pode mas para isto, tem que ter COMANDO, ok?
E mais, temos sim, conhecimento da história da criação da GMC e ficamos espantados, com o que vimos!

Anônimo disse...

Sr. JCFlores, boa tarde, gostaria de deixar meus comentários nesse BLOG democrático, e portanto posso divergir de algumas idéias de seus usuários.
A Guarda Municipal de Caçapava GMC, vem exercendo um bom trabalho, aprovado pela população decente, infelizmente a ação da GMC ainda é nova para os nossos costumes e tradições, queremos ter e ver uma GMC mais ostensiva, mais Leis Federais e Estaduais nos impendem e nos forçam a somente exercer ações preventivas, assim a GMC com apenas 4 meses nas ruas, praticamente ainda em treinamento, esta praticando o aprendizado, alguns GMC´s devido concurso público, são de outras cidades, o contato com os valoros homens e mulheres da Polícia Militar é extremamente necessário para mostrar aos marginais que as duas instituições estão unidas, com certeza também os GMC´s estão aprendendo muito com os policiais, lógico que com mais algum tempo estaremos mais experiêntes. Quanto a ação de desmantelar quadrilhas, traficantes e outros por parte da GMC é praticamente impossível sozinha, com certeza a presença de um Guarda Municipal na Quadra do Jardim Raphael e na Escola Estadual Roque Passarelli coibi em muito a presença de marginais. Quanto ao Departamento de Trânsito, os antigos Fiscais de Transporte e Trânsito foram renomeados e relocados agora além de fiscalizar o trânsito devem zelar pela segurança dos cidadãos decentes de Caçapava. Gostaria de convidar o Sr. JCFlores e qualquer caçapavense decente para conhecer a instrutura, hierarquia, Regimento Interno, Corregedoria, Ouvidoria e Leis Federais, Estaduais e Municipais, os nossos Planos e Metas para diminuir a criminalidade e trazer segurança a população decente de nossa cidade, seguindo as determinações rígidas da SENASP e Polícia Federal e as ações sempre em conjunto com as POLÍCIAS militar e civil. Tente, quando precisar ligue 199.

Anônimo disse...

Caro Inspetor GMC Leonardo, muito obrigado por sua intervenção pois, nossa grande dificuldade, residia no fato de não obtermos retorno para nossas críticas, que advém da população e merecem respostas!
É claro que a população sabe que a GMC encontra-se no início de suas atividades e,portanto, merece um voto de confiança pois nota-se o esforço para que sua inserção no espaço público caçapavense, vem melhorando dia a dia. A crítica, vem da falta de comunicação com a sociedade! O povo não sabe prá que serve a GMC, entende? É preciso que se faça uma campanha de apresentação da GMC à comunidade, em todas as suas nuances! E outra, critica-se também, a falta de uma estratégia de policiamento pois ocorre grande concentração de GMCs e respectivas viaturas na Praça da Bandeira, onde já existe policiamento fixo da Polícia Militar, em detrimento à outras áreas, também de vital importância, que ficam completamente a descoberto! Acho que a falta de uma estratégia definida (já notada pela população!), acaba por comprometer qualquer outra iniciativa da GMC, trazendo ainda efeitos negativos à imagem da corporação, não é mesmo? Gostaria mesmo, e num futuro breve, de marcar uma data para fazermos uma visita às instalações da GMC e conhecermos todo o seu potencial, aproveitando a ocasião para sugerir que todo o material isntitucional da GMC, seja disponibilizado na internet, para facilidade de consulta e até mesmo de colaboração dos munícipes.
Agradeço por sua intervenção!