Taiadablog: PIB de Caçapava aumentou 22% segundo IBGE!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PIB de Caçapava aumentou 22% segundo IBGE!!!


Segundo levantamento divulgado pelo IBGE, com relação aos dados de 2006, a queda do PIB – Produto Interno Bruto, de São José dos Campos, indicou que “a riqueza está migrando para as cidades vizinhas”, observando que foram registrados crescimentos em algumas cidades do vale particularmente Caçapava, onde se registrou um aumento de 22% no PIB, explicados pelo Departamento de finanças da PMC desta forma:

“Várias notas fiscais eram emitidas no município de origem da empresa, sendo que teria que ser declarado à Receita Estadual como sendo de Caçapava”

Acho que esta explicação me parece um tanto vaga, não é mesmo? Carecia de melhor transcrição para o economês, visando favorecer seu entendimento, não acham?

Agora, de uma forma ou de outra, é um índice favorável e como tal, deve ser comemorado!

4 comentários:

Anônimo disse...

Explicando "Varias notas fiscais eram...", temos empresas no município que tem as suas matrizes em outros municípios. Os sistemas informatizados dessas empresas geravam NF onde eram declaradas a origem da mercadoria o município da Matriz. Essa prática gera prejuizo para os municípios que realmente agregam os "Valores Adicionados" para o repasse de ICMS. Observe que os "Valores Adicionados" são o que o IBGE denomina "Produto Interno Bruto Municipal - Industria" Um dos três componentes do PIB- Municipal além do PIB - Serviços e do PIB - Agropecuário. Acontece que o PIB - Indústria represnta 65% deles e foi desenvolvido um trabalho em equipe que nunca foi realizado antes no município para orientação e concientização das empresas nesse sentido. Esse trabalho resultou nesse aumento de 22% no PIB Municipal e igualmente no aumento do repasse de ICMS, o que trás mais recursos para nossa cidade. A afirmação que "a riqueza está migrando para as cidades vizinhas" não é verdadeira para o nosso município pois em 2.005 e 2.006, ano base para análise do IBGE, só houve a instalação industrial de um grupo encabeçado pela Cabletech e em 2.006 ainda estava em fase de instalação. Esse aumento nosso expressivo e recorde na região foi resultado da gestão administrativa do Prefeito.
Se a explicação foi vaga, agora acho que está clara, espero, se não ainda não estiver, procure-me no Paço Municipal. Nilo Alegretti - Chefe da Divisão de Finanças.

Anônimo disse...

Sr. Nilo Alegretti, agradeço a sua especial atenção no sentido de melhor nos posicionar para entendimento completo do assunto!
Até que ponto a otimização nos fatores e metodologias desenvolvido influenciou no índice de 22% de aumento do PIB Taiada?

Anônimo disse...

jcflores, não o conheço mas já o admiro pelas suas colocações. Quanto à otimização dos fatores e a metodologia já viraram história e é muito longa para lhe explicar pelo blog, isso começou em 2.005 quando assumimos a Divisão de Finanças mas estou à sua disposição para tomarmos um cafèzinho e batermos um papo a respeito deste assunto e outros que foram destaque para a nossa querida Taiada - O assunto será interssante, eu lhe garanto".Só venha me procurar, por favor, após o dia 5 de janeiro, pois após 4 anos consegui essa "mixaria" de folga.
Abraços, boas festas, e te espero no Paço para nos conhecermos.

Anônimo disse...

Muito obrigado, Sr. Nilo Alegretti, pela especial atenção e dispensada.
Agradeço e retribuo os votos de boas festas, esperando que aproveites bem estas minúsculas férias!
Na primeira quinzena de Janeiro de 2009, voltarei a contatar-lhe para retornarmos ao assunto!
Abraços.