Taiadablog: O Renascimento do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava!!!

sábado, 27 de dezembro de 2008

O Renascimento do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava!!!

Fotos públicas da degradação do MAC
(click na foto para ampliar)



Como já dissemos em postagem anterior, crescem nossas preocupações com o estado de abandono em que se encontra o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, o antigo Museu do Automóvel do empresário Roberto Eduardo Lee, assassinado em 1975.

Por ocasião de sua morte, o Museu e todos os veículos e objetos da coleção e imóveis, foram arrolados juntamente com os demais bens patrimoniais, num processo judicial que ainda hoje desafia a justiça brasileira!

Brigas e disputas familiares, ódio e outros extremados sentimentos, enfim, existe um “folhetim” que ameaça de morte, uma das maiores coleções de carros antigos do mundo, não obstante a preocupação generalizada, constatada na profusão de páginas, blogs, fóruns, comunidades no orkut e sites específicos que lamentam a destruição deste rico patrimônio cultural, que resiste, ainda hoje, em pavilhão lacrado, na antiga fábrica da Matarazzo, contra tudo e todos, inclusive à bandidagem, que volta e meia consegue levar uma ou outra peça, vendida no submundo por quantias irrisórias!

Sou caçapavense, taiada legítimo, aqui residente, e orgulhoso do Museu, que tive oportunidade de visitar, em dezenas (isto mesmo, dezenas!) de ocasiões, desde os tempos da adolescência, com familiares, amigos locais e até mesmo com visitantes de outras cidades, que saíram maravilhados com o acervo bem cuidado, onde podia se ver, até mesmo, a um dos 50 únicos automóveis Tucker fabricados no mundo, além de outras raridades, como o esportista Willys Capeta!

Não nos é possível imaginar que toda esta riqueza cultural possa estar sendo destruída, por razões familiares e pessoais, privando gerações e gerações do acesso à evolução desta que foi a mais incrível descoberta de todos os tempos!

Sinto-me enfraquecido quando tento lutar sozinho, visando tentar resgatar este imenso e rico patrimônio cultural mas, como disse anteriormente, quando comecei a pesquisar na internet, assuntos relacionados ao Museu, surpreendi-me com a quantidade e com a qualidade de pessoas que, como eu, compartilhavam da mesma indignação, da mesma raiva, em não possuir instrumentos que pudessem evitar a destruição completa do Museu!

São pessoas de todas as partes do Brasil, particularmente de Caçapava e alguns até mesmo do exterior, que compartilham o mesmo desejo de voltar a ver o Museu em funcionamento, mas sentem que, individualmente, as coisas ficam muito mais difíceis de serem resolvidas.

Dentro deste espírito, estamos nos propondo a iniciar um projeto para unir todas as pessoas com interesse na preservação do acervo do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava, numa sociedade sem fins lucrativos, com registros nos órgãos federais, estaduais e municipais (de Caçapava), com o objetivo único de gerenciar todas as tratativas relacionadas ao assunto com autoridades, familiares e até mesmo, se for o caso, com a justiça!

Estamos cientes que já foram tentadas iniciativas próximas das que estamos ora propondo, mas os resultados não foram os esperados, por motivos que desconhecemos.
Nossa idéia é centralizar a maior quantidade de informações sobre o assunto, organizá-las e, à partir daí, iniciar um complexo de ações específicas para viabilizar a recuperação e o funcionamento do MAC!

Pretendemos, sem qualquer veleidade pessoal e dispostos a apoiar quem tiver uma iniciativa de melhores efeitos que a nossa, utilizar todos os recursos legais disponíveis para o que o Museu, seja desentranhado de todo e qualquer processo em juízo hoje existente, para ser doado ou desapropriado em favor do município de Caçapava, sp, e, após sua completa restauração, destinado à visitação pública!

Tomo a liberdade de publicar aqui, algumas fotos da degradação existente no acervo do MAC, visando sensibilizar o maior número possível de seguidores de nossa estratégia!

Aguardamos seu contato no email: criticandoataiada@bol.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Aí gente, vamos colaborar com o JC pois conhecendo-o, como conheço, tenho a certeza que trata-se de movimento apolítico e sem fins lucrativos!
Ele só quer ver a Taiada despontar na mídia nacional com este Museu, de renome internacional!
Com tres montadoras (Ford, GM e Wolks) de grande porte na região, no raio de 30 quilometros, tenho certeza que não vai faltar apoio à esta iniciativa.

Anônimo disse...

Que dó que dá ver essas fotos !

Anônimo disse...

Olá !!! Gostaria de opnar no seguinte, se alguém conseguisse um email ou até mesmo uma caixa postal da familia do Roberto, poderiamos fazer uma campanha enviando cartas e emails, quem sabe conseguimos dessa forma. a uniao faz a força !!!! Abraço a todos, Se puder colocar na reportagem para q todos vejam a ideia, é bem possivel q alguém tenha essa informação !!! Até mais !!!

Rubens

Anônimo disse...

Prezado amigo, estou ajudando aqui no que posso, mas é pouco. Desejo a vocês mais sorte pois, de tão mais próximos que eu e por terem vivido a glória do Museu, é principalmente de vocês, cidadãos de Caçapava e mais ninguém o grande prejuízo e perda irreparável que siginificam o fim do Museu do Roberto Lee.
Abraço,Nik.
www.carrosantigos.wordpress.com

Anônimo disse...

mandei-lhe um e-mail.