Taiadablog: Dezembro 2008

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Salve 2009!!!


Amigos: Ao final de 2008, ano sofrido, petróleo em queda livre, americanos impondo a crise ao mundo, Madoff quebrando todo mundo, Santa Catarina se desmanchando, neve caindo nas Arábias, Dantas preso-solto-preso-solto (e detonou a Policia Federal!), violência correndo solta com crimes dos mais absurdos, é pai que mata filho, filho que estupra a mãe, aluno bate no professor, este que aí está com a popularidade beirando aos 73%, floresta amazônica dizimada pelas serrarias, enfim, acho que não estaremos nos precipitando se eu disser que alguém ou alguma coisa está nos mandando um sinal claríssimo, que as coisas estão se encaminhando para tempos perigosos e sem retorno!

O que podemos fazer para tentar evitar isto? A mobilização da sociedade, em torno dos objetivos ligados à prevenção do meio ambiente, já é um bom caminho e início, mas seria necessário um envolvimento ainda muito maior de todos, para que estes objetivos possam, de fato, alavancar mudanças extremamente necessárias para se evitar o desastre!

Acho que cabe aos senhores políticos encontrarem o caminho para que as distorções sociais hoje encontradas, sejam discutidas, analisadas e mediante ativa participação popular, implantadas, com vistas à sua superação!

Mas, acho que já está perfeitamente claro para a sociedade organizada, que nada funciona neste País ou no mundo, se não houver a anuência e a interação de seu povo.

Daí é que nasceu a idéia de publicar este nosso blog: oferecer às pessoas comuns, as reais possibilidades de participar, mesmo que forma anônima, da reorganização da sociedade em torno de objetivos maximizados!

Seu comentário, por mais insignificante que possa julgar, fará parte de um complexo de reinvidicações outras, que fortalecerão e darão sustentação à busca por dias melhores, por qualidade de vida, e é assim que se busca por “construir um futuro melhor para nossos filhos”, ao contrário do que diz a propaganda de venda de apartamentos!

É isto que nós queremos e por este motivo é que esperamos contar, sempre, com suas observações, suas críticas e seus elogios.

Desejo a todos os meus leitores, de Caçapava e do mundo inteiro (sem quaisquer pretensões, tem taiadas leitores de nosso blog em todo o mundo!), que o ano de 2009 seja um ano de reinvidicações, de questionamentos, de mudanças, e principalmente um ano repleto de prosperidade e saúde para todos nós!
Salve 2009!

Novos vereadores vão assumir!!!


Neste início de novo ano, estaremos assistindo à posse dos novos vereadores, eleitos em Outubro passado para os próximos quatro anos!

É uma turma nova, resultante da renovação do quadro político local, que acabou por revelar iniciantes de ótimo (assim esperamos!) nível, que, certamente, colocarão ritmo acelerado na busca por novos e bem vindos caminhos políticos à bem do universo comum!

É claro que, como iniciantes na arte política, serão submetidos, já num primeiro momento, aos maneirismos internos existentes, situação que, invariávelmente, acaba por submeter, por conta dos administradores das Câmaras Municipais, políticos com expressiva votação, ao cumprimento de rituais burocráticos de eficácia duvidosa, cujo legado advém de longa data, sem quaisquer evoluções.

É Vossa Excelência prá cá, é Vossa Excelência prá lá! O aparte está concedido à Vossa Excelência, etc. e tal.

Tudo completamente fora do universo do povo, não é mesmo? Mas vamos engolindo. O que não se pode engolir, é o político profissional, ou o político que vota contra o interesse dos munícipes, para os quais reservamos nossa observação, nosso acompanhamento, para lhe dar o troco nas próximas eleições!

Mas o que nos interessa no momento, é que, com a posse dos novos vereadores, muita gente jovem, outra cabeça, novos e bons pensamentos, indicador seguro de mudanças à vista, e é isto que procuramos, no momento!

Desejamos aos senhores vereadores que estarão assumindo, em breve, suas cadeiras, os nossos votos de sucesso! Contem conosco!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Espaçamento para plantio de árvores não é obedecido!!!



Muitíssimo louvada a atitude da Secretaria de Meio Ambiente da PMC, ao efetuar um plano de arborização de toda a cidade, com vistas a proporcionar melhorias visuais e ambientais que trarão, certamente, grandes benefícios à várias áreas da cidade, particularmente as avenidas e praças. Muito boa esta atitude.
Entretanto, estamos visualizando que o plantio de novas árvores e palmeiras, ao lado de árvores já existentes, não tem obedecido o padrão de espaçamento recomendado pelos especialistas florestais, ocorrendo alguns casos de cuja proximidade é tão pequena, que acabará por prejudicar o desenvolvimento de ambas as plantas.

Acho que seria viável o estudo, por parte de algum profissional do setor, para que seja perfeitamente esclarecida esta questão do espaçamento.

Reciclagem de Óleo de Cozinha usado!!!


Por iniciativa da SABESP foi criado, neste mês de Dezembro de 2008, um projeto denominado Uso e Descarte Consciente do Óleo de Cozinha Usado, material este que, deverá ser colocado em garrafas PET, que, após cheias, deverão ser devidamente encaminhadas para o posto de coleta na SABESP na Rua Antônio Castro Júnior, 222, no Jardim América.
Pode ainda, o munícipe, assim que tiver a garrafa PET cheia, telefonar para 195 SABESP, deixando registrado seu endereço, que os próprios funcionários da empresa, irão buscar na sua casa!

À partir daí, o material deverá ser encaminhado à na Cooperecicle, a Cooperativa de Reciclagem da Prefeitura Municipal de Caçapava, que fará a reciclagem e destinará os recursos apurados com sua comercialização, será revertido em projetos sócio ambientais da Taiada!

Além de preservar o meio ambiente, o descarte consciente do óleo de cozinha destinado à reciclagem, evita problemas como a obstrução das tubulações de esgotos sanitários, o que acontece quando o produto é lançado diretamente na pia, podendo causar refluxo para os imóveis.

Este é o tipo de campanha que não podemos deixar de participar, ativamente. Vamos todos colaborar, não é?

Lojista não sabe quanto fatura!!!


Passada esta época de festas natalinas, todo mundo comprando presentes, gastando seu rico dinheirinho, etc. e tal, acho que já passou da hora da Associação Comercial divulgar alguns números, principalmente os relacionados ao posicionamento do faturamento dos lojistas, comparativamente com o ano anterior, com a intenção de verificarmos quais os setores com maiores necessidades de investimentos!

Aproveito o ensejo e sugiro à Associação Comercial, que nos explique a metodologia utilizada para os cálculos acima, para melhor compreender-mos todo o sistema, não é?

Pelo que estamos sabendo, os únicos números que a Associação Comercial de Caçapava possui, são os relacionados ao SPC: quantos entraram e quantos saíram!

É mole?

Médico do postão pisa na bola toda hora!!!


Mais reclamações contra o atendimento à doentes no Postão da Vila Antonio Augusto! Ficamos sabendo da ocorrência de várias reclamações de munícipes, que estavam para ser atendidos pelo médico Luiz Ricardo de Souza - Otorrinolaringologista, na data de hoje, com início previsto para 09,00 horas da manhã em diante.

O referido médico, alegando que já havia chamado as pessoas, recusou-se, terminantemente à atender os atrasados, não obstante seu consultório ter ficado vazio, às moscas, durante grande parte da manhã!

Ao fazerem suas reclamações junto às funcionárias do Postão, ouviram delas, que o citado médico toma idênticas atitudes a toda hora, prejudicando, sériamente, ao atendimento aos doentes, alegando, que, se o paciente não estiver presente na hora que ele chamar, fica seu atendimento cancelado, mesmo que ele não tenha outros pacientes para atender, ocasião em que cumpre seu horário sózinho dentro do consultório, não se importando em chamar novamente o paciente atrasado!

Gostaria de saber mesmo, se o contrato deste cidadão para com o município, envolve um número de atendimentos por hora, por dia, ou se o atendimento é efetuado com base no nome dos pacientes, ou então ainda com base em suas características físicas!

É só esta que nos faltava agora, não é mesmo? Um médico que, ao invés de ajudar as pessoas, ao invés de aliviar sofrimentos, parece que está ali para infernizar ainda mais, a já sofrida experiência de vida dos menos favorecidos, aproveitando-se da fragilidade de mulheres e crianças, para esconder sua veia psicótica sedenta da humilhação alheia para alcançar objetivos imorais inconfessáveis!

Reclame-se contra profissionais deste nível e a primeira coisa que irá escutar, é aquele lenga a lenga que "Qualquer tipo de agressão contra funcionário público é passível de processo!"

Protegido pelo manto da impunidade, do corporativismo e até mesmo da estabilidade no emprego, prefere, este tipo de profissional, deixar marcada sua passagem pela existência, com a arrogância e a falta de humildade próprios de quem vivencia problemas pessoais de grande porte, não é mesmo?

Não nos cabe aqui, efetuar análises personais gratuitas de quem quer que seja, e sim de colaborar para que nossos munícipes sejam atendidos com o mínimo de dignidade!

Exigimos que os pacientes sejam bem tratados, afinal não estão pedindo favor para ninguém, ok?

Personalidade do ano!!!






Lanço aqui a idéia de elegermos, pelo Blog, uma pessoa que representará o ideal de todos os demais Taiadas. Aquela pessoa que ajudou, participou, deu mais que recebeu, enfim, uma pessoa que contribui, de alguma forma, para o ideal de nossa taiada!

Aceitaremos votos indistintos, para homem ou mulher e não é necessário qualquer explicação de seu voto. Voce só justifica o voto, se quizer, ok?
Os votos serão recebidos em nosso email criticandoataiada@bol.com.br e a apuração ocorrerá no próximo dia 03 de Janeiro de 2009.
Boa sorte a todos.

O Trem Bala e o animal morto!!!


Meus amigos, uma boa notícia para todos nós: aquela história do Trem Bala, lembra-se, aquele mardito que passaria por nossa cidade igual um Papa Léguas, há 500 mil por hora?

Pois é esta história está toda enrolada, por conta do tamanho do pedaço que cada empresa faria juz. Assim mesmo, como se fosse a divisão da carcaça de um animal morto, entre seus pretensos donos!

Tá um querendo comer a parte do outro, como se fosse um esquadrilha de corvos (isto existe?), atuando na carcaça!

Esta briga vai tempo ainda, tá? E enquanto isto, enquanto um não engolir e digerir o outro, ficamos tranquilos por não contar com este barulhento dos diabos, né? Ki legal!

Para quê servem as Leis???



Do alto desta “marolinha” que está arregaçando com a economia deste País, observando a evolução dos costumes acabar com a inocência, com a educação, com os princípios, e principalmente com a responsabilidade civil, tem um coisa que a gente fica se perguntando: o que está acontecendo? Para onde vai a sociedade? Onde vai parar tudo isto?

O policial não fiscaliza e se o faz, não autua!
A moto ultrapassa uma viatura da GMC pelo lado direito!

O carro passa ao lado de GMCs e Policiais militares, com o rádio em altíssimo volume!

A GMC e a Polícia Militar tem conhecimento de que as motos trafegam na contra-mão e em alta velocidade!

Algumas ruas da cidade se transformaram em pistas de corrida. As autoridades de segurança sabem!

As bicicletas continuam a trafegar na Praça da Bandeira e nos calçadões e não há repreensão!

Vejam vocês: as autoridades de segurança do município, não conseguem acabar com estas pequenas irregularidades, que funcionam como se fosse uma represa estourada: se passam estas irregularidades sem controles, como fazer para administrar outras de maior impacto perante a sociedade?

E assim vamos vendo, o completo degringolar da sociedade organizada: dentro em muito breve, voltaremos aos tempos de Mad Max, cada um fazendo sua própria segurança, gente comendo gente!

Está na hora das autoridades policiais iniciarem um ciclo de ações ostensivas contra estes e outros pequenos atos ilegais que, quando não reprimidos, de forma firme e forte, incentivam a prática de atos ainda mais expressivos, levando-nos ao caos absoluto!

E olhem que estamos falando tão sómente de assuntos ligados à segurança pública, ao pedestre, aos carros e motos. Não estamos nos referindo, ainda, a outros tipos de crimes que também sofreram e ainda sofrem evoluções constantes.

As leis estão completamente desmoralizadas!

domingo, 28 de dezembro de 2008

A Taiada perde o brilho sem a Fonte Luminosa!!!









Pois é meus amigos, estamos a finalizar o ano de 2008, muitas comemorações por parte da PMC, muitas chuvas e grandes enchentes mas, um dos fatos mais marcantes deste final de ano, certamente se relaciona à nossa querida "Fonte Luminosa", danificada, sem aqueles jatos de água que criam benvindos chuviscos nas tardes quentes.

Até hoje a PMC não se esforçou para explicar o que foi que aconteceu e quais são as providências que estão sendo tomadas para o conserto e a retomada do funcionamento normal da fonte!
A fofoca é grande: uns dizem que quebrou-se uma peça fundamental para o funcionamento da fonte. Outros já dizem que a peça em questão, foi roubada por meliantes, debaixo dos narizes da GMC!

Mas o que ninguém fala é: quando teremos novamente a Fonte Luminosa funcionando, heim? Afinal, trata-se, em conjunto com o coreto, um dos principais simbolos de nossa cidade, não é?
Será que alguém poderia melhor explicar o que acontece?

Cadê o Distrito Industrial da Taiada???














Os munícipes se agitam para cobrar do prefeito, a desapropriação de uma área para a instalação do Distrito Industrial de Caçapava.
Aquela história de 15 mil empregos do Centro Aeroespacial não sei não, mas não podemos ficar à “espera de um milagre” não é mesmo?

As cidades que não esperaram o milagre, estão aí, botando as manguinhas de fora, como Pindamonhangaba e Jambeiro!

Fila de banco: exercício de paciência!!!


O atendimento dos caixas das agências bancárias Taiadas, piora a cada dia e já não é raro demoras de até 1 hora para atendimento, sem quaisquer possibilidades de reclamação pois os gerentes não tomam nenhuma providência!

Vejam a relação banco x quantidade de caixas em funcionamento:
Banco do Brasil : um caixa, se tiver mais de 15 pessoas na fila, mais um.
Caixa Federal: dois caixas, se tiver mais de 20 pessoas na fila, mais um.
Santander: um caixa, e olhe lá!
Bradesco: dois caixas, se tiver mais de 20 pessoas na fila, mais um.
HSBC: um caixa.
Unibanco: um caixa prá qualquer um e outro para cliente preferencial!
Itaú: dois caixas.

Estive na agência do Santander do calçadão, peguei uma senha eletrônica para controle do meu atendimento mas, com surpresa, ao ser chamado pelo caixa, reparei que minha espera havia sido de uma hora e quarenta minutos! Questionado, o caixa, sorriu e disse que o aparelho que emitia as senhas, estava configurado com o horário normal, sem considerar o horário de verão! O meu atendimento realizou-se após 40 minutos de espera!Um abuso!

Custa muito algum funcionário desta agência, dirigir-se ao raio do equipamento em questão e com um maldito mínimo dedo, apertar a droga do botão para corrigir a irregularidade? Se custar, pode mandar-me a conta que eu pago, ta?

Infestação de Igrejas do Demônio!!!


Por conta da crise, várias igrejas caça-niqueis estão se instalando na Taiada, montadas por estelionatários, digo, pastores e ministros autonomeados, com a intenção única e indiscutível de roubar o suado dinheirinho de ignorantes pobres coitados.

Eu vi com meus próprios olhos, a “montagem” de uma destas igrejas, acontecer aqui na região central da cidade, demorando exatos 40 minutos entre abrir a porta de aço do ponto comercial escolhido, descarregar TODOS os materiais da igreja (bancos de plástico, imagens, dois colchões de casal (prá quê?!), um tapete, uma placa de publicidade grande – 4x1 mts, e outra pequena 1x1 mts, um aparelho de som com microfone e uma mesa pequena, para, logo em seguida, menos de uma hora depois, já estar em pleno funcionamento, aos gritos dentro e fora da igreja, por conta destes carros de som que circulam ilegalmente pelo centro da cidade!
Que Deus tenha pena dos incautos ignorantes que caiem nas mãos desta bandidagem!!!

Apareceram os parentes do cachorro cagão!!!


A cidade continua infestada de cachorros de rua, e, de quando em vez, aparecem por aí, novos cachorros, abandonados de madrugada em nossas ruas, segundo apurei, por uma Kombi não identificada!

Nossas ruas e praças, estão cada vez mais sujas por fezes de animais.
Será que de madrugada tem GMC patrulhando as ruas?

E nosso Centro de Zoonoses?

Não vou mais falar do pasquim craquento!!! 7

Esta semana, não vou nem comentar! Não merecem!

Assim a Taiada não vai pro espaço!!!


Amigos, sou como São Tomé: ver prá crer! Estou convencido (onde foi que ouvi isto!?) que é bastante arriscado, hoje em dia, a gente dar um voto de confiança para políticos e empresários. É claro que eles dançam de acordo com a música que lhes interessa.


O som que sai da caixa é baião mas se eles estão dançando samba-canção, pode ter certeza que eles têm os seus motivos!

Na época da última campanha eleitoral, foi um perepepé dos demônios, este negócio de Centro Aeroespacial em Caçapava, 15 mil empregos, instalação de dezenas de empresas, início dos cursos da UniVap, reunião prá todo lado, ou seja, um salto prá frente comparável ao ocorrido na China em tempos recentes!

Agora, passados uns bons 90 dias, não se escuta falar nada! A última notícia que se tem do Centro Aeroespacial, é que a pista de pouso estava "em licenciamento ambiental". Foram-se as promessas de início das obras em Novembro 2008 e entrega em Setembro 2009. No local, alguma movimentação de terras foram efetuadas e mais nada!

A ANAC informa da não existência de pista homologada deste nível em Caçapava!

Acho que, também em relação à este assunto, merecemos alguma explicação, não é?

Duplicação de Túnel sob a Via Dutra!!!

Click na foto para ampliar










Acabamos de receber, de mais um leitor preferencial (está sumido, heim?), a informação com relação à obra "Tunel Rodoviário - Interligação da Av. Brasil com a Rodovia João do Amaral Gurgel, sob a Via Dutra Km. 128 +200 mts", obra orçada em R$ 6.098.955,43, recursos da Prefeitura Municipal de Caçapava (?), com início previsto para o dia o1 de Outubro de 2008 e término para 31 de Março de 2009.
Ficamos extremamente preocupados em razão de, primeiramente, já decorridos 3 meses do início dos trabalhos e a única obra que lá aconteceu, foi a colocação de duas gigantescas placas com a identificação da obra!
Em segundo lugar, pelo que sabemos, as obras que, de uma forma direta ou indireta, acabam por refletir no tráfego normal da Via Dutra, são de integral responsabilidade, (acho que inclusive, financeira!), da NOVADUTRA, não sendo permitidas quaisquer alterações no fluxo de tráfego pelas Prefeituras Municipais!
Em terceiro lugar, gostaria de saber se este projeto tem dotação orçamentária prevista na legislação, uma vez que o Orçamento Municipal não é disponibilizado online pela internet e ficamos impossibilitados de conferir.
De uma forma ou de outra, espanta-me esta incrível capacidade da PMC em colocar placas de identificação em obras que não faz, ao contrário de algumas empresas, geridas por espertalhões, que preferem fazer a obra e não colocar placas de identificação (Obra Fantasma, por exemplo!).
Merecemos explicações?

sábado, 27 de dezembro de 2008

O Renascimento do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava!!!

Fotos públicas da degradação do MAC
(click na foto para ampliar)



Como já dissemos em postagem anterior, crescem nossas preocupações com o estado de abandono em que se encontra o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, o antigo Museu do Automóvel do empresário Roberto Eduardo Lee, assassinado em 1975.

Por ocasião de sua morte, o Museu e todos os veículos e objetos da coleção e imóveis, foram arrolados juntamente com os demais bens patrimoniais, num processo judicial que ainda hoje desafia a justiça brasileira!

Brigas e disputas familiares, ódio e outros extremados sentimentos, enfim, existe um “folhetim” que ameaça de morte, uma das maiores coleções de carros antigos do mundo, não obstante a preocupação generalizada, constatada na profusão de páginas, blogs, fóruns, comunidades no orkut e sites específicos que lamentam a destruição deste rico patrimônio cultural, que resiste, ainda hoje, em pavilhão lacrado, na antiga fábrica da Matarazzo, contra tudo e todos, inclusive à bandidagem, que volta e meia consegue levar uma ou outra peça, vendida no submundo por quantias irrisórias!

Sou caçapavense, taiada legítimo, aqui residente, e orgulhoso do Museu, que tive oportunidade de visitar, em dezenas (isto mesmo, dezenas!) de ocasiões, desde os tempos da adolescência, com familiares, amigos locais e até mesmo com visitantes de outras cidades, que saíram maravilhados com o acervo bem cuidado, onde podia se ver, até mesmo, a um dos 50 únicos automóveis Tucker fabricados no mundo, além de outras raridades, como o esportista Willys Capeta!

Não nos é possível imaginar que toda esta riqueza cultural possa estar sendo destruída, por razões familiares e pessoais, privando gerações e gerações do acesso à evolução desta que foi a mais incrível descoberta de todos os tempos!

Sinto-me enfraquecido quando tento lutar sozinho, visando tentar resgatar este imenso e rico patrimônio cultural mas, como disse anteriormente, quando comecei a pesquisar na internet, assuntos relacionados ao Museu, surpreendi-me com a quantidade e com a qualidade de pessoas que, como eu, compartilhavam da mesma indignação, da mesma raiva, em não possuir instrumentos que pudessem evitar a destruição completa do Museu!

São pessoas de todas as partes do Brasil, particularmente de Caçapava e alguns até mesmo do exterior, que compartilham o mesmo desejo de voltar a ver o Museu em funcionamento, mas sentem que, individualmente, as coisas ficam muito mais difíceis de serem resolvidas.

Dentro deste espírito, estamos nos propondo a iniciar um projeto para unir todas as pessoas com interesse na preservação do acervo do MAC - Museu do Automóvel de Caçapava, numa sociedade sem fins lucrativos, com registros nos órgãos federais, estaduais e municipais (de Caçapava), com o objetivo único de gerenciar todas as tratativas relacionadas ao assunto com autoridades, familiares e até mesmo, se for o caso, com a justiça!

Estamos cientes que já foram tentadas iniciativas próximas das que estamos ora propondo, mas os resultados não foram os esperados, por motivos que desconhecemos.
Nossa idéia é centralizar a maior quantidade de informações sobre o assunto, organizá-las e, à partir daí, iniciar um complexo de ações específicas para viabilizar a recuperação e o funcionamento do MAC!

Pretendemos, sem qualquer veleidade pessoal e dispostos a apoiar quem tiver uma iniciativa de melhores efeitos que a nossa, utilizar todos os recursos legais disponíveis para o que o Museu, seja desentranhado de todo e qualquer processo em juízo hoje existente, para ser doado ou desapropriado em favor do município de Caçapava, sp, e, após sua completa restauração, destinado à visitação pública!

Tomo a liberdade de publicar aqui, algumas fotos da degradação existente no acervo do MAC, visando sensibilizar o maior número possível de seguidores de nossa estratégia!

Aguardamos seu contato no email: criticandoataiada@bol.com.br

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Resultado de nossas enquetes!

- Pesquisa 01: Assuntos que merecem melhor análises:
Plano Diretor 04 - 15%
Assessor engenheiro 19 - 73%
Museu do Automóvel 01 - 3%
Cidade Barulhenta 02 - 7%
Participantes: 26
Vamos esmiuçar o assunto Assessor Engenheiro!


- Pesquisa 02: Os trilhos da MRS devem sair da região central de Caçapava?
Sim 24 - 75%
Não 07 - 2%
Não sei 01 - 3%
Participantes 32
Vamos voltar à carga contra a MRS!

Viaduto Torto: sem manutenção assusta pedestres!!!


Um de meus leitores mais assíduos, escreveu-nos, esta semana, para reportar assuntos de interesse geral, particularmente em relação à segurança e bm estar de pedestres e ciclistas, envolvendo o famigerado "Viaduto Torto", esta obra única na engenharia mundial, que temos o desprazer de ter no centro de nossa cidade, acompanhada de uma outra excrescência denominada "Alça Viária", (área logo abaixo do refeerido) que, em conjunto com o Viaduto, simbolizam toda a ineficiência, toda a desonestidade, todo o desprezo pela pessoa do munícipe, praticada por habilidosos políticos de outrém, bem treinados na arte de engordar os bolsos com dinheiro público.

Não se pode imaginar que um dia, a autoridade municipal dos assuntos relacionados à obras, tenha concordado e avalizado um projeto de tal mediocridade. A obra, além de representar um desafio à inteligência de quem a tenta entender (ele parece uma minhoca, já viram?), ainda colocou, por muitos anos, a vida dos pedestres em risco, por não oferecer uma área própria para sua passagem.

Anos depois, por insistência da comunidade, foi-lhe apensada uma passarela de chapas de aço, (que provocam muita insegurança) as quais, soltas como estão, provocam uma barulheira dos demônios, assustando tando moradores das proximidades, quanto pedestres que por ali passam todos os dias, que imaginam que aquilo tudo está despencando! Faz-se URGENTE uma reforma e melhorias naquela passarela!

Por falta de definição, bicicletas transitam, ora junto com os carros, ora na passarela de pedestres, provocando certo tumulto e risco de acidentes, situação esta que, no mínimo, tem que ser repensada!

Alerta ainda, nosso leitor, que o novo asfaltamento da Av. Francisca Salles Damasco, acabou por despertar, como era de se esperar, o espírito de Airton Senna em nossos motoristas, que por ali transitam em alta velocidade, sem quaisquer fiscalizações. Aliás, o prolongamento deste trajeto em diração às pontes do Rio Paraíba, agora também com asfalto novo, sofre do mesmo mal!

Acho que já está na hora de nossa cidade ter, a exemplo de nossas vizinhas, algumas lombadas eletrônicas e radares de rua, para segurar os mais afoitos e disciplinar a todos, não é?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Pedidos pro Papai Noel!!!







Coloquei meu sapatinho devidamente engraxado na janela do quintal este ano, e fiz uns pedidos pro Papai Noel, pedindo-lhe ajuda para 2009:

- Retirada dos trilhos da MRS
Situação até Dez 2008
Trem parado na passagem de nível
Trem bala (ô loco sô!)
Maquinistas buzinam excessivamente logo cedo
Projeto para 2009
Retirada incondicional dos trilhos da MRS da região central da cidade e aproveitamento daquela área para a construção de áreas de utilidade pública.

- Trânsito de motoqueiros
Situação até Dez 2008
Andam na contramão
Pilotam perigosamente
Excesso de velocidade
Escapamento aberto
Projeto para 2009
Rigorosa fiscalização do trânsito de motos, cursos de capacitação, controle de velocidade, utilização de escapamentos normais, responsabilidade solidária dos empregadores de Delivery.

- Trânsito de veículos
Situação até Dez 2008

Som alto
Escapamento aberto
Carros muito velhos
Velocidade incompatível
Estacionam nas calçadas
Projeto para 2009
Rigorosa fiscalização aos carros com som alto, obrigatoriedade da troca dos escapamentos, multas para velocidades incompatíveis e veículos nas calçadas

- Setor de Turismo da PMC
Situação até Dez 2008
Inclusos Restaurantes e bares, pousadas e fazendas
Projeto para 2009
Rever tudo. Verificar Museu do Automóvel.

- Assessor engenheiro
Situação em Dez 2008
Ninguém o vê trabalhar
Entra na Câmara aos finais de semana
Ninguém sabe qual seu trabalho
Projeto para 2009
Eliminar (do Quadro de Pessoal da Câmara, é claro!)

Esperemos que o bom velhinho nos traga, pelo menos, a resolução de dois dos problemas citados acima que já estará bom, né?

Feliz Natal para todos e Bom Ano Novo!

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Exercícios físicos grátis com supervisão!!!







Em meio à tristeza ocasionada pela enchente que atingiu a cidade, particularmente ao Jardim Maria Eumíria e à Av. Brasil, vislumbramos mais uma boa notícia para o munícipe, especialmente àquele que se interessa em preservar a saúde através dos exercícios físicos e caminhadas:


A PMC inaugurou mais um parque de exercícios físicos, ao lado do Terminal Rodoviário e em frente ao Portão da Sabesp, onde todos poderão se exercitar, com supervisão!

Uma bela notícia e já podemos constatar a grande fluência dos usuários para utilizar os aparelhos de ginástica!

Mais um ponto para a PMC!

Chuva braba: a cidade toda encharcada!!!

Meus amigos: passadas mais de 12 horas da violenta tempestade que assolou nossa cidade e a região, mostramos ao lado, algumas das marcas da força das águas: a correnteza do pequeno rio da Av. Brasil, encontra-se, neste momento, 07 horas da manhã, extremamente caudalosa, forte, perigosa.
Ontem, chegou mesmo a danificar as guias da sargeta ao longo da avenida, espalhando lama e detritos até as calçadas dos dois lados onde, em alguns trechos, as águas alcançaram cêrca de dois palmos.
Também no Jardim Maria Eumiria, proximidades do Sesi e do campinho de futebol, toda a área encontra-se enlameada, alguns trechos ainda alagados, e várias pessoas perderam seus pertences.
Não se sabe ainda o motivo de tal enchente mas, podemos adiantar que a quantidade de água que caiu ontem, supera toda e qualquer expectativa, chegando mesmo a desafiar a adminstração pública, à qual não cabe nenhuma culpa!
Dizem os "entendidos", que alguns fatores podem ter contribuido para a enchente:
1 - na região da Av. Brasil, trata-se de retorno das águas lançadas pela "Obra do Século", que tiveram seu trajeto desviado do curso original;
2 - na região entre o Vinho Dani e a Pilkington, a grande movimentação de terras (terraplanagem) que foi feita na área, visando abrigar o loteamento residencial Terras do Vale, o estacionamento do Leilão de Carros, e algumas indústrias de pequeno porte ;
No Jardim Maria Eumiria, a enchente foi resultado da grande precipitação das águas na cabeceira do rio, que nos enviou uma verdadeira tromba dágua, alagando tudo na área.
São fatores imprevisiveis mas, com o tempo e as investigações que certamente serão realizadas pela Defesa Civil e outros órgãos da PMC, em breve, saberemos, definitivamente, quais as causas deste desastre, para fins de prevenção.
Ocorreram alguns acidentes de pequeno porte, que resultaram em ferimentos leves em algumas pessoas.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Enchente violenta em Caçapava!!!


Nosso blog vem, no ato da notícia, informar aos amigos e leitores, da grande enchente ocorrida na cidade nesta tarde, na região da Via Dutra, entre o restaurante Vinho Dani e a fábrica Pinkington, onde as fortes chuvas provocaram imensos alagamentos, impedindo, até mesmo ao tráfego dos veículos pela Via Dutra e a circulação pela via marginal ao lado do loteamento novo!

Também no Jardim Maria Eumiria, a área nas proximidades do Sesi (aquele campinho de futebol que se vê da Via Dutra), foram completamente inundadas as duas avenidas entre o Rio Beira Rio , com as águas cobrindo várias casas da baixada ali existente, trazendo prejuízos e riscos à saúde para várias pessoas.
Na região central de Caçapava, novamente a Rua 14 de Abril, Travessa Ezequiel Freire e a Travessa Jaú, também foram completamente tomadas pelas águas!
A avenida Brasil então, virou um rio emendando suas duas pistas ao rio, e alagando tudo, comércio, residências, postos de gazolina, etc.! No momento, as águas já estão baixando mas, é impraticável o trânsito de veículos ainda!

Não sabemos precisar o motivo de tais alagamentos pois em nossa lembrança, não nos recordamos de uma enchente deste nível e de tamanha violência! Agora, a chuva foi realmente muito forte, torrencial e demorada demais para quaisquer padrões!

Estaremos acompanhando, no local, a evolução dos assuntos e voltaremos a informar!


Exclusivo para quem quer ficar surdo!!!


Registramos, aqui na Taiada, o surgimento de uma situação, extremamente danosa à saúde, de se exercer o egoncentrismo mediante o incômodo de outrém, praticada por jovens (e até mesmo adultos já formados!) que, com seus carros velhos caindo aos pedaços literalmente, transitam prá todos os lados com o som do rádio em altíssimo volume, com prejuízo não só do imbecil que se encontra dentro do veículo mas, também às demais pessoas que, em suas casas, hospitais, igrejas e até mesmo no trabalho, são obrigadas a partilhar desta situação absurda!

Acho que estes malucos, não acreditam que sua saúde pode estar sendo prejudicada, de forma contínua e num crescendo, até levá-lo à completa surdez, para o resto de suas vidas, acabando ainda por gerar prejuízos financeiros ao País, especificamente à previdência social, com seus afastamentos ao trabalho, auxílio doença, e até mesmo aposentadoria!

Lanço aqui, uma proposta para que a sociedade, através da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Caçapava, possam oferecer uma contribuição efetiva à saúde destes celerados: todos os carros que transitarem com o som em alto volume, devem ser completa e integralmente vistoriados, com vistas à verificação de toda a documentação, todos os equipamentos de segurança, lacres do veículo, além, claro, da verificação do número de série do motor, pneus, escapamentos, etc.

Comprovada uma mínima ou qualquer irregularidade no veículo, o mesmo deverá ser apreendido e transportado por guincho a local apropriado, de onde somente sairá, após cumpridas todas as exigências legais descumpridas por ocasião da apreensão, além do pagamento integral das multas e taxas respectivas (guincho, hospedagem do carro, etc.)!

Se o carro for aprendido duas vezes com o mesmo tipo de problema, enfrentará a mesma vistoria, perderá o mesmo tempo, pagará as mesmas taxas, ou seja, perderá um tempo tremendo e aprenderá a comportar-se como ser humano normal, para o seu próprio bem e também dos demais!

O site da PMC não convence!!!




Tempos atrás, entramos em contato com a PMC, na intenção de reinvidicar, para a Taiada, um site na internet que pudesse atender os anseios da população ou ainda, que pudesse, pelo menos, tirar do ar um site que não condizia com o nível de qualidade exigido para tais tarefas e, com surpresa, passados alguns meses, nosso pedido foi parcialmente atingido.

Digo parcialmente pois embora tenham sido utilizados recursos gráficos de bom nível, que melhoraram bastante o visual do site, tornando-o muito mais agradável, à nível de resultados práticos, deixou, e muito, a desejar no que tange à eventuais possibilidades de acompanhamento e fiscalização por parte dos munícipes, o que hoje, está inserido em grande maioria dos sites de órgãos públicos disponibilizados na internet!

É preciso que se aprofunde ainda mais, no detalhamento das atividades de cada secretaria, departamento, setor, com seus respectivos detalhamentos hierárquicos e organizacionais, emails, é preciso que sejam disponibilizadas algumas atividades de forma on line (emissão de certidões, carnets do IPTU, consultas ao Depto. de Obras e outros, etc.), é necessária a disponibilização do orçamento, com seus detalhamentos, também online de forma que possa ser consultado pelos munícipes, enfim, o site atual, carece de uma série de facilidades que auxiliariam, e muito, aos interesses dos munícipes, além de mostrar uma visão moderna, participativa e voltada para o interesse público.
Não basta ter um site bonito e não funcional, não é mesmo?

A desorganização e a centralização de informações, sómente interessa a quem acha que pode esconder alguma coisa, não é mesmo? e não é o caso de nossa Taiada pois, pelo que estamos observando, a atitude política do sr. Prefeito, chega mesmo a intrigar, pois, o prometido, está sendo cumprido e o que nossa cidade avançou neste último govêrno, deixou de avançar em várias décadas de outros govêrnos. Ou tôu falando mentira? E só sair pelas ruas, dar uma volta pela cidade para ver! É inegável o avanço, o crescimento, o volume de obras municipais de nossa cidade!

Não estou, absolutamente assumindo um posicionamento político partidário, com este e também com minhas últimas postagens em relação à PMC mas, não posso deixar de registrar os avanços ocorridos na cidade!

É claro que os elogios elaborados por nosso blog em relação à PMC, não podem ser considerados como aval automático e permanente para o restante do govêrno do sr. Prefeito. Elogiamos o que é bom para a cidade e para o munícipe e continuaremos a criticar (nossa razão de ser), na medida em que for necessário, como é caso deste post.

Não se deixem trair pelo nome do nosso blog (criticandoataiada), ele pode, e deve, também ser encarado como área de elogiar, quando a situação exigir!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Cuidados com as áreas ambientais da Taiada!!!



Com as reais possibilidades de aumento de tráfego na Rodovia do Livro, visualizamos a premente necessidade de se criar uma infraestrutura de proteção às áreas ambientais na região, particularmente em relação à turistas, à incêndios florestais e a eventuais invasores (caçadores, palmiteiros, lenhadores, etc.).

Para tanto, sugiro que se envolvam todas as entidades e ONGs ligadas à proteção ambiental, além, claro, da população da região, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Florestal e até mesmo unidade do Exército para os casos mais graves.

A utilização de recursos tecnológicos avançados, como detectores de fumaça e rastreadores de invasão, serão muito bem vindos.

Acho, inclusive, que se deve iniciar, contando com entidades especializadas e universidades da região, um inventário de todas as àreas de preservação ambiental de nossa cidade, com vistas à manutenção e acompanhamento da evolução da floresta, sua fauna e flora!

Enfim uma rodovia bem construída!!!


Agora sim temos uma via com asfalto de qualidade, substituindo aquela farofa que foi colocada na Rodovia do Livro e que se dissipou na primeira semana de trânsito dos veículos!

O asfaltamento, da estrada que liga Caçapava a Monteiro Lobato, ainda se encontra em fase de obras, com a construção de obras de contenção, acostamentos e guias para escoamento das águas mas, já se pode sentir o gostinho de viajar por uma estrada bem pavimentada, passando por áreas de floresta nativa e de preservação!

Com isto, ampliou-se a possibilidade de turismo e comércio inter-municipais, além do que abre-se nova persperctivas de se atingir as cidades mineiras!

Embora as obras tenham a responsabilidade financeira do govêrno estadual, é claro que a participação municipal se deu a nível do desenvolvimento, acompanhamento e fiscalização das etapas das obras, o que, certamente, garante mais um ponto para a administração municipal de Caçapava!

Nossos parabéns!

Mais um cartão postal da Taiada!!!



Excelente o trabalho realizado na via que vai do Jardim São José até as pontes do Rio Paraíba. A duplicação das pistas, separadas por um canteiro certamente beneficiará grande parte da população que por ali passa diáriamente.

Mediante o plantio de árvores e palmeiras, pretende-se a criação de mais um cartão postal de nossa cidade, além de dar mais um presente para a população, que é uma pista exclusiva para o trânsito de bicicletas, o que, certamente, reduzirá, em muito o nível de acidentes na região, além de calçadas, por onde os atletas do dia a dia, poderão fazer suas caminhadas em segurança!

Deixo aqui a nossa sugestão de que, na única rotatória existente, seja providenciado o asfaltamento de, no mínimo, 100 metros adentro da Estrada dos Areeiros, tendo em vista que, quando as carretas, vindas da estrada de terra, vão adentrar à pista asfaltada, deslocam grandes quantidades de pedras que, ao pararem na pista asfaltada, contribuem, de maneira grandiosa, para o aparecimento de buracos e desníveis na pista, forçando indesejáveis correções em curto prazo!

Esta sugestão, embora esteja partindo de um escriba, consta em todos os manuais de construção de estradas e vias asfaltadas, visando redução de seu custo final e também ao custo de manutenção pós obra!
De parabéns a Administração Municipal por esta obra!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Não vou mais falar do pasquim craquento!!! 6

Foto: Silvio Santos no Cidade contra Cidade
Tendo em vista que não adiante bater que o craquento não muda mesmo, vai ficar sempre aquela josta, resolvi mudar minha técnica, só para ver se dá algum resultado: à partir de hoje, só falarei das matérias boas, das notícias que, de fato, tenham conteúdo, enfim de matérias que realmente contribuam em alguma coisa com o taiada, ok?

Então aí vai: Nesta semana, o Edmilson Viana Moura nos brinda com uma volta ao passado através de nomes de ruas. Muito legal e voce também pode interagir com o assunto, tentando descobrir a história, pelo nome, das tres ruas mais próximas de sua residência, Voce vai se surpreender!

No Túnel do Tempo, Edmilson traz de volta, a grande ginkana Caçapava x Tiête, ocorrida na competição Cidade contra Cidade do Programa Silvio Santos, em 1968 na antiga TV Tupi. Foi muito legal e Caçapava acabou ganhadora, apresentando várias atrações locais e encantando com a apresentação do Museu do Automóvel!

As fotos apresentadas na coluna mostram Caram Tabet, Silvio Santos e Zito Miranda, há 40 anos atrás! Uma graça! Meus parabéns! (Ainda vou trazer este moço para trabalhar comigo!)
Prô resto do craquento, chô!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Resultado da enquete

Encerrada nossa enquete sobre: Como devem ser chamados os nascidos em Caçapava.

Os resultados foram

Taiada - 54% - 19 votos
Caçapavenses - 45% - 16 votos

Foram computados 35 votos no total.

Viva os Taiadas!!!

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Guarda Municipal sem controle!!!




De fato, é preocupante a situação da GMC - Guarda Municipal de Caçapava, exatamente nesta oportunidade em que o aporte de recursos financeiros necessários à instalação da mesma, atingiram seus limites, proporcionando razoável e necessária equipagem para que sua atuação ofereça a menor possibilidade de riscos, deixando os profissionais à vontade para cumprir a legislação.

Ao que me pergunto: qual legislação? Existe alguma legislação municipal para itens de segurança? Caso negativo, os GMCs terão poder de polícia? E o trânsito, por quem será gerido e fiscalizado? Quais são, efetivamente os crimes para os quais devemos acionar o 199 da Guarda Municipal?

Todas estas dúvidas acabam inibindo o munícipe pois, não sabendo o que é de responsabilidade da GMC ou da Polícia Militar, é claro que ele acaba chamando a PM pois o fone 190, há muito tempo, já faz parte de nosso cotidiano!

Agora, não adianta o sr. Prefeito montar a Guarda Municipal, aparelhá-la com modernos equipamentos, arrumar-lhes um quartel com infraestrutura, etc. e tal, mas não proporciona treinamento e desenvolvimento informa a seus integrantes, e nem se preocupa em informar à população, sobre quais as tarefas que ela deve assumir!

Por outro lado, em nossas andanças pela cidade, temos observado a ausência total de policiamento, por parte da GMC, nos bairros e vilas distantes e também nos vizinhos às áreas centrais da cidade.
O patrulhamento tem se concentrado na Praça da Bandeira, onde é bastante comum se encontrar cinco ou seis GMCs conversando, tranquilamente com os dois PMs que habitualmente fazem policiamento em frente ao Forum!

É visivel a falta de comando, a falta de estratégia, a falta de planos e programas de vigilância e segurança preventiva por parte dos GMCs, certamente, em razão da inexperiência da pessoa que hoje responde, e mal, por esta área!

Para um cargo deste nível, necessário se faz a contratação de gente experiente, advindo de força militar, acostumado com as rígidas posturas físicas e habituado a seguir e cumprir os manuais.

A PMC também deve, já que se dispôs a criar a GMC, contratar profissional especializado para a montagem da estrutura interna, regulamentos (eu disse regulamentos e não um monte de besteiras juntas, como sei que existe!), planos, programas de atuação ostensiva e preventiva, após o que serão feitos comunicados à população, alertando sobre a abrangência da sua atuação, e depois, só depois, é que pode se dizer que existe uma GMC razoávelmente organizada na cidade!

A questão da segurança pública está passando por uma fase dificil, complicada, em constante evolução, os quais, se tratados de forma amadora, como tem acontecido até agora, ensejam possibilidades maiores para os criminosos, aumentarem suas áreas de atuação.

Até hoje, temos notado que a atuação dos srs. GMCs na região central da cidade (Praça da Bandeira - onde atuam) revelam-se muito mais como observadores, do que agentes da lei, com autorização para questionar eventuais indícios de criminalidade ou transgressão de leis!

Câmara dos Deputados barra decisão dos Senadores!!!


O aumento no número de vereadores aprovado na noite desta quarta-feira (17) pelo Senado foi barrado pela Mesa Diretora da Câmara, nesta quinta feira 18, cêrca de 15 Hs., numa medida de imprevisibilidade absoluta!


Os deputados entenderam que as alterações realizadas pelos Senadores na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que ampliou dos atuais 51.924 para 59.267 --acréscimo de 7.343-- o número de cadeiras nas Câmaras Municipais de todo o país, desconfiguraram o texto e, portanto, decidiram que não vão assinar a matéria impedindo que ela seja levada à promulgação pelo Congresso.

Com a decisão da Mesa, a PEC será devolvida ao Senado e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), deve solicitar ao presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que em seguida repasse a PEC aprovada pelos senadores para a análise da Câmara.

E começa tudo de novo, graças aos céus! E assim, fica o dito pelo não dito.

A Taiada continua, por enquanto, com seus 10 vereadores de sempre!

Caçapava já tem 17 vereadores!!!


O Senado aprovou, na madrugada desta quinta-feira (18), na surdina, no último dia, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumentou em 7.343 o número de vereadores no Brasil.


Com a decisão, país terá 59.791 vereadores - contra 51.748 atualmente. Um artigo prevê que a mudança valerá para os vereadores que tomarão posse no próximo mês.

A emenda será promulgada pelo Congresso ainda nesta quinta, entrando em vigor imediatamente.

Infelizmente (nada pessoal, tá?), nossa Taiada deverá ter mais sete vereadores, além daqueles que já conhecemos que deverão ser: Jaime Costa, Miltinho Gandra, Dr. Herlan, Dr. Ariki, Dr. Adauto, Gilles (ou Luiz Neto) e Daniel (Desafio Jovem)!

Nada temos contra os citados cidadãos, entretanto, em nosso entendimento, esta "tungada" que o congresso deu no País, vem de encontro, batendo de frente, com tudo aquilo que, de fato, o eleitor deseja e acredita que o País merece!

Infelizmente, ao Congresso Nacional sómente interessa, o fisiologismo, a prática espúria, o corporativismo, a bandalheira! Esta é a verdade!
Lamentamos a decisão mas, trata-se de assunto legal e portando deve ser cumprida! Temos que engolir mais esta!!
Sejam bemvindos os novos vereadores e desejamos-lhes SUCESSO!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

PIB de Caçapava aumentou 22% segundo IBGE!!!


Segundo levantamento divulgado pelo IBGE, com relação aos dados de 2006, a queda do PIB – Produto Interno Bruto, de São José dos Campos, indicou que “a riqueza está migrando para as cidades vizinhas”, observando que foram registrados crescimentos em algumas cidades do vale particularmente Caçapava, onde se registrou um aumento de 22% no PIB, explicados pelo Departamento de finanças da PMC desta forma:

“Várias notas fiscais eram emitidas no município de origem da empresa, sendo que teria que ser declarado à Receita Estadual como sendo de Caçapava”

Acho que esta explicação me parece um tanto vaga, não é mesmo? Carecia de melhor transcrição para o economês, visando favorecer seu entendimento, não acham?

Agora, de uma forma ou de outra, é um índice favorável e como tal, deve ser comemorado!

Museu do Automóvel abandonado!!!


Como já haviamos falado em post anterior, no site da PMC tem um link para "Turismo", não sei exatamente se é um Departamento, setor, secção, ou o que! Mas, o Turismo conseguiu, equivocadamente, elencar, como atração turística de nossa cidade, uma série de restaurantes e botecos, de categorias duvidosas, que por falha de algum funcionário público mal intencionado, acabaram por receber um aval da Prefeitura Municipal e por tabela de todos os seus moradores, para prestar um serviço que, sabemos, não é lá estas coisas!

Acho que tudo isto tem que ser devidamente revizado pois, a nossa querida Taiada tem (salvo melhor juízo!), apenas algumas poucas indicações que eventualmente poderiam ser consideradas como atração turística, em nosso ver: os museus, aí incluso, o mais famoso e abandonado deles, que é o Museu do Automóvel, a Pedra Branca (após passar por manutenção e embelezamento), a Serra do Palmital e o Refúgio de Vida Silvestre da Mata da Represa (que sómente devem ser abertas ao público, com acompanhamento e policiamento). O resto, pode esquecer! Pertence tudo à iniciativa privada e não deve (e nem pode, em nosso entender), ser patrocinada pela PMC!
Não precisamos inventar atrações com a expectativa de atrair turistas, não é mesmo?

Na data de ontem, tivemos até mesmo uma reportagem publicada no G1 (portal de notícias da Globo), intitulada "Antigo Museu do Automóvel de Caçapava está abandonado", mostrando algumas fotos dos carros ainda ali guardados, dos quais mostramos uma foto, de autoria do fotógrafo Lucas Ruiz, da Agência Estado!
Voces sabiam que até um princípe já visitou o Museu do Automóvel de Caçapava? Além de várias outras personalidades nacionais e mundiais!
Acho que já passou da hora de nossa cidade tomar alguma providência em relação ao assunto! Esta é uma verdadeira atração turística, que pode colocar a Taiada numa posição de destaque junto ao público, favorecendo o turismo interno e ativando, ainda mais, a economia do município, não é mesmo?
Será que o sr. Prefeito não escalaria uma comissão de notáveis taiadas, para tentar resgatar o Museu e colocá-lo em funcionamento?
Acho que é hora, inclusive, do envolvimento da população da cidade, com vistas a este empreendimento!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bois e cavalos no meio da estrada!!!


É meus amigos, as críticas não vêm sómente da região central da cidade. Nosso leitor, residente no Bairro da Boa Vista, nos informa que, em determinado ponto da estrada de acesso ao bairro, cujo tráfego aumenta dia a dia, encontram-se vários animais, bovinos e equinos no meio da estrada, atrapalhando o trânsito e expondo os motoristas a acidentes!

Segundo nosso leitor, já foram feitos vários avisos à PMC e ao proprietário dos animais, sendo que nenhum dos dois toma quaisquer providências.

Conforme legislação, estes animais, encontrados ao longo das vias de trânsito, passam a ser de propriedade do estado ou então, se identificados, os proprietários, responderão pelas multas e hospedagem dos animais, além de arcarem com os custos de transporte dos animais, bem como estarão sujeitos às demais implicações legais!

É bom que o dono dos animais conserte suas cercas pois um acidente qualquer, pode acabar ficando muito mais caro do que o preço do próprio animal!

Acabou de fechar uma igreja de crente e lá vem outra!!!








Esta camioneta que vcs. estão vendo aí na foto (dê um click sobre a foto para ampliar), carrega o kit-crente, ou seja todo o material necessário para se montar uma daquelas igrejas de crente que fazem o desencapetamento, cura dos nelvos, cura da impotência, unha encravada, fimose, barriga dágua e não sei mais o que.
A foto nos foi mandada por um amigo e leitor assíduo do blog, morador na proximidades do local onde será montada esta nova igreja!
É impressionante, segundo o leitor pois, as igrejas do mesmo naipe vêm, faturam e vão para outros locais. E vem uma nova em seu lugar.
Ignorante é o povo que frequenta estas usinas de fazer dinheiro!

Votem em nossa enquete!!!


Meus amigos: vcs. precisam votar em nossa enquete que está aqui no blog, do lado esquerdo, embaixo dos nossos votos de um Feliz Natal, ok?

O prazo está terminando e necessitamos de seu voto!

Fonte da Praça voltou a jorrar água!!! 3















Já parou, DI NOVO!!! Cacete, o que está acontecendo com este vagalume, heim?
Será que alguém pode esclarecer, definitivamente?
De nossa parte, sómente voltarei a postar em relação à este assunto, depois que a fonte jorrar pelo menos tres dias seguidos, ok?

Questionamentos inteligentes!!!


Perguntas de um "pequeno" gigante, leitor de nosso blog:


1- Por que os trens "deitam e rolam" em nossa cidade? Há muito tempo deixamos de ter o direito de ir e vir, pois os trens nos fecham o caminho em diversos horários. Fecham o caminho nas três cancelas.
Resposta: Não concordamos, de jeito nenhum, com a postura da MRS em fazer seus trens manobrarem dentro do perímetro urbano de nossa taiada. Achamos um desrespeito aos cidadãos e já sugerimos, em diversas ocasiões, que os munícipes se unam, a exemplo de Taubaté, Pindamonhangaba e Jacareí, e lutem para a retirada TOTAL dos trilhos da região central da cidade!

2- Por que o comércio não expõe os preços nos produtos das vitrines? (Sabemos que é estratégia de vendas). Isso não é obrigatório por lei? Por que a Associação Comercial não toma providências?
Resposta: tem razão nosso leitor! É obrigatório constar o preço dos produtos nas vitrines. Os lojistas de Caçapava, parece que agem sob a batuta do maestro (ACIC)!
É por isto, que as pessoas preferem comprar em Taubaté e São José, né?

3- Quais as funções da Guarda Municipal?
Resposta: Este assunto já foi objeto de alguns post, por nós efetuados, com a intenção, inclusive de esclarecer à população e até mesmo tentar estabelecer uma boa imagem dos GMCs. Infelizmente não obtivemos quaisquer respostas, inclusive quando questionamos, diretamente, ao chamado (não sei se é "coronel", "capitão", ou "sargento", sei lá como devo chamá-lo!) mas não obtivemos quaisquer respostas.
Acho que este cidadão só responde para a TV Vanguarda, não é mesmo? Mas vamos continuar perguntando, enchendo o saco, até conseguirmos as respostas, tá bom?
Esperamos ter respondido seus questionamentos. Mande outros!

"Firminha" de Cobrança de IPTU constrange munícipes!!!


Fomos alertados por um leitor assíduo de nosso blog, que a PMC contratou uma empresa para fazer a cobrança de IPTU em atrazo, cuja representante atende os munícipes devedores, mediante graves ameaças, chegando ao ponto de indagar se "o juiz não foi em sua casa?" ou "voce pode ser preso se não pagar", etc. e tal

Consta ainda, que a referida empresa, tem efetuado a cobrança de valores mínimos, como é o caso de outra leitora deste blog, cujo valor devido era de R$ 7,00, mas a representante da empresa de cobrança tenta induzir a munícipe em questão para pagar mais de R$ 100,00, à titulo de taxas e honorários advocatícios, ameaçando-os, inclusive com o registro de seus nomes junto aos órgãos SPC e Serasa!

Ora, não me passa pela cabeça que a representante de uma "firminha" de cobrança de quinta categoria, possa ter agido desta forma, mas, comprovados os fatos, trata-se de um caso policial, que deverá constar em BO como extorsão e estelionato, além dos processos indenizatórios de praxe!

Lembrei-me de um caso, contado por leitor nosso amigo, de que já tivemos aqui em Caçapava, um Advogado da Associação Comercial, que fazia exatamente isto: telefonava para a casa das pessoas com a intenção de fazer cobranças (Acho que o assunto não era da competência da ACIC!) e fazia graves ameaças caso os pagamentos não fossem efetuados.

Acabou tomando um processo civil, além de uma representação junto à Orden dos Advogados, tendo seu registro cassado à época, sendo, inclusive, obrigado a mudar de cidade, nunca mais sendo visto na taiada!

Esperemos as URGENTES providências da PMC em relação ao caso!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fonte da Praça voltou a jorrar água!!! 2









Pois é amigos, nesta data, a nossa querida Praça da Banderia, voltou a ter alma: a fonte voltou a jorrar água, pela terceira vez consecutiva e esperemos que ela não receba o apelido de Vagalume, nome pelo qual ficou conhecida a Usina Nuclear de Angra dos Reis, tal o volume de paralizações aos trabalhos que lá ocorriam!

Com isto, a Praça volta à normalidade, situação que esperemos, se prolongue por muito tempo!

Agora "Tá chique no último!"

Fios de telefone soltos!!! 2

Mais uma mostra da força de nosso blog, reside na linha telefonica pendurada ao lado do Otelos Bar, na Praça da Bandeira, que acabou sendo retirado nesta data!

Ficou o outro, em frente à loja do João Turquinho, que, do jeito que está, pode ocasionar sérios e comprometedores acidentes!

Vamos botar a casa em ordem telefônica!!!

Esgotos a céu aberto no centro!!! 6



Finalmente, após tantas reclamações de nosso blog, foram iniciadas as obras de contenção dos esgotos da Cadeia ao lado do Mercado Municipal!

É claro que agora, pode-se iniciar uma grande campanha contra o mosquito da dengue, sem demagogias e falsidades, não é mesmo?



É assim que acontece: voce aciona nosso contato através do blog e nós nos expomos perante o público e as autoridades, no sentido do benefício coletivo!


Continuemos assim pois está comprovado que a união faz a força!

Eita cidadezinha barulhenta sô!!!


Falando nesta questão de barulho, gostaria de fazer algumas considerações sobre duas coisas em particular: carros particulares com som em altíssimo volume e veículos (carros e motos) com o escapamento aberto!

Volta e meia presenciamos jovens dirigindo carros com som em altíssimo volume, andando pelas ruas da cidade, à qualquer hora do dia ou da noite, pertubando a população e fazendo transparecer, de novo, no cidadão, a idéia de que as leis perderam seu poder de inibição, de coerção, e até mesmo de fiscalização, não é mesmo?

Já presenciei soldados da Policia Militar assistirem a passagem de um veículo particular com o som estourando mamona, e eles nada fizeram!

Saudades dos bons tempos pois se fosse na época do Pradinho, o veículo seria parado, fiscalizado, preso, e transportado no guincho para a Delegacia com custos a serem pagos pelos proprietários, o mesmo acontecendo com os carros e motos com escapamento aberto. Estes últimos, só saiam da Delegacia, após consertarem os escapamentos.

Vejam só que beleza! Os boyzinhos da época, andavam com seus veículos dentro da lei, para evitar que fossem presos!

Será que não estaria na hora, da autoridade policial, começar a cumprir estas leis? Afinal de contas apenas um veículo, apenas UM, com o som em altíssimo volume, atrapalha, digamos, a Praça da Bandeira inteira, inclusive as residências, comércios e prédios!

Quanto aos veículos profissionais, aquelas motos que trabalham em delivery, deveria ser feita uma grande campanha convencendo estes profissionais a regularizarem seus veículos, a andarem com segurança e velocidades compatíveis, e, principalmente a respeitarem mais o cliente, não tocando a buzina nas entregas!

Escola barulhenta no centro!!!


Recebemos várias queixas de leitores, com exaltadas reclamações sobre os barulhentos alarmes residenciais e comerciais, que disparam, sem motivo, preferencialmente nos momentos em que não há ninguém para desligá-los!

Desta vez, as reclamações partiram de munícipes vizinhos à uma escola particular situada entre as Ruas D.Pedro I e Rua 14 de Abril, que, indignados, assistiram e escutaram o alarme tocar, desde às 06,40 hs. da manhã, em som bastante elevado, por cêrca de 40 minutos, sem que ninguém tomasse quaisquer providências!

Foram feitas ligações telefônicas para a empresa de segurança responsável, que levou uma eternidade para tomar as providências, e também para a Polícia Militar que pouco pode fazer, nestas casos!

Esta escola, (lamentávelmente tem o nome de grande educadora e minha ex-professora) tem gerado muitos transtornos com os vizinhos, no quesito barulho, pois temos recebido, sempre, várias queixas e nenhuma providência é tomada.

Aqui também cabe um desacerto por parte da PMC pois, a falta de um Plano Diretor, favorece o aparecimento deste tipo de situação: não cabe a instalação de uma unidade escolar na região central da cidade, em decorrência da grande movimentação de veículos de professores, de transporte de alunos, etc., que acabam por prejudicar a cidade inteira!

No caso ocorrido nesta data, posso afirmar que o barulho é muito grande pois, da janela de meu apartamento, dava para escutar, nitidamente o barulho e, garanto-lhes, que o mesmo tira o sono de qualquer pessoa!

domingo, 14 de dezembro de 2008

Cadê o Plano Diretor!!! 3



Aproveitando que estou falando da Av. Brasil, gostaria de deixar registrado a falta que faz um Plano Diretor bem elaborado para a nossa cidade!



Como é que pode alguém aprovar a construção de oficinas mecânicas, madeireiras e outras construções comerciais, com instalações caindo aos pedaços, em local como este, que, devagarinho está se enchendo de prédios de apartamentos, gerando contrastes urbanísticos impensáveis nos dias de hoje!

Dizem os srs. vereadores que a contratação de um "assessor engenheiro" na Câmara Municipal, seria perfeitamente justificada, pela necessidade de ajuda especializada para os vários problemas urbanisticos, mas não temos observado quaisquer indícios desta ajuda!

Estas obras mal feitas, além de enfeiar o local com suas precárias instalações, ainda não colaboram para melhorar, deixando a calçada em frente à seu estabelecimento toda esburacada, chão de terra, prejudicando, e muito, aos pedestres que por ali transitam, particularmente os que fazem sua caminhada diária, como é o meu caso!

Acho que está na hora de nosso Prefeito tomar alguma providência para resolver o assunto pois a Av. Brasil, pode e deve se transformar na principal via da cidade. Não podemos deixá-la do jeito que está hoje!

Obra Fantasma 17 - Compre um apartamento e vire crente!!!




Ao fazer uma caminhada, hoje de manhã, com vistas à preservação de minha unidade coronariana, acabei passando pela Av. Brasil e em frente à Obra Fantasma!

Sinceramente, o que ví me encheu de tristeza e revolta: A Obra Fantasma completamente tomada por placas de publicidade, sendo uma de aproximadamente 3x4 mts, uma de 4x1,5 mts, uma de 2x2, fixas nas paredes, e outras tres ou quatro de 3x2, todas com holofotes, instaladas em pedestal de cêrca de 4 metros de altura!

Isto é um escárnio pois a construtora (não vou falar o nome dela mais!) simplesmente não cumpriu a lei, não colocou uma única placa de identificação da obra, humilhou a fiscalização da PMC, ao CREA-CPV, ao CREA-SP e ao INSS, sem quaisquer alegações para depois encher o prédio de placas de publicidade!

Isto prova, mais uma vez, que neste país não tem lei, ou melhor, tem, mas só alguns a cumprem!

Mais um detalhe curioso sobre a Obra Fantasma, ou melhor para os eventuais compradores de apartamentos neste local, informo que será muito bom vc. acordar em seu apartamento novo , escutando um ótimo show gospel, vindo da igreja de crente que tem bem ao lado da Obra Fantasma, e que funciona todos os dias!

O comprador pode, inclusive, aproveitar e participar dos cultos. Não precisa nem tirar o carro da garagem!