Nesta data, estive na vizinha Taubaté, com a missão de acompanhar um familiar, para que fizesse alguns exames de saúde, solicitados por médico do Postão e efetuados através do Convênio com o SUS no Hospital Regional, na região central da cidade.
Nossa chegada ao hospital deu-se por volta de 06,30 horas da manhã, em razão de que os exames, estavam marcados para as 07 horas da manhã e ao chegar, deparamo-nos com uma pequena fila, de cêrca de 15 pessoas, que foi aumentando com o correr do tempo!
Já estava conformado com a perda do dia inteiro, neste papel de acompanhante pois, exames médicos em Unidades de Saúde públicas, é claro (funcionário público é fogo, né?) que o atendimento não seria iniciado no horário, fazendo com que os pobres coitados ficassem ali, em pé, esperando por horas!
Quebrei a cara pois às 06,59 hs. iniciou-se o atendimento da fila, com funcionárias extremamente gentis fazendo a identificação de exames e encaminhando os pacientes para o andar correto do prédio.
A fila inteira, cêrca de 70 pessoas, aproximadamente, foi atendida em menos de 15 minutos e cada um foi devidamente encaminhado ao exato local do atendimento onde, após pré-atendimentos por novas funcionários gentis, eram encaminhadas para as salas de exame rápidamente, de forma incrivelmente silenciosa, prestativa e com muitos sorrisos e gentilezas!
Fiquei pasmo! Nunca vi um atendimento público tão gentil e amistoso!
Dirigi-me à sala de espera e enquanto aguardava a pessoa que estava acompanhando, fiquei observando o atendimento quase solene às pessoas, era tudo tão bom, com carinho mesmo!
De repente, surgem duas senhoras uniformizadas, com crachá de identificação e sorriso no rosto, empurrando um carrinho onde se lia: Atendimento Voluntário - Cafézinho Amigo!!
Quase não acreditei quando as voluntárias chegaram a mim, oferecendo-me café, café com leite, chá, bolacha salgada e bolacha doce, tudo em copos descartáveis e servidos sem servilidade, mas com alto grau de profissionalismo!
Fiquei pensando até agora: será que isto tudo aconteceu mesmo ou sonhei?
Pois é meus amigos, isto de fato aconteceu na data de hoje. Como seria bom se também em nossa cidade o tratamento das pessoas que procuram os Postos de Saúde, Prontos-Socorros e hospitais fossem humanizados a este ponto, não é mesmo?
4 comentários:
Olá Jc, se não estou enganada este atendimento voluntário do cafézinho é feito pelos espíritas, que fazem um lindo trabalho solidário dentro do referido hospital.
JC Flores.Estive na cidade Ubatuba, dias atrás, e passei mal, em virtude de hipertensão,queria vir embora para ser atendido em Taubaté, mas devido ser noite, e de tanto minha esposa insistir, resolvi ir ao pronto socorro do hospital daquela cidade, pensando num péssimo atendimento. Que nada quebrei a cara. Logo fui atendido por solícito jóvem médico, fiz, eletrocardiograma, exame de sangue, para o diagnostico, isso tudo no pronto socorro, saí falando muito bem do atendimento.Parece que é só em Caçapava que a coisa é emperrada, pois os funcionários tem uma má vontade que dá gosto ver. Paciência! um dia chegaremos lá.
È. JC Flores, isso nos remete a uma postagem sua tempos atrás, com o título "funcionário público dá coice até na sombra" lembra! Sem mais comentários, aquilo ilustra tudo.
Parabéns à comunidade espírita que são solidários com o sofrimento alheio, procurando amenizar à sua maneira. Acho que só os espíritas fazem isso, sem pedir nada em troca. Isto é um exemplo a outros que vendem as benesses religiosas, a custa da crendisse dos humildes.
Postar um comentário