clique na imagem para ampliar
Dia 27 de Abril passado, foi promovido, pela Associação Comercial e Empresarial de Caçapava - ACE -, o seminário "Capitalismo sem capital, uma questão desafiadora", ministrado por consultores contratados.
Muito bem mas eu gostaria de saber se este seminário proporcionou alguma melhoria no atendimento de frentistas e balconistas de nossa cidade, e também, até que ponto, trouxe algum benefício aos lojistas taiadas, no sentido de aprenderem a gerenciar melhor suas compras, com vistas a melhorarem seus preços e evitarem que os caçapavenses prefiram comprar em São José e Taubaté?
Acho que, de novo, a ACE errou o foco pois o comerciante caçapavense, não necessita de desafiadoras teorias macro-economicas para aprimoramento de seu negócio. Necessita é de orientações e treinamentos práticos, dirigidos, que surtam efeitos práticos imediatos e, principalmente, que atinjam empregados e clientes, que proporcionem retorno visível, em seu faturamento, não é mesmo?
E isto, prezados amigos, não se consegue mediante a participação de um seminário, onde os participantes não tem chances de questionar, discordar, e até mesmo apresentar casos específicos.
É coisa que demanda alguns meses de participação total, empresários e empregados, mediante aulas diárias, muito material didático e emprego, até mesmo de pequenos filmes ilustrativos.
É em função de seminários como este, que nossa cidade nunca vai mudar a mentalidade de Rena com cara de Veado, que foi objeto de nossa postagem ao final do ano passado, lembram-se?
3 comentários:
Concordo plenamente.
Bem lembrado JC. Os dirigentes da ACE devem se atualizar urgente e procurar enchergar direito quais as necessidades do cliente, de balconistas e dos lojistas. Temos que acabar com esta idéia dos clientes fazerem suas compras em São José e Taubaté!
CONCORDO PLENAMENTE. PORÉM, NEM TUDO EM CAÇAPAVA É MAIS CARO DO QUE SJC OU TAUBATÉ. CRIOU-SE UM MITO SOBRE ISSO TAMBÉM; NÃO É UMA REGRA.
Postar um comentário