Taiadablog: Alerta de Perigo para áreas ambientais da Taiada!!!

sábado, 28 de março de 2009

Alerta de Perigo para áreas ambientais da Taiada!!!



Meus amigos: o grande defeito das pessoas que perseguem objetivos nas suas vidas, é que quando o alcançam, nada fazem para conservá-lo, aprimorá-lo, enfim mantê-lo, não é mesmo?

Parece-me ser este o caso dos ambientalistas de Caçapava! Primeiro, fizeram gestões milis para conseguir a aprovação da primeira Área de Proteção Ambiental - APA, de Caçapava, a Serra do Palmital e em seguida, outra guerra, para conseguir a primeira Área de Proteção Permanente APP, Refúgio da Vida Silvestre da Mata da Represa, de Caçapava, que acabou por ser a primeira APP do Estado de São Paulo!
Agora tá todo mundo quieto! Ninguém fala mais nada sobre o assunto, a página na internet (nosapoiamosavida.com.br) continua com o mesmíssimo assunto da data de sua criação, não evoluiu em nada e nem taopouco corrigiu os defeitos lá existentes (inclusive erros de portugues), que, inclusive já foram levantados pelo taidablog.

É necessário que todos nos unamos, inclusive e principalmente os ambientalistas, para pensarmos, agora, na manutenção destas duas áreas do município, sua proteção contra invasões de posseios, madeireiros, palmiteiros, caçadores, pescadores, além de desenvolver sistemas de combate a incêndio florestais, vistos que nossa região é grande receptadora de raios, com a montagem de uma brigada de incêndios, que possa rápidamente se deslocar para as áreas e iniciar o combate ao fogo.
Diz a experiência que, em florestais naturais e em reflorestamento, além da necessidade de Guardas Florestais, equipados para a vigilância (binóculos, gps, rádios e armamento), devem ser construídas torres de observação, de onde os referidos, tenham controle sobre grande extensão a ser vigiada!
É meus amigos! Tudo isto é caro e demanda organização, controles e gerenciamento. Não é só fazer auê para sair no jornal não!

E tem mais, tudo isto, ou seja, todo e qualquer passo que seja dado pelos ambientalistas e pela PMC, com relação às citadas áreas, têm, necessáriamente que ser comunicadas à população, com vistas a ampliar a base de apoio para projeto tão nobre!
Tudo isto não pode ficar na mão de uma meia dúzia de pessoas, não é mesmo?

2 comentários:

João Justo disse...

JC você está coberto de razão, em dar as sugestões, mas pasme com essa que vou contar:Existe na serra do palmital um único abnegado que lá reside numa cabana e voluntariamente cuida do parque, avisando a Policia Ambiental de alguma invasão ou depredação. Pois é o abnegado, foi processado pela Justiça local, porque o denunciaram ( alguns invasores), que ele tinha em sua cabana uma casca de tatu, muito antiga, que usava como adorno.A Policia Ambiental,apreendeu a casca lavrou o Boletim de ocorrência, instautou-se proc. crime, ao final condenado ao pagamento de pesada multa. Pergunto. como vai ser implementado a sua sugestão, diante de um caso escabroso desse.

Marcia disse...

Pois é,ájudei na criação da APA, na é´poca era assessora do prefeito., mas não se espantem...isso tem um nome, incompetência, as pessoas envolvidas na criação da APA são gente boa, pessoas esclarecidas, mas depois que sairam de lá, assim como eu, virou bagunça, aliás aquilo...é ineficiencia combinada com incompetencia e falta de conhecimento técnico. Sobra tudo para as Ongs e Ambientalistas fiscalizar e cuidar da APA Serra do Palmital.
Marcia