Taiadablog: Homenagem à verdadeiros heróis!!!

sábado, 14 de março de 2009

Homenagem à verdadeiros heróis!!!

cb. Eliseu Pinhal


2º Sgt Geraldo Berti

sd. Geraldo Augusto dos Santos


sd. Benedito Alves dos Santos




Amigos: esta postagem nos vem num momento difícil, onde a sociedade brasileira está passando por momentos turbulentos, com a violência dominando tudo e as autoridades na mais absoluta das inércias, comprovando, na íntegra, nossa postagem anterior, onde falávamos que na falta de punição às pequenas faltas, ensejariam impunidade também para os demais crimes, o que poderia colocar a sociedade organizada, em risco absoluto de voltar à estaca zero, ao Mad Max!

Neste momento, ao nos questionarmos, com relação ao caminho que estamos seguindo, lembro-me de alguns heróis da Segunda Guerra Mundial, que, com o sacrifício da própria vida, abriram espaço para que a sociedade criasse novos parametros comportamentais que sobreviveram até os dias de hoje!

É claro que muitos foram os heróis que contribuiram para que isto ocorresse, inclusive meu próprio pai (que Deus o tenha!) e grande parte deles, acabou voltando para suas cidades de origem e usufruiram da liberdade e do respeito que eles mesmos acabaram por nos conseguir!

Entretanto, alguns destes heróis, não tiveram a mesma sorte, de voltar para casa, de reencontrar a família, de, superados os traumas, gozar da liberdade plena sua e de seus familiares.

Alguns morreram em combate e, para estes é que preparamos esta singela homenagem!

Como filho de ex-combatente, não tenho recordação de que esta homenagem tenha sido efetuada e faço-a de coração, agradecendo à estes caçapavenses (estes sim, ilustres) que deveriam estar no panteão de nossos heróis, para serem lembrados para sempre!

Soldado Benedito Alves dos Santos
Morto em ação em 05 Nov 1944 - em Africo
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe
Cabo Eliseu Pinhal
Morto em consequência de acidente em serviço em 19 Out 1944, em Montese
Agraciado com as medalhas de Campanha e Sangue do Brasil
Soldado Geraldo Augusto dos Santos
Morto em ação em 21 Jan 1945, em Montese
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil e Cruz de Combate de 2ª Classe
2º Sargento Geraldo Berti
Morto em ação 2m 02 Nov 1944, em Barga
Agraciado com as medalhas de Campanha, Sangue do Brasil, e Cruz de Combate de 1ª Classe
Á eles e seus familiares, nossas mais sinceras homenagens!
Colaboração da Associação Nacional dos Veteranos da FEB

4 comentários:

Anônimo disse...

JC!! Parábens novamente pela bela matéria, isso que precisamos, pessoas criativas com vontade de informar, que tenha o cuidade de pesquisar e não tenha medo de dar as fontes.

Anônimo disse...

Quero apresentar-lhe jc, em nome de cada família de veteranos da FEB o meu mais sincero cumprimento e agradecimento por ter colocado um assunto tão nobre quanto este à tona!
Sou filho de um veterano que, graças a Deus conseguiu voltar para sua família e embora não tenha vivido tanto tempo quanto gostaríamos, deixousua marca entre nós!
Só acho que estes heróis, tinham que ter um reconhecimento muito maior por parte das autoridades!
Meus parabéns!

Anônimo disse...

Bonita homenagem, JC!!
Sou neta de um ex-combatente e acho que todos aqueles que representaram nosso país na guerra merecem nosso respeito.
Parabéns pela postagem!

Anônimo disse...

De todos os homenageados que aparecem no blog, cujo perderam suas vidas em combate, apenas um dele é lembrado todo dia, pois seu nome é nome de uma rua daqui da Vila Pantaleão. Sgto. Geraldo Berti, acho que os demais estão no ostracismo, salvo engano.