Taiadablog: Caçapava tem um Barão!!!

sábado, 14 de março de 2009

Caçapava tem um Barão!!!


Pois é, todo mundo procurou, acharam que era até brincadeira, e até mesmo apostas foram feitas, há alguns anos atrás mas, por fim, o taiadablog vai responder a uma questão que muito tem incomodado aos caçapavenses!

Sim, Caçapava tem um Barão! O título de Barão de Caçapava (o primeiro e único) foi criado por D. Pedro II, imperador do Brasil, por decreto de 14-03-1855, sendo designado para ocupá-lo, o sr. Francisco José de Sousa Soares de Andrea, filho de José Joaquim Soares de Andrea e Isabel Narcisa de Sant' Ana e Sousa, sendo casado com Germana Rita de Brito da Vitória!
Enfim, acabou-se nosso sofrimento!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ok. JC, mas já existia uma rua aqui chamada "Barão de Caçapava" hoje Pe. José Benedito Alves Monteiro na Vila Santos. Pode pesquisar. Não sei porque foi substituida pelo nome do padre.

Anônimo disse...

Então prezado Banzo, as discussões de antigamente estavam ligadas à esta rua, com o nome de Barão de Caçapava. Uns falavam que existia, outros falavam que não! (O barão e não a Rua). Vamos deixar vir mais comentários à respeito, tá?

Anônimo disse...

Oi tudo bem? Gostaria de saber se o Barão que o senhor fala,ele foi dominado com esse título por causa da cidade de Caçapava do Sul-RS ou por causa da cidade de Caçapava-SP, porque sou de Caçapava do Sul e aqui tem uma rua com o nome do Barão e dizem que ele recebeu esse nome por causa da cidade,mas ninguém sabe me falar porque e quem foi ele, e preciso dessas informações para um trabalho! Se o senhor poder responder ficarei grata!Abraços!

Unknown disse...

Prezado anônimo: analizando o caso, e contando com a ajuda da internet, consegui descobrir uma referência, ao Barão de Caçapava, na página http://www.geneall.net/P/per_tit.php?id=5785
Entretanto, embora cite-se que o Barão foi enterrado no Rio Grande do Sul, não há nada que nos leve o definir a qual cidade o título pertence, se à nossa Caçapava, SP ou à Caçapava do Sul, RS.
Vamos pesquisar mais detalhadamente e entrarei em contato. Peço-lhe a fineza de enviar um email para taiadablog@gmail, com a finalidade de registrar seu email, para que nós possamos lhe dar o devido retorno. Obrigado por sua atenção.