Taiadablog: Entrevista com a vereadora Ana Paula!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Entrevista com a vereadora Ana Paula!!!

Conforme o prometido, segue abaixo, na íntegra, a entrevista com a vereadora Ana Paula. Semana que vem, será a vez do vereador Arnaldo Neto, para quem encaminharemos as perguntas na próxima segunda feira:
"Ana Paula Brito Benedito Bettoni da Costa, 40 anos
Formação: Letras e Pedagogia
Professora da rede Pública Municipal de Caçapava.
Local e data de nascimento: São Paulo- Capital 13/02/1969
Partido Político: PT

Áreas da Cidade que mais necessitam de investimentos:
Pavimentação e Saneamento Básico
Habitação
Desenvolvimento Social
Educação
Saúde

Projetos prioritários para esta legislatura:
Articulação política com deputados federais e estaduais para garantir emendas dos orçamentos da União e do Estado para o município;
Acompanhamento e fiscalização das obras e recursos públicos e do Plano Diretor da Cidade;
Projetos voltados à fiscalização e transparência do uso do erário;
Projetos sociais voltados ao exercício de cidadania e conscientização política.

Participação popular nos projetos:
O munícipe pode e deve participar e fiscalizar o mandato.
O encaminhamento de participações e sugestões de projetos pode ser através das reuniões e encontros de base em bairros da cidade, plenárias do mandato, vistas ao gabinete, cartas , e-mails, telefonemas, contato direto e com assessores Bruno e Tatiane.
É muito importante que o cidadão assista e ou acompanhe as sessões da Câmara todas terça-feiras a partir das 18h, nem que eventualmente, mas que tenha a experiência de conhecer a estrutura e rito da sessão bem como os perfis e proposituras dos vereadores.

Quadro político e econômico atual:
O senador Aloizio Mercadante escreveu um artigo intitulado Decadentes e Emergentes do qual fragmento como síntese da minha concordância e pensamento:
“A crise revelou as debilidades e inconsistência do modelo de auto-regulação do mercado que prevaleceu nas últimas décadas, cujo desmoronamento está a exigir um enorme volume de recursos públicos e uma ampla e generalizada intervenção salvadora de Estado. Sua reformulação é inevitável. Revelou também a incapacidade do ordenamento financeiro erigido a partir da ruptura do acordo de Bretton Woods – que transformou o dólar em moeda-padrão internacional e constitui um dos elementos estratégicos de preservação da hegemonia norte-americana – para assegurar a estabilidade e simetria das relações econômicas internacionais. O processo de endividamento do Estado e das famílias (estas devem, em média, 140% da sua renda disponível) que sustentou a expansão do consumo interno e o crescimento do PIB norte-americano nos últimos anos, esgotou-se.

A evolução da crise embute, neste contexto, vetores que apontam em direções ao declínio da primazia norte-americana. O que não significa subestimar a capacidade de recuperação dos Estados Unidos – pela dimensão de sua economia e sua capacidade tecnológica e militar – e sua papel na definição de um novo modelo de ordenamento e governança da economia mundial. A eleição de Barack Obama é, nesse sentido, promissora. É um sinal de revitalização da democracia norte-americana e uma esperança de mudança, que oxalá não seja tardia, dada a dimensão do desastre atual.

Ao contrário dos Estados Unidos, as economias emergentes se encontram em situação relevante mais favorável, especialmente os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o que não significa que não serão atingidas pela contração da economia mundial. O Brasil, por exemplo, certamente será afetado, mas tem condições de sair na frente no processo de retomada pós-crise. Para isso, além do equacionamento das dificuldades existentes nas áreas creditícia e cambial, é essencial a adoção, desde já, de uma política monetária e fiscal anticíclica, que preserve a capacidade produtiva da economia, o investimento e o emprego e assegure proteção social aos segmentos mais vulneráveis da sociedade.”

Neste contexto mundial o governo federal tem buscado medidas para minimizar os impactos da crise que vem como efeito dominó, exemplo disso a redução do IPI, municípios poderão sofrer reduções significativas nos fundos de participação, empresas estão demitindo, algumas aproveitando a crise para demissões em massa sem critérios: tanto novos como profissionais que se especializaram e se capacitaram com recursos da empresa, portanto altamente qualificados( vide Embraer, depois de contratações exageradas, sem planejamento e agora sem tornar públicas planilhas que comprovam a necessidade de redução drástica do quadro de funcionários e sem acordo com um Sindicato que colheu às custas do sofrimento dos trabalhadores o que plantou: o Radicalismo nas negociações pré- demissões ).

Opinião sobre o atendimento dos munícipes nas UBS e no pronto-socorro municipal.
Quanto ao pronto-socorro municipal é inegável que precisava de uma ampla reforma, embora se de minha outorga fosse, faria de maneira diferente, pois considero falhas absurdas de engenharia e planejamento exemplo disso é a sala coletiva para medicação e observação, abafada. A marca desta administração é obras caras, mal feitas, retocadas e atrasadas.

Houve diminuição das reclamações da população através da imprensa falada até porque os microfones foram filtrados,censurados, portanto não há mais as antigas queixas que se tornavam públicas e se avolumavam a tantas outras. A imprensa escrita, raríssimas vezes, deu espaço para a população mais carentes... Os casos são muitos, alguns familiares reclamaram na recepção, colocam a boca no trombone e acabam resolvendo por ali mesmo, outros mais simples sofrem a inversão de valores e qualquer ato acaba se tornando um favor, uma dívida para com quem resolveu o problema, uma eterna gratidão... Falta consciência de direitos e deveres...

Quantos às UBS faltam ainda especialistas. A rede pública de Saúde será sempre o gargalo das administrações, porque os recursos nunca serão suficientes e a Medicina Preventiva ainda não acontece de fato. Em Caçapava pagam-se muito mal médicos e servidores públicos. A atual administração cria cargos comissionados com salários bons, acima do mercado e apadrinha aos cargos, apoiadores muitos destes sem nível universitário, ganhando muito mais que servidores concursados, com nível superior, e dedicados . É preciso inverter algumas prioridades. Não consigo entender a terceirização de alguns setores da Saúde, porque é claro que a empresa contratada tem sua lucratividade e alguns casos, lucros bem altos. Como pode a administração pública não gerenciar diretamente escusando-se ser mais fácil, barato e mais eficaz contratar empresa do setor privado para áreas vitais do município? No mínimo estranho...

Finalizo agradecendo e retribuindo, a toda comunidade do blog, as esperanças desejadas ao mandato."

14 comentários:

Anônimo disse...

Vejam bem!!! Uma Professora colacando a Educação em 4º Lugar como Prioridade do ensino em Caçapava? è Tá "espricado" memo, um povo em que nem professores(se posso chamar disso, pra mim politico profissional) dão prioridades Pavimentação em primeiro lugar? EU QUERO É EDUCAÇão PARA OS MEUS FILHOS, SAÚDE, e os buracos eu quero sempre passar por eles.....desde que tenha uma REDE MUNICIPAL DE ENSINO BOA, UMA PRONTO SOCORRO e UM HOSPITAL MUITO BOM ......os buracos passo por cima.......e olhe lá eu tenho carro ......e boa parte da população da TAIADA nem carro tem........os buracos ............

Anônimo disse...

Cesar, vc realmente está certo....
Uma profissional em EDUCAÇÃO (letras e pedagogia) colocando o ensino em 4º Lugar e Saúde em 5º. Pavimentação? Pelo amor de Deus!!!
Esta é uma politica(minúscula mesmo)de nossa querida Taiada. Acredito que ela numca acordou às 4h da manhã pra ser a primeira da Fila pra marcar um especialista no postão ou nas UBS, as filas intermináveis da Central de medicamentos, os cartazes ofensivos aos cidadãos(desacatar Funcionário Público é crime) que estão em quase todas as repartições, isso ela numca deve ter passado.

Anônimo disse...

JC, se fosse melhorzinha um pouquinho e não tivesse uma cabecinha desta, de colocar educação longe das prioridades, ela não seria do pt - partido dos tranqueiras - grita, grita, faz estardalhaço, vai à tribuna em toda sessão mas resultado que é bom, como diz o ditado: necas de peripitiba. Nós não temos muito que reclamar, ela está eleita e pronto, pois pela cabecinha de nosso povo o que temos é isto. Educadora assim deve ser daquelas que tira zero na "provinha" do governo.

Anônimo disse...

Editor cabe aqui uma pergunta: quem se calca no mercadante para dar uma entrevista desta e coloca a educação no final da lista merece crédito ?

Anônimo disse...

Quanta incoerencia!
Professora, que afirma lutar pela educação acha mais importante chegar em casa sem estragar o amortecedor do carrão do que a criança ser bem educada.
Chego a duas hipoteses :
Primeira - a educação está muito boa e nossos alunos entram em universidades públicas sem muito esforço.
Segunda - a professora não quer trabalhar e como o Cesar Ladeira disse, quer fazer política profissional. Pra que investir em educação de qualidade? Para que os "mensaleiros" percam a boa vida?
Acho que não.
Obrigado JC pela iniciativa de colocar os vereadores no crivo dos internautas.

Anônimo disse...

lei permite gastar até 60% em folha de pagamento. Fácil raciocínio lógico-matemático nos leva a ter 20% para priorizar investimentos nas demais áreas, (até porque as folhas de pagamento giram em torno de 40 a 45%). Priorizar portanto é escolher o que será primado dentre as demais pastas da administração, porque as demais são têm capacidade de investimento por força legal.Qualificar o debate é discutir como e com o que os recursos estão sendo gastos...Um abraço.

Anônimo disse...

Acho que o comentário da digníssima Edil, está no post errado. Este comentário deveria ser feito no post que fala sobreo aumento no número de vagas e não neste que é a sua entrevista.

Anônimo disse...

Vereadora, voce bem que poderia ter ficado quieta, lucraria mais e não nos irritaria tanto.

Anônimo disse...

Fui a todos os comicios, desse famigerado partido que concorrera as eleiçoes, felizmente não levou. Já sabia das propostas da vereadora, não votei nela e nem votaria pois , não voto no PT, mas para mim suas prioridades já eram conhecidas, portanto, não me assustam.

Anônimo disse...

Pensei que este espaço fosse melhor aproveitado....q fosse um espaço para fazermos críticas construtivas, sugestões e propor idéias, mas infelizmente aconteceu o que eu mais temia....virou um ringue, onde diferenças ideológicas têm prioridade na discussão. Francamente....estou decepcionado!

Anônimo disse...

JC: É justo esclarecer que :
1º- Nem a pergunta nem a resposta tem hierarquia de prioridades.Foi solicitado responder áreas que mais precisam de investimentos,portanto trata-se de citações, sem critérios ordinais.É relevante salientar que tanto a Saúde quanto a Educação possuem percentuais para gastos garantidos e exigidos por lei (25% e 15%, respectivamente). Portanto 40% do orçamento, restam 60% para folha de pagamento e demais áreas/pastas/secretarias. A lei permite gastar até 60% em folha de pagamento. Fácil raciocínio lógico-matemático nos leva a ter 20% para priorizar investimentos nas demais áreas, ( até porque as folhas de pagamento giram em torno de 401 a 45%). Priorizar portanto ´escolher o que será primado dentre as demais pastas da administração, porque as demais tem capacidade de investimento por força legal.Qualificar o debate é discutir como e com o que os recursos estão sendo gastos...Um abraço.

Anônimo disse...

Para o político não é interessante educar o povo.Daí ele aprende a votar.

Anônimo disse...

Jc, primeiro lugar parabenizar pelo seu blog e pela as entrevistas feitas pelo nosso legislativo, não poderia de deixar meu comentário para uma grande mulher que é a Vereadora Professora Ana Paula, uma mulher de coragem, gurreira e luta por uma Caçapava melhor, mas temos que ver que não depende muito dos vereadores e sim o executivo a se interressar pelos projetos elabrados pelo legislativo. Temos que ver a Educação e a Saúde que te por lei para gastar seu dinheiro, agora saneamento básico, pavimentação que faz é o executivo sim. Mas o povo ve quem trabalha e quem não trabalha mas seria injusto dizer que a Vereadora não trabalha para o bem da nossa população, por que carence e a população.
Um grande abraço a vereadora e Jc

Anônimo disse...

A veradora não enumerou as prioridades .Achei corajosa de responder ao blog .Mostra bem que o político não deve ter medo de se espor ,coisa que não aconteceu com outros vereadores que não responderão ao blog por medo .